As maiores tendências de RH 2022 para seguir já!

Final do ano chegando… e todos os funcionários de cada área já estão de olho nas próximas mudanças para o ano seguinte. Por isso, nós da Allya fomos atrás das tendências de RH 2022 que todo profissional desse setor precisa conhecer para saber o que pode melhorar dentro da sua empresa no próximo ano. Confira abaixo! 

O que são tendências de RH?

O que são tendências de RH 2022? Provavelmente, essa é uma pergunta que pode ser feita entre os integrantes desse departamento, principalmente nos últimos meses de 2021.

Isso porque é possível encontrar conteúdos indicando as maiores novidades criadas para melhorar a vida dos profissionais de Recursos Humanos e, consequentemente, dos colaboradores. 

Essas tendências são soluções para melhorar a gestão de pessoas, inclusive, a maioria dessas novidades possui tecnologia, sistemas e plataformas.

Para o próximo ano, as tendências de RH para 2022 podem ter uma continuidade de movimentos iniciados nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia, algo fora do comum e nunca vivido antes por diversos profissionais de RH e colaboradores. Entenda melhor, logo abaixo!

As maiores tendências de RH 2022

Sabemos que muitos setores nas empresas ainda são manuais e burocráticos, por isso, frisamos que seguir as tendências de RH pode ajudar bastante o departamento a se tornar mais estratégico

Por isso, para o ano de 2022, nós buscamos algumas ideias e insights que trazem soluções para o RH da sua empresa ser mais automatizado, mais tecnológico, mas sem deixar de ser humano! 💖

A seguir, veja as maiores tendências de RH para 2022 que podem ser as soluções que a sua empresa e seus funcionários precisam. Veja!  

1. Novos formatos de trabalho

Provavelmente, muitas empresas precisaram conhecer novos formatos de trabalho durante a pandemia. Essa mudança causou uma mudança no comportamento dos trabalhadores. 

De acordo com a pesquisa feita pela empresa de consultoria Gartner, pelo menos 48% das pessoas vão trabalhar remotamente pelo menos uma parte do tempo, após o período de isolamento social.

Portanto, as empresas ainda precisam oferecer flexibilidade nos formatos de trabalho, como o home office ou sistema híbrido

Para 2022, considere novos modelos de trabalho para sua empresa, principalmente se as suas operações são centralizadas em dispositivos digitais. 

2. RH (ainda mais) estratégico

Se o RH da sua instituição ainda não passou por uma verdadeira transformação digital, então é preciso realizar esse tipo de mudança em 2022. 

Apesar do RH Estratégico utilizar ferramentas tecnológicas, essa transformação vai muito mais além e quer mudar o mindset em toda a empresa.

Sendo assim, é preciso aprender a melhorar a experiência do cliente, ou seja, no caso do RH, do cliente interno (colaboradores).

Vá atrás da transformação digital para a sua empresa e busque as maiores vantagens competitivas, como o employer branding, um conjunto de técnicas que fazem da sua empresa um lugar onde as pessoas desejam trabalhar. 

3. Recrutamento e seleção mais humanizadas

Uma das tendências de RH 2022 é a realização de etapas de recrutamento e seleção mais humanizadas. 

A tendência é não focar apenas na hard skill e soft skill dos candidatos às vagas, mas na realização de processos seletivos que gerem mais empatia ao profissional e no fortalecimento da empresa (marca empregadora).

Essa mudança mais humanizada faz com que mais pessoas tenham vontade de fazer parte do time de colaboradores da empresa.

Sendo assim, os RHs podem investir mais em etapas online, dinâmicas em grupo por chamadas de vídeos coletivas, testes rápidos em plataformas que mostram as habilidades compatíveis com a vaga de emprego.

O RH humanizado será mais presente nos processos de recrutamento e seleção e também dentro das empresas, em que se pode enxergar além do currículo e focar mais nas ações que podem ser executadas pelos candidatos que somem a equipe como um todo.

4. Benefícios personalizados para colaboradores

Os benefícios flexíveis nunca estiveram tão em alta como nos últimos anos. Afinal, além de escolher como utilizar o benefício é a opção mais democrática para todos na empresa. 

Portanto, procure escolher os benefícios corporativos para 2022 que sejam mais personalizados e exclusivos para cada funcionário. 

Essa é uma ótima forma de atender às necessidades individuais dos profissionais para engajá-los e motivá-los. 

Nossa dica de benefício customizado de acordo com as necessidades dos funcionários é a plataforma de descontos da Allya, que possui milhares de descontos em diferentes tipos de compras: de desconto na terapia online à desconto na conta de luz.

5. People Analytics para avaliar e recrutar

O People Analytics irá ganhar mais força nos setores de RHs em 2022, já que é um sistema especializado em avaliar informações referentes aos colaboradores, a fim dos gestores entenderem melhor o papel de cada profissional na empresa.

Esse recurso tecnológico ajuda o RH a compreender melhor cada colaborador para avaliar seu trabalho de forma individual.

Além de poder utilizar esse recurso para avaliar os funcionários, essa ferramenta também ajuda a melhorar o recrutamento e seleção, encontrando candidatos que combinem perfeitamente com a vaga (match dos candidatos).

6. Uso de chatbots

Os chatbots transformaram a forma de realizar atendimento ao cliente nas últimas décadas e, ao que tudo indica, irá revolucionar o RH. 

Essa é uma das tendências para 2022 que visa melhorar a experiência do colaborador, principalmente no processo de onboarding de funcionários recém-contratados.

Os chatbots são softwares automatizados que são capazes de responder de forma assertiva as dúvidas dos colaboradores.

Atualmente, os chatbots mais recentes são criados para responder de forma mais humanizada, já que conta com inteligência artificial. 

Como preparar o seu RH para as tendências?

E agora, ficou na dúvida sobre como se preparar para as tendências de RH? Não se preocupe porque é mais simples do que você imagina!

O primeiro passo a ser dado é fazer uma análise do atual setor de Recursos Humanos da sua empresa e o que precisa ser melhorado.

Converse com todos os integrantes dessa área para entender quais mudanças precisam ser realizadas em 2022.

Além disso, escute o que os seus colaboradores têm a dizer sobre a área de RH e o que pode ser feito para iniciar essa transformação. 

Fique atento às tendências de RH 2022 e atualize o seu setor para não ficar por fora dessa. Conte com a ajuda da Allya e assine a nossa newsletter para ler mais conteúdos como esse!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *