Benefícios corporativos para os novos modelos de trabalho

Após 2 anos do início da pandemia causada pela Covid-19, sem dúvidas o mercado corporativo mudou completamente. Nessas mudanças, surgiram novos modelos de trabalho e, consequentemente, novos benefícios corporativos para atender as demandas. 

Por isso, neste post nós, da Allya, vamos mostrar como o RH pode continuar oferecendo incentivos para os seus colaboradores. Confira a seguir!

Mudanças no mundo corporativo

Muitas empresas tiveram que se adaptar aos novos modelos de trabalho, precisando entregar seus escritórios e permitindo que os funcionários pudessem trabalhar de qualquer lugar que tivessem acesso à internet. 

Entretanto, mesmo com a volta ao antigo “normal“, as instituições sentem os impactos nos modelos tradicionais de trabalho depois dos últimos anos.

Sendo assim, os integrantes do setor de RH precisam pensar em maneiras eficientes de incentivar seus funcionários a permanecerem na empresa e em encantar novos talentos do mercado.

Por isso, oferecer um ambiente de escritório descontraído, frutas na copa do escritório ou mesas de jogos, são ideias pouco atrativas para os novos modelos de trabalho. 

Quais são os novos modelos de trabalho? 

Graças às tecnologias, os trabalhadores se adaptaram com facilidade aos novos modelos de trabalho. São eles: 

Home office

O home office é aquele modelo de trabalho que permite o colaborador trabalhar na sua casa. Para isso, é necessário contar com uma infraestrutura adequada, como um computador com acesso à internet, uma cadeira confortável e um ambiente tranquilo. 

Nessa modalidade, o profissional realiza suas atividades diárias online e pode se comunicar com seus colegas de trabalho e gestores por meio de softwares ou sites de bate-papo.

Além disso, as reuniões são realizadas por videochamadas, buscando manter o contato visual, mesmo em locais diferentes, simulando o contato presencial

Muitos funcionários preferem esse modelo de trabalho porque se sentem mais produtivos, além de terem mais qualidade de vida e poderem estar perto da família. 

Formato híbrido

O formato híbrido também se tornou popular nos últimos tempos, conquistando muitas empresas por juntar o melhor dos dois mundos para os colaboradores e instituições: o home office e o trabalho presencial. 

Sendo assim, durante a semana, os líderes organizam quais dias irão trabalhar em home office e quais trabalharão presencialmente. 

Muitos trabalhadores preferem este formato de trabalho, já que podem ter o conforto de trabalhar em casa e ainda mantêm o convívio social nos dias que comparecem na empresa. 

Os líderes e gestores também gostam desse modelo porque conseguem se reunir com mais frequência para realizar as reuniões presenciais e organizar as atividades da semana. 

Trabalho flexível

O modelo de trabalho flexível é aquele que oferece ao colaborador uma carga horária mais flexível, ou seja, está mais focado nas entregas e resultados que no horário de entrada e saída.  

Sendo assim, os funcionários podem escolher quais os melhores horários que desejam iniciar e terminar o expediente, buscando equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

No entanto, essa carga horária flexível não pode prejudicar a entrega das tarefas solicitadas. 

Por isso, as reuniões podem ser usadas para estipular prazos a serem cumpridos, independente dos horários realizados.

Por que trocar os benefícios corporativos?

Se a sua empresa encontrou um novo modelo de trabalho, então provavelmente os seus benefícios anteriores já não fazem mais sentido como antes. 

Entenda os motivos que mostram porque você deve trocar seu pacote de benefícios

  • os benefícios materiais, como almofadas para descanso, sala de jogos e copa para refeições não fazem mais sentido para os colaboradores que aderiram aos novos formatos de trabalho;
  • se os seus funcionários realizam o trabalho de casa ou híbrido, o vale-transporte talvez não seja mais necessário;
  • o vale-combustível e estacionamento na empresa também não atraem os profissionais que estão fugindo de vagas com presencial obrigatório, já que essas pessoas querem evitar trânsitos;
  • academias ou atividades esportivas oferecidas na empresa não estimulam os trabalhadores que podem realizar exercícios em casa ou em estabelecimentos próximos da sua residência.

Benefícios para os novos formatos de trabalho

Afinal, quais benefícios oferecer aos colaboradores que aderiram aos novos modelos de trabalho popularizados nos últimos anos? Temos algumas sugestões que podem ajudar os RHs a encontrar os melhores incentivos. São eles: 

1. Auxílio Home Office

Realizar o trabalho à distância exige mais recursos dos colaboradores, como conta de energia, pacote de internet e ferramentas de trabalho.

Por conta disso, a empresa que adotar esse modelo de trabalho precisa oferecer os recursos essenciais para a realização das tarefas, principalmente cadeira ergométrica, headphone, entre outros itens.

O auxílio home office é um benefício financeiro que ajuda os funcionários a pagarem suas despesas mensais. 

Faça os cálculos e verifique qual seria um valor básico para os profissionais pagarem os gastos de ter um escritório em casa.

2. Benefício flexível

O benefício flexível, ou beneflex, oferece mais autonomia e liberdade para o trabalhador usar o incentivo como e quando quiser.

A Allya é um exemplo de benefício que permite ao colaborador economizar em diversos tipos de gastos com parcerias de descontos. Essa plataforma online oferece economia de dinheiro em pagamentos de mensalidades de cursos, de academias, cinema, farmácias e muito mais.

Além dessas vantagens, essa flexibilidade se estende à família dos funcionários, já que não tem limite do uso dos descontos. 

3. Programas de bem-estar

Um benefício que combina com os novos modelos de trabalho é a criação de programas de bem-estar, que cuidam da saúde mental, física, financeira e social dos profissionais.

Os novos formatos de trabalho priorizam a qualidade de vida e saúde do trabalhador, então, o ideal é oferecer benefícios que incentivam a realização de:

  • atividades físicas;
  • cuidado com a saúde mental;
  • organização das finanças pessoais;
  • socialização com outros indivíduos;
  • e muito mais!

Portanto, crie programas de bem-estar aos seus colaboradores com diversas ações, como palestras, cursos, consultorias, entre outras. 

Essas práticas de bem-estar podem alcançar todos os funcionários, inclusive quem trabalha em formato home office, esquema híbrido ou carga flexível. 

Sua empresa mudou o modelo de trabalho nos últimos anos? Então ofereça o benefício flexível da Allya para os seus colaboradores! Aproveite e assine a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *