Como criar vaga de emprego para atrair talentos? Aprenda aqui! [Baixe template] 

Ei, RH, ao criar e divulgar uma vaga de emprego, você sente que os retornos dos candidatos não são tão positivos? 

Seja pelo baixo número de currículos enviados ou profissionais que se candidatam e não possuem o perfil, provavelmente, o problema pode estar no seu próprio anúncio de emprego. 

Por isso, neste texto, nós da Allya vamos dar dicas para criar anúncios atraentes para que mais talentos se interessem pelas oportunidades da sua empresa. Além disso, vamos disponibilizar um template de vaga de emprego para você baixar e usar quando quiser. Confira abaixo!

A importância da vaga de emprego

A taxa de desemprego do Brasil deve ficar entre as maiores do mundo em 2022, ocupando a 9ª posição com 13,7%, segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating. 

Apesar do alto índice de desemprego, muitas empresas não recebem bons retornos após divulgar uma vaga de emprego e, muitas vezes, não encontram um candidato ideal. 

Será que as vagas não são atraentes, claras e objetivas? Diante disso, os RHs precisam entender a importância em se dedicarem na criação das vagas se quiserem atrair os melhores talentos disponíveis no mercado de trabalho.

O papel do RH na atração e retenção de talentos 

Sem dúvidas, o setor mais responsável pela atração e retenção de talentos é a área de Recursos Humanos.

Portanto, a atuação desse departamento deve ser estratégica, prática e analítica, a fim de atrair os melhores candidatos para ocupar as vagas. 

Para isso, a equipe de captação de talentos precisa realizar boas práticas de recrutamento e seleção, como a promoção do bem-estar dos colaboradores.

Além de atrair os profissionais, o RH precisa engajar e motivar os funcionários para permanecerem na empresa e não trocarem pela concorrência. 

Ações que devem ser evitadas em um anúncio de emprego

Antes de falarmos como criar uma vaga de emprego atraente, nós precisamos destacar algumas ações que precisam ser evitadas nesse momento. 

Não exija preferências consideradas discriminatórias

Por lei, no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, é proibida a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de trabalho, ou de sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outros, ressalvadas, nesse caso, as hipóteses de proteção à criança e ao adolescente previstas.

Portanto, exija apenas requisitos técnicos e a necessidade da empresa, sem considerar preferências pessoais para a contratação de funcionários.

Não peça tempo de experiência superior a 6 meses 

Conforme o artigo 442-A da CLT, para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.

Sendo assim, remova quaisquer determinações de tempo mínimo de experiência superior a 6 meses dos seus anúncios de emprego.

Não coloque mais de uma área de atuação ou de um cargo no título 

Escreva o título do cargo de forma objetiva e clara para atrair o profissional ideal para a vaga. Logo, não insira mais de uma área de atuação ou de um cargo nesse espaço. 

Deixe para colocar mais detalhes sobre o perfil esperado na descrição do anúncio do emprego

Não exija a localização do trabalhador

Não é permitido determinar no anúncio em qual bairro, zona ou cidade o candidato deve residir — isso também é considerado discriminatório.

Não solicite comprovações da esfera privada

Também não é permitido solicitar comprovações da vida pessoal de candidatos, como: 

  • certidão de casamento;
  • comprovação de esterilização;
  • comprovação de não-gravidez;
  • comprovação de condições de saúde
  • antecedentes criminais;
  • exames para HIV e AIDS.

Como criar uma vaga de emprego atraente

Agora que você sabe a importância de um anúncio de emprego para a atração de talentos e o que não deve ser cobrado dos profissionais, então veja como criar uma vaga atraente. 

1. Utilize a linguagem de acordo com o perfil que deseja atrair

Uma boa forma de falar com o candidato que a empresa espera contratar é usando a mesma linguagem desse profissional.

Por isso, empregue termos relacionados com a área de atuação dos candidatos para atraí-lo ao cargo.

2. Passe as principais informações 

É muito importante colocar as principais informações que a vaga exige para os candidatos  descobrirem se possuem o perfil.

Podemos citar alguns dados que não podem faltar: 

  • cargo;
  • função;
  • salário;
  • carga horária;
  • formato de trabalho;
  • atividades a serem realizadas;
  • habilidades necessárias;
  • entre outros. 

3. Desenvolva mais sobre as atividades dos cargos

Colocar o que o futuro colaborador irá fazer no dia a dia é essencial para que o candidato saiba o que esperar do cargo e, futuramente, evitar o desligamento do funcionário em um curto período na empresa.

Sendo assim, desenvolvam as atividades a serem executadas de maneira minuciosa, sem ocultar informações importantes que possam desagradar o colaborador quando ele já estiver atuando.

4. Apresente a empresa 

Apresentar a empresa aos candidatos é uma ótima maneira de mostrar o clima e a cultura organizacional. Assim, os futuros colaboradores irão se identificar com a instituição e descobrirão se possuem match com a vaga

Nessa parte, o RH precisa saber ‘vender’ a empresa. Portanto, mostre os valores, objetivos e ações desenvolvidas. Por exemplo, se a empresa segue o conceito de ESG e está empenhada em diminuir seus impactos ao meio ambiente, então destaque isso no anúncio. 

5. Informe os benefícios ofertados pela empresa

Procure informar todos os benefícios que a sua empresa oferece aos colaboradores. Uma pesquisa realizada pela Robert Ralf, consultoria de recrutamento, revelou que o pacote de benefícios é o segundo quesito que atrai mais um candidato na busca por uma vaga de emprego.

Essa é uma ótima maneira de atrair bons candidatos. Se a sua empresa já possui a Allya, um benefício que oferece uma plataforma online com milhares de descontos para o colaborador economizar e seu salário render mais, então coloque essa informação em destaque. 

Aproveite para clicar na imagem e baixar o nosso template de anúncio de vagas para diversas áreas, criado e revisado pelos especialistas da Allya.

Gostou de saber como criar uma vaga de emprego atraente? Assine a nossa newsletter para receber mais dicas. Ah! Indique a Allya na sua empresa, caso ela ainda não faça parte do pacote de benefícios oferecidos!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';