Como fazer um planejamento financeiro empresarial?

As finanças da empresa dizem respeito a todo recurso ligado ao capital, portanto você empreendedor tem que saber como fazer um planejamento financeiro empresarial para ter saúde de caixa.

Seja a curto prazo, dizendo respeito ao capital de giro, ou a longo prazo, quando você está pensando em investir, o planejamento financeiro estratégico tem um papel crucial no alcance de metas, mesmo em tempos de home office.

Portanto, para te ajudar, fizemos este artigo com o passo a passo de práticas eficientes para organizar seu planejamento orçamentário empresarial. Confira!

Então, como fazer um planejamento financeiro empresarial?

Visando evitar dificuldades financeiras e garantir a sobrevivência da empresa, prevenir e antecipar ações futuras é essencial.

Isso porque, de acordo com a pesquisa Causa Mortis Sebrae, o principal motivo para empresas fecharem as portas são lucros decrescentes e a falta de capital.

Então, veja abaixo como fazer um planejamento financeiro empresarial de forma estratégica:

1. Faça uma previsão de orçamento

O primeiro passo é a previsão orçamentária. Afinal, você, que sabe bem o que é gestão de RH, sabe também o quanto é melhor prevenir do que remediar.

Por isso, nesse momento você deve planejar Receitas, Custos, Despesas e Investimentos. Isso pode ser feito de forma anual sem maiores problemas.

Para isso, uma boa metodologia a se utilizar é a de Orçamento Base Zero. Tal prática consiste em fazer uma análise aprofundada das necessidades de custo.

Portanto, orce de forma individual os gastos previstos em cada área da empresa detalhadamente, partindo do zero. Faça isso visando o ano atual, desconsiderando os anteriores.

A estruturação dessa previsão nos leva ao próximo passo de como fazer um planejamento financeiro empresarial:

2. Entenda quais os seus custos

Após uma análise fria e completa, mitigando desperdícios, seu foco será na precificação dos recursos a serem consumidos.

Nesse momento, nenhum custo deve passar despercebido. Para tanto, considere seus principais gastos juntamente aos custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.

Nem mesmo as taxas e impostos a serem pagos devem ser deixados de fora. Lembre-se, são nos detalhes que mora a saúde financeira do seu negócio.

Com isso, você deverá entender e registrar toda movimentação monetária dos setores da corporação. A seguir, parta para o planejamento:

3. Crie estratégias

A etapa seguinte de como fazer um planejamento financeiro empresarial é traçar o plano de ação que será seguido. Isso deve ser feito tendo em vista o período (anual, por exemplo) em que o plano estará em vigor.

Então, leve em conta a cultura, os objetivos e metas financeiros e estratégicos da empresa.

A partir daí, elabore cenários diversos de orçamento com base nas observações feitas anteriormente, para que você construa um planejamento estratégico de RH.

Uma forma eficaz de fazer isso é, além de pensar no cenário base, também fazer previsões para um cenário mais pessimista e outro otimista.

No cenário otimista, mesmo imerso da realidade de anywhere office, você deve planejar imaginando uma alta entrada de valores e custos reduzidos.

Já no pessimista, você deve preparar um plano para caso esses custos sejam mais altos e a entrada não esteja sendo satisfatória. Essa visão nos leva ao passo seguinte:

4. Assuma o controle sobre os gastos, visando reduzi-los.

Aqui, registrar sua movimentação financeira vai ser um ponto chave para controlar bem cada despesa. Além disso, esses dados serão importantes para análises futuras.

Nossa dica de como fazer um planejamento financeiro empresarial aqui é de que uma boa forma de fazer esse registro é segmentá-lo e tomar nota de toda movimentação diária, semanal e mensal.

Tomando esses três pilares como base, você pode por exemplo entender o fluxo de caixa a partir das análises diárias. Por isso, é tão importante que haja uma gestão de tarefas eficiente, pois cada atividade dentro de uma organização requer investimento de recursos.

Já nas semanais, você conseguirá detectar padrões de movimentação de acordo com os dias, o que fornece um panorama maior.

Por último, ao fazer uma análise mensal seu objetivo será conseguir prever como será a distribuição de valores mês a mês.

Feito isso, use de registros maiores de tempo (como trimestrais, semestrais ou anuais) para compreender como anda o progresso da sua empresa em relação às metas.

Tal questão está intrinsecamente ligada à uma gestão de desempenho eficaz e otimizado. 

Tendo essa compreensão em mãos, vamos para o nosso próximo ponto:

5. Faça a medição dos resultados do planejamento financeiro

Assim como fazer um planejamento financeiro empresarial, também é importantíssimo mensurar os resultados do seu plano em prática.

Duas formas eficientes de fazer isso são: com o uso de indicadores chave de desempenho (KPIs) e através de ferramentas de controle.

Os principais indicadores chave para suas finanças devem ser:

  • Lucratividade, dividindo o lucro líquido pela receita bruta e multiplicando esse resultado por 100.
  • Rentabilidade, que pode ser calculada ao dividir o lucro líquido pelo investimento total e multiplicá-lo também por 100.
  • Faturamento, que para ser feito você deve somar o valor total de vendas do período que está sendo calculado.
  • Custos, que se mostram ao somar todos os gastos que foram tidos durante esse mesmo período de tempo.

Para além deles, é importante também se preocupar com a liquidez e os recebimentos da empresa.

Tendo em vista todas essas variáveis, para ter o controle desses fatores de forma prática e fácil é imprescindível o uso de softwares efetivos de gestão.

Por exemplo, você pode contar com a QRPoint para ajudar no cálculo de horas, adicionais e faltas da sua empresa da forma mais eficiente!

Agora que você entende bem como fazer um planejamento financeiro empresarial, sabe que a QRPoint está aqui para facilitar esse processo. Conte com a gente!

Este é um guest post escrito pela QRPoint.

Posts Recentes
Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *