Passo a passo para promover o bem-estar do funcionário na empresa!

Nos últimos anos, não foi fácil para ninguém: estresse, irritação, desânimo, falta de dinheiro, entre outros problemas que ninguém gostaria de ter.  Pensando nisso, nós da Allya vamos te ensinar um passo a passo para promover o bem-estar do funcionário na empresa e deixar para trás esses problemas!

Quer saber como? Veja abaixo!

O bem-estar do funcionário na empresa

É fundamental promover o bem-estar do funcionário na empresa, principalmente por meio dos 3 pilares: mental, físico e financeiro.  Afinal, a saúde mental é afetada pelos problemas no trabalho que podem gerar depressão, burnout, entre outras doenças. 

O nosso corpo também sente os sentimentos ruins e começa a ficar mais travado, dolorido, cansado e desmotivado. 😞

Sem falar quando surgem problemas financeiros, como contas atrasadas e faturas vencidas, gerando aquele mal-estar e medo de não conseguir pagar as contas. 

Todos esses problemas impactam a vida pessoal e profissional dos funcionários, seres humanos que têm problemas, mas que podem ser ajudados pelos profissionais de RH com algumas ações no dia a dia. Confira quais são eles seguir!

Passo a passo para promover o bem-estar na empresa

Para promover o bem-estar aos funcionários, a sua empresa precisa seguir um passo a passo para dar início a essa jornada de bem-estar. Veja:

1. Ouça o que os colaboradores têm a dizer

Para saber se os profissionais precisam de ajuda nos pilares do bem-estar (mental, físico e financeiro), o primeiro passo é a realização de uma pesquisa de clima organizacional, política de benefícios, entre outros pontos que deseja saber a opinião deles

Se preferir organizar uma reunião com todos da empresa ou um bate-papo individual com cada funcionário, então promova essa conversa de forma tranquila e escute o que o colaborador tem a dizer a respeito da empresa.

2. Dê atenção à saúde mental

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país mais deprimido da América Latina com mais de 12 milhões de pessoas que sofrem com a doença. 😢

Portanto, as empresas precisam se preocupar com a saúde mental dos seus funcionários enquanto estão no trabalho e fora dele. Uma ótima forma é oferecer:

  • aulas de meditação;
  • consultas com psicólogos;
  • aplicativos de bem-estar mental;
  • entre outros recursos para cuidar da mente.

3. Estimule o exercício físico

Fazer exercícios físicos ajuda a ter mais concentração, foco, autoestima, disposição, entre outras sensações que promovem o bem-estar. 🏃

Portanto, a empresa pode incentivar o colaborador a treinar e manter a saúde física em dia por meio de ginástica laboral no dia a dia ou oferecendo benefícios com parcerias com academias, como a plataforma de descontos da Allya

4. Ajude o colaborador a cuidar da vida financeira

Uma pesquisa feita pela PwC revelou que:

  • 59% dos participantes dizem sofrer com estresse causado por problemas financeiros;
  • 35% ficam mais distraídos no trabalho por conta disso;
  • 49% utilizam, no mínimo, 3 horas para lidar com as finanças durante o horário de trabalho.

Aposto que você não sabia que os problemas financeiros impactam bastante a vida do profissional, né? Mas o RH pode ajudar nesse ponto com uma política de benefícios mais flexível e mais eficiente. 

Ofereça benefícios que ajudam o colaborador a economizar de verdade, como a nossa plataforma de descontos que apresenta 30 mil parceiros nas categorias de saúde, delivery, restaurantes, farmácias, lojas, cursos e muito mais. 

5. Estabeleça metas realistas

Procure conversar com os líderes da sua empresa para estabelecerem metas desafiadoras para os funcionários, mas realistas. O bem-estar pode ser impactado pelos sentimentos de frustração que podem gerar desmotivação. 

O ideal é criar metas com equilíbrio e que podem ser realizadas, porém, é importante deixar claro que não existe uma punição para quem não conseguir alcançá-las e que elas servem apenas como uma motivação.

Esses são os primeiros passos para promover o bem-estar do colaborador que podem ser feitos a partir de já! Portanto, mão na massa!

Agora que você descobriu como promover o bem-estar do funcionário na empresa, já sabe que pode contar com a Allya, né? Então, acesse nosso site e saiba mais sobre a plataforma! 😉

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *