Team Building: a importância de implementar na sua empresa

As ações de Team Building são grandes aliadas das empresas quando o assunto é engajamento e motivação dos colaboradores. Se você ainda não sabe o que é esse recurso, não sabe sobre a sua importância e como implementá-lo na sua instituição, então leia esse post completo sobre o tema. Acompanhe logo abaixo!

O que é Team Building?

O Team Building é um termo em inglês que pode ser traduzido com algo similar à “consolidação de equipe”. 

Na prática, esse é um tipo de recurso utilizado a médio e longo prazo aplicado em um time de indivíduos.

O maior objetivo do Team Building é unir integrantes de um grupo que trabalham de forma isolada e sem cooperação, em um time que possui confiança e se complementam. 

A construção desse recurso na empresa faz parte das responsabilidades dos profissionais de Recursos Humanos

Dessa forma, o RH precisa buscar as principais atividades e dinâmicas em grupo que podem ser realizadas dentro ou fora da empresa, a fim de integrar, engajar e motivar o time.

Qual a importância do Team Building?

Para mostrar a importância do Team Building para as empresas e para os colaboradores, nós iremos contar as possíveis melhorias que essa metodologia pode causar ao criar um relacionamento saudável entre os membros da equipe. Confira a seguir: 

1. Comunicação

Essa estratégia de RH melhora a comunicação entre os membros do time, já que incentiva o alinhamento das tarefas e as diretrizes para concluir os projetos em grupo. 

Como o Team Building estimula o compartilhamento de trocas entre os profissionais, o diálogo entre os colegas é mais fluido. 

2. Escuta mútua

A criação de ações de Team Building ajudam os integrantes das equipes a falarem e a ouvirem com a mesma atenção necessária.

Não apenas ouvir, mas prestar atenção no que o outro colega de trabalho estiver passando de informação. Além da verificação se a mensagem chegou bem e a garantia se as ações serão realizadas da forma correta. 

3. Respeito pelas opiniões dos outros

Uma equipe que funcione de modo satisfatório dentro da empresa precisa respeitar as opiniões diversas dos indivíduos.

Por isso, esse tipo de ação ajuda a cultivar o respeito com o próximo para criar um ambiente harmônico e sem conflitos. 

4. Confiança

Um projeto de Team Building pode estabelecer confiança nas relações entre os colaboradores.

Os líderes dos times também precisam criar um ambiente amistoso e de confiança com todos os membros do grupo.

5. Integração de equipe

Ao promover essa metodologia na empresa, os trabalhadores estarão mais integrados e sintonizados no dia a dia. 

Dessa forma, a instituição poderá alcançar os melhores resultados e aumentará sua competitividade no mercado.

6. Melhoria das habilidades de resolução de problemas

Ao implementar práticas de Team Building na empresa, as habilidades dos colaboradores em resolver problemas serão impactadas.

Por consequência, as resoluções serão mais simples e rápidas, além de melhorar os processos de tomada de decisão e diminuição dos conflitos internos.

7. Bem-estar da equipe

Essa técnica de construção de equipes integradas, engajadas e motivadas também contribuem com a promoção do bem-estar no trabalho

Ao se unirem, os profissionais tendem a se relacionarem melhor e passam a contribuir por um clima corporativo agradável.

8. Capacidade de gerenciar tempo e prazos

Ao utilizar as ações de Team Building entre os colaboradores, as equipes conseguem fazer o gerenciamento de tempo para execução das tarefas e podem cumprir os prazos com mais facilidade.

9. Aumenta a motivação diária

As dinâmicas, ações, projetos e atividades dessa metodologia que integra os membros da equipe são capazes de motivar os profissionais durante a rotina de trabalho.

Esse fator pode contribuir para os indicadores de desempenho de RH, já que gera motivação e engajamento.

10. Retém e atrai talentos

Todo RH sabe as dificuldades de encontrar e manter talentos na empresa. Segundo pesquisa da Manpower Group, maior empresa de contratação de pessoas do planeta, 45% dos empregadores têm dificuldade para encontrar pessoas qualificadas.

Portanto, colocar em prática ações desse recurso de integração de equipes pode colaborar na retenção e atração de profissionais.

Como implementar ações de Team Building?

E aí, ficou interessado em organizar seu próprio Team Building com os colaboradores na sua empresa? Então vamos mostrar como implementar na prática, logo abaixo: 

Peça a opinião da equipe

Faça uma pesquisa rápida sobre o que os seus funcionários gostariam de fazer e quais atividades em grupo seriam mais interessantes para as equipes. 

Crie atividades inovadoras

Procure pensar fora da caixa e crie atividades diferentes para que todos da empresa possam ser estimulados e desafiados.

Uma ótima forma de sair do óbvio é pensar em atividades que tirem os trabalhadores da frente do computador para realizar ações que movimentam o corpo ou estimulam o cérebro.

Se a sua empresa oferecer benefícios corporativos com parcerias de descontos em empresas de entretenimento e lazer, então pode aproveitar essa oportunidade. 

A Allya oferece uma plataforma de descontos em diversas categorias, inclusive entretenimento e lazer. #FicaADica

Comunique as metas

É importante ser transparente quanto às metas do Team Building, que podem impactar no sucesso das ações.  

Procure deixar claro nos canais de comunicação da empresa que essas práticas de integração dos membros das equipes possuem a intenção de melhorar a performance individual e do grupo.

Escolha um local adequado

A ideia das práticas de integração do Team Building é realizar as atividades ao ar livre ou fora do ambiente de trabalho.

Estude as opções e escolha uma atividade que provoque a comunicação, reflexão e aproximação de todos os integrantes da equipe. 

Team building corporativo

Caso não seja possível sair das dependências da empresa, então o RH pode pensar em ações para serem realizadas em alguma sala ou auditório que possa receber todos da equipe.

Além disso, muitas empresas adaptaram essa metodologia para o ambiente virtual, principalmente por conta do home office. 

Se for o caso, escolha atividades que possam ser realizadas por videochamadas ou games virtuais que promovem a união dos membros dos grupos. 

Aproveite nossas dicas sobre o Team Building e implemente esse tipo de ação na sua empresa. Assine a nossa newsletter para ler mais conteúdos para RH! 

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *