Short Friday: o que é, principais benefícios para os colaboradores

A busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma preocupação crescente entre as empresas que desejam manter suas equipes produtivas e motivadas. Nesse contexto, a prática da Short Friday, ou “sexta-feira curta”, tem ganhado popularidade.

Esse benefício permite que os funcionários saiam mais cedo às sextas-feiras, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e motivador. A seguir, nós, da Allya, exploraremos melhor o assunto e explicaremos seus principais benefícios no ambiente corporativo.

Afinal, o que é Short Friday?

A Short Friday consiste em reduzir o expediente dos colaboradores no último dia útil da semana. 

A prática pode variar: algumas empresas, por exemplo, liberam seus funcionários após o almoço, enquanto outras permitem que saiam entre 15h e 16h, seja semanalmente, quinzenalmente ou uma vez por mês. 

A flexibilidade proporcionada pelo benefício dá aos colaboradores mais tempo livre para resolver questões pessoais, descansar ou desfrutar de atividades de lazer. Segundo um estudo da consultoria Mercer, 13% das empresas brasileiras já aderiram ao novo modelo de horário de trabalho.

👉 Saiba o que é mindfulness no trabalho e como praticar!

emprego

Benefícios da “sexta-feira curta”

Os benefícios corporativos são cada vez mais levados em consideração na hora de aceitar uma proposta de emprego. Além disso, eles contribuem para a atração e retenção de talentos; e com a Short Friday não tem sido diferente. Entre os principais benefícios dessa prática, estão: 

  • maior produtividade;
  • redução do absenteísmo;
  • atração e retenção de talentos;
  • melhoria do clima organizacional.

Os colaboradores também relatam pontos positivos, como:

  • oferece maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, permitindo que os funcionários se dediquem melhor às suas famílias, hobbies e outras atividades pessoais;
  • reduz o estresse, pois a antecipação do final de semana ajuda a diminuir o estresse acumulado durante a semana de trabalho;
  • aumenta a motivação e engajamento, visto que o ato de encerrar a semana mais cedo gera um sentimento de valorização e gratidão entre as pessoas.

👉 Conheça 5 benefícios inovadores para implementar na empresa!

Outras maneiras de promover qualidade de vida no trabalho

Embora a Short Friday seja uma prática positiva, ela não é a única a trazer bons resultados às empresas. Afinal, existem outros benefícios que se mostram importantes na retenção de talentos qualificados. 

Segundo um estudo da consultoria Robert Half, algumas práticas que os profissionais de Recursos Humanos podem adotar, são: 

  • Day Off: conceder folgas remuneradas em datas especiais, como aniversários, pode ser uma excelente forma de reconhecimento.
  • Horários flexíveis: permitir que os colaboradores ajustem seus horários de entrada e saída para melhor conciliar vida pessoal e profissional.
  • Home office: facilitar o trabalho remoto, dando mais autonomia e conforto aos funcionários.
  • Benefícios flexíveis: oferecer um pacote de benefícios personalizado e que atue diretamente na necessidade individual do colaborador. Um exemplo é o benefício corporativo da Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que oferece milhares de descontos para os colaboradores economizarem em diversos produtos e serviços, inclusive em opções de lazer e cultura para aproveitar na Short Friday!

Agora que você sabe o que é Short Friday e seus benefícios aos colaboradores, assine também a nossa newsletter para receber mais dicas sobre RH, bem-estar e benefícios corporativos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *