Modo Monge: o que é, benefícios e como colocar em prática no trabalho

Uma tendência chamada de “Modo Monge” está ganhando popularidade entre CEOs e empreendedores, com vídeos virais no TikTok. Essa prática incentiva focar em uma única tarefa sem se distrair, evitando checar o celular ou atender ligações enquanto realiza uma atividade. 

Nós da Allya contaremos tudo sobre essa técnica e como ela pode proporcionar maior bem-estar e felicidade aos seus colaboradores. Confira!

O que é Modo Monge?

O Modo Monge é uma abordagem que se concentra em realizar uma tarefa de cada vez, evitando distrações, especialmente as provenientes de dispositivos como celulares e estabelecer limites. 

Começar com breves períodos e gradualmente ampliá-los é uma estratégia sugerida pelos especialistas.

Embora seja conhecido por profissionais de desenvolvimento pessoal e empreendedores há um tempo, ganhou destaque recentemente nas redes sociais, especialmente no TikTok, seguindo a tendência de outros movimentos como o “quiet quitting”, em que os jovens da Geração Z promovem fazer apenas o necessário no trabalho.

👉 Geração Z: como atrair e reter esses talentos? Saiba aqui!

Benefícios do “monk mode”

Embora essa prática possa ser aplicada em qualquer lugar, é especialmente útil no ambiente de trabalho, onde as distrações podem ser frequentes e atrapalhar o progresso. Confira seus benefícios:

  • Aumento do foco: ao abraçar essa abordagem, as pessoas buscam redescobrir a capacidade de se concentrar no que realmente importa. 
  • Melhora da produtividade: focar em uma tarefa por vez pode aumentar a eficiência.
  • Alcance de metas mais rápidas: ao eliminar distrações, os objetivos podem ser atingidos com mais agilidade.
  • Melhora do desempenho: concentração total pode levar a um trabalho de melhor qualidade.
  • Maior satisfação no trabalho: essa prática constrói uma conexão mais significativa com o trabalho, aumentando a satisfação profissional.
foco no bem-estar Allya

Como praticar o Modo Monge?

Confira algumas dicas simples para aplicar o Modo Monge no trabalho e aumentar a produtividade:

  1. Evite abrir e-mails logo pela manhã: reserve esse período das 7h às 9h para outras atividades, como fazer exercícios físicos ou meditar para começar o dia com mais energia e foco.
  2. Evite redes sociais e grupos de mensagens até o meio-dia: aproveite esse tempo para se concentrar nas tarefas mais importantes e evitar distrações desnecessárias.
  3. Programe e comunique à equipe reuniões individuais ou em grupo para o período da tarde: assim você terá a manhã livre para se concentrar em suas atividades sem interrupções.
  4. Planeje seu dia e foque em atividades específicas de sua responsabilidade: mantenha o foco em uma tarefa de cada vez para garantir a qualidade e eficiência do seu trabalho.
  5. Use uma matriz de prioridades para organizar suas tarefas e identificar as mais importantes: isso ajudará a direcionar seu tempo e esforço para as atividades que realmente fazem diferença.

O Modo Monge​ pode melhorar o bem-estar no trabalho

O Modo Monge pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade por permitir que os colaboradores se concentrem em uma tarefa de cada vez, sem se preocupar com outras coisas. 

Isso pode contribuir para uma sensação de calma e controle, o que pode ser benéfico para a saúde mental e física.

O foco em uma única atividade de cada vez pode proporcionar mais tranquilidade e reduzir a sobrecarga mental, resultando em um ambiente de trabalho mais equilibrado e saudável. 

Além disso, ao permitir que os colaboradores se desconectem de distrações externas, o Modo Monge pode promover uma maior clareza mental e melhorar a capacidade de lidar com desafios do dia a dia.

Outra maneira de lidar com o estresse e a ansiedade no trabalho, que podem afetar o Modo Monge, é a terapia. O benefício da Allya, plataforma de bem-estar financeiro, oferece milhares de descontos em diversos produtos e serviços, inclusive em sessões de terapia online

E aí, ficou com vontade de estimular seus colaboradores a praticar o Modo Monge? Cuide do bem-estar dos funcionários com a ajuda do benefício corporativo da Allya. Assine também a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *