O impacto do metaverso no RH: entenda as principais mudanças

Já pensou em reunir profissionais de toda parte do mundo em um mesmo ambiente todos os dias, mesmo no sistema home office? Com o metaverso isso será possível, e essa possibilidade está cada vez mais próxima.

Embora a realidade virtual aponte para jogos online, a construção de um ambiente tridimensional ganha destaque no mundo todo e impacta os mais variados setores, inclusive o de Recursos Humanos.

Quer saber como o metaverso impactará as empresas, o modo de trabalho e o setor de RH? Confira, neste post, as principais mudanças da área e os maiores desafios desta evolução. Boa leitura!

O que é o metaverso?

Embora pareça, o conceito metaverso não é novo. Ele surgiu na década de 90, mas ficou em evidência depois que Mark Zuckerberg, em 2021, mudou o nome de sua empresa de Facebook para Meta Platforms e anunciou um investimento de US$50 milhões na construção de um ambiente virtual tridimensional, ou seja, o metaverso.

Isto quer dizer que o metaverso se trata de uma verdadeira realidade paralela, onde você pode interagir por meio de avatares e ter uma experiência completa e real em um ambiente simulado.

Em outras palavras, você poderá trabalhar, estudar, comprar e se divertir usando óculos 3D, implantes neurais e projetores, além de recursos como as criptomoedas e NFTs, os tokens

Nesse contexto, a previsão deste ambiente supertecnológico e apontado como o futuro da internet deve se concretizar em até 15 anos, disponível e acessível para todos. Em suma, funciona como uma internet incorporada onde, além de apenas olhar, você pode entrar nela.

Principais impactos do metaverso nas empresas

Segundo pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) a cada 1% gasto e investido em TI, após 2 anos, o lucro aumenta em 7%. Os números impressionam e afirmam que as empresas que mais investiram em TI apresentaram maior crescimento e resultado.

Com isso, fica fácil perceber o porquê de tantas empresas e governos estarem investindo na evolução da internet, o metaverso. Em 2021, a Microsoft se adiantou e lançou o Mesh, uma plataforma que permite reuniões por meio de hologramas e avatares 3D.

Também em 2021, o Banco do Brasil se fez presente na realidade virtual, com um servidor do game GTA. No jogo, o gamer pode abrir uma conta para seu personagem na instituição bancária, além de ser possível trabalhar na organização.

Conforme os dados da Bloomberg Intelligence, o mercado do metaverso chegará a US $800 bilhões em 2024, gerando novas profissões e funções. Na prática, teremos mudanças no convívio social com pessoas trabalhando, interagindo e comercializando no metaverso. 

Além disso, com a criação de um novo mundo, novas oportunidades e modelos de trabalho surgem, como:

  • pesquisador do metaverso;
  • desenvolvedor de ecossistema;
  • gerente de segurança do metaverso;
  • construtor de hardware;
  • storyteller do metaverso;
  • especialistas em segurança cibernética;
  • entre outros.

Benefícios do metaverso no Recursos Humanos

Na área de Recursos Humanos, o metaverso apresenta vários benefícios, como dinâmicas mais práticas em reuniões virtuais, facilitando treinamentos, entrevistas de emprego e eventos corporativos, com colaboradores de todos os lugares.

Contudo, o RH precisa focar em humanizar a gestão de pessoas no contexto do trabalho remoto. Por outro lado, o metaverso pode ser a solução para minimizar a sensação de solidão no home office. 

Nesse contexto, confira alguns benefícios que o metaverso apresenta para o setor de Recursos Humanos a seguir.

1. Recrutamento

De fato, já existem muitos processos de recrutamento de maneira remota e virtual. No entanto, o metaverso promove uma experiência que favorece a atração de novos talentos.

Afinal, se existem profissionais que recusam o trabalho remoto por preferir o ambiente presencial, o metaverso oferece um equilíbrio que favorece a contratação de bons profissionais. Isso porque, essa realidade une características do ambiente físico com as facilidades do trabalho a distância.

2. Aproxima a equipe de trabalho

O metaverso contribui para construir um clima organizacional mais acolhedor, aproximando pessoas em jornadas de trabalho remoto. Nele, as empresas podem criar ambientes de conexão que possibilitam mais interação entre as equipes de trabalho, incluindo pausas e conversas mais descontraídas.

3. Aumenta o engajamento

O RH atua diretamente no processo de engajamento dos colaboradores e este fato apresenta desafios, principalmente em questões de trabalho remoto. Com o metaverso, muitas opções contribuem para esta dificuldade, como gamificação e outras dinâmicas.

4. Facilita a inclusão

97% das empresas brasileiras refletem maneiras de investir em diversidade e inclusão. Nesse sentido, o metaverso derruba eventuais barreiras que existem no mundo físico, como algumas dificuldades de profissionais com deficiência.

Pessoas com mobilidade reduzida ou deficientes auditivos, por exemplo, poderão se comunicar e interagir com mais facilidade por meio de seus avatares, já que na realidade virtual a linguagem de sinais poderá ter apoio de legendas. 

Em suma, o metaverso ainda pode facilitar e ampliar diversas tarefas do setor, como a comunicação interna, a conexão entre equipes, a cultura de feedback, além de romper diversas barreiras no ambiente de trabalho.

Os desafios do RH no metaverso

Apesar de muitas vantagens, o metaverso apresenta alguns desafios para o setor. Sem dúvidas, a adaptação e o alto custo no investimento de equipamentos é um dos principais obstáculos para a evolução. 

Afinal, um óculos de realidade virtual ainda não se encontra acessível para grande maioria da população, dificultando a implementação dessa tecnologia nas empresas. Além disso, falta capacitar e treinar os colaboradores para novos processos da realidade digital.

Portanto, além de investir em toda infraestrutura tecnológica, é necessário se adaptar a uma nova perspectiva de trabalho, sem esquecer jamais de humanizar os processos, focando no aspecto pessoal. 

Este artigo foi útil para você? Confira outros temas como este e fique por dentro das principais atualizações sobre o mercado de trabalho e vida profissional, assinando a nossa newsletter. Ah, e indique a Allya, plataforma digital de descontos, na sua empresa!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *