Cultura de aprendizado: como estabelecer uma na empresa?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, cultivar uma cultura de aprendizado na empresa tornou-se essencial, pois se trata de algo que beneficia tanto a organização quanto os colaboradores.

Dessa forma, ao implementar a estratégia, os funcionários têm a oportunidade de crescer profissionalmente. Assim, eles podem contribuir com novas soluções e habilidades que impulsionam o sucesso da empresa. 

Pensando nisso, nós da Allya preparamos esse artigo para ajudar o RH a estabelecer uma cultura de aprendizado contínuo na sua empresa. Confira!

O que é uma cultura de aprendizado contínuo?

Uma cultura de aprendizado contínuo é quando uma organização valoriza a constante busca de conhecimento dos seus trabalhadores. Para isso, ela pode aplicar diversas ações que estimulam o aprendizado.

A melhor parte de desenvolver essa cultura é quando os profissionais vão em busca de novos conteúdos e informações sobre sua área de atuação. Com isso, consegue-se melhorar o clima da empresa, alcançando um dos pilares da cultura organizacional.

Uma característica interessante da cultura do aprendizado é a possibilidade de buscar esse conhecimento de 2 formas: a formal e a informal.

O aprendizado formal é aquele oferecido por instituições de ensino estabelecidas que oferecem cursos, workshops, graduações, entre outros. Por outro lado, o aprendizado informal é aquele obtido por meio de:

  • conversas;
  • podcasts;
  • vídeos;
  • livros.

Conhecer esses dois tipos é fundamental para a empresa saber de onde se originam os aprendizados para implementá-los na organização.

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Quais são os benefícios do aprendizado contínuo?

Estabelecer uma cultura de aprendizado contínuo é uma iniciativa que traz diversos benefícios para os colaboradores. A partir dela é possível que os profissionais consigam:

  • reconhecer tendências e grandes movimentações do mercado;
  • desenvolver habilidades alinhadas com os cargos desejados ou objetivos de carreira;
  • aumentar a segurança na resolução de demandas específicas de suas funções;
  • manter um networking ativo e atualizado, ampliando oportunidades de crescimento profissional.

Além disso, buscar o aprendizado contínuo pode melhorar as soft skills do colaborador, como o de raciocinar e buscar soluções que, segundo uma pesquisa da ManpowerGroup, é a habilidade buscada por 34% das empresas.

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Como criar uma cultura de aprendizado?

Agora que você já conhece os benefícios de ter uma cultura de aprendizado, deve estar se perguntando como criá-lae estabelecê-la. Para isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você nesse processo. Confira!

1. Facilitar o acesso ao aprendizado

Para criar uma cultura de aprendizado sólida, é essencial facilitar o acesso aos conhecimentos. Para isso, o time de Recursos Humanos pode oferecer cursos e treinamentos internos, bem como estabelecer parcerias para trazer palestras e workshops direto para a empresa.

Realizando essas práticas, a empresa mostra que está comprometida com o funcionário ao oferecer um bom aprendizado a ele. Mas, além de dar esse primeiro passo, também é interessante facilitar financeiramente o acesso ao conhecimento de qualidade. 

Para isso, sua empresa pode contar com a Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que oferece descontos em diversos cursos livres, de graduação ou de idiomas para os colaboradores estudarem de forma acessível!

2. Manter uma liderança engajada

A liderança da empresa é formada por personalidades que inspiram os colaboradores. Portanto, faz sentido manter os líderes engajados na proposta de criar uma cultura de aprendizado.

É a partir do comprometimento e participação ativa da liderança que a ideia de aprendizado constante pode ser efetivamente transmitida a todos os funcionários. 

Dessa forma, pode ser mais fácil para eles compreenderem a importância da iniciativa e atuar efetivamente para que ela aconteça.

Por isso, no momento de estabelecer uma cultura de aprendizado, é interessante marcar uma reunião com a liderança. Esse momento pode ser bom até mesmo para saber quais tipos de conhecimentos são fundamentais para os profissionais de cada time desenvolverem.

3. Criar trilhas de aprendizado

As trilhas de aprendizado oferecem um guia estruturado para os colaboradores conseguirem desenvolver habilidades e competências específicas para o perfil de cada um deles, auxiliando a torná-los profissionais de alto desempenho.

Para isso, uma boa recomendação é desenvolver trilhas individuais e personalizadas para diferentes grupos na empresa. Isso ajuda a direcionar o aprendizado de maneira eficiente e também motiva os funcionários a continuarem adquirindo novos conhecimentos.

No momento de criá-las, é importante também pensar em quais conhecimentos o próprio trabalhador considera essencial para se desenvolver melhor. Assim, o profissional ficará mais engajado em obtê-lo.

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4. Desenvolver o hábito de compartilhar

As pessoas, naturalmente, gostam de aprender uns com os outros, trocar ideias e explorar diferentes perspectivas. Portanto, é interessante buscar nutrir essa inclinação em sua organização ao desenvolver nos funcionários o ato de compartilhar.

Afinal de contas, quando um trabalhador encontra informações úteis em sua função, é provável que elas também beneficiem outros membros da organização. Assim, o compartilhamento de conhecimento se torna uma via de mão dupla, enriquecendo a todos.

Para fazer isso, o RH pode criar canais em que os funcionários compartilhem o que aprenderam, façam perguntas e interajam entre si. Isso ajuda a tornar o processo de aprendizado mais colaborativo, além de engajar o time.

É importante lembrar que a aprendizagem corporativa pode ser melhor quando os colaboradores são incentivados a falar e compartilhar o que aprenderam.

5. Oferecer e pedir feedback

Para manter os funcionários motivados no processo de aprendizagem, é fundamental fornecer feedback constante. Esse processo ajuda a alinhar as expectativas e manter o progresso.

Por isso, após o colaborador concluir um novo aprendizado, pode ser interessante informar o que eles fizeram corretamente ou apontar áreas para melhoria.

Mas, além de dar o retorno, é fundamental saber pedir um feedback dos funcionários. Afinal, o time de Recursos Humanos precisa conhecer a opinião deles e sugestões para a cultura de aprendizado ser implementada.

Seguindo essas dicas, o RH certamente conseguirá estabelecer uma boa cultura de aprendizado na empresa, de forma que todos os colaboradores consigam se desenvolver profissionalmente.

Para conhecer mais dicas como essa, aproveite e assine a nossa newsletter! Ela está cheia de conteúdos que ajudam o RH a criar um ambiente de trabalho melhor para os funcionários.

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Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

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