Os incentivos podem engajar os colaboradores da sua empresa!

Quais são os incentivos corporativos oferecidos pela sua empresa aos funcionários? Eles estão engajando os trabalhadores para se tornarem mais motivados e produtivos no dia a dia? 

Nós da Allya mostraremos como esses incentivos podem engajar os profissionais e trazer outros benefícios para o seu negócio. Confira tudo a seguir! 

O que são incentivos corporativos?

Os incentivos corporativos vão muito além dos benefícios e salários concedidos por uma empresa, eles são prêmios dados ao quadro de funcionários.  

Esse tipo de incentivo é oferecido por meio de metas definidas que devem ser trabalhadas pelas equipes para alcançarem os resultados desejados e, consequentemente, serem premiados.

As empresas podem montar programas de incentivos corporativos capazes de engajar todos os colaboradores na busca pelo êxito e pela premiação.

Segundo estudo da Gallup, apenas 21% dos funcionários se sentem engajados no trabalho.

Incentivos corporativos são permitidos por lei?

Se a sua empresa estiver na dúvida sobre a possibilidade de oferecer incentivos corporativos, então pode recorrer à legislação para entender melhor o que é permitido. 

O incentivo corporativo é legal, ou seja, está permitido por lei, como diz o artigo 547, §2º, da CLT, que afirma que:

“As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário”.

Sendo assim, a oferta de prêmios e outros incentivos corporativos não precisam estar descritos no contrato de trabalho e não possuem taxas tributárias trabalhistas e previdenciárias.

O que a lei não permite?

Com a simplificação da lei trabalhista, se tornou possível oferecer incentivos corporativos sem encargos. Mesmo assim, existem algumas regras que indicam o que não pode ser feito pelas empresas. Confira:

  • o incentivo não pode substituir o salário estabelecido em contrato;
  • prêmios e bonificações não podem ser pagos mais do que duas vezes ao ano;
  • os incentivos corporativos devem ser oferecidos por liberalidade, ou seja, sem obrigação do colaborador na sua participação;
  • a oferta dos incentivos não pode ter intenções por parte do empregador em receber algum tipo de retorno futuro;
  • é preciso comprovar que a bonificação paga está diretamente relacionada ao desempenho superior do colaborador.

O que é engajamento?

A palavra engajamento, no dicionário Priberiam, significa o ato ou efeito de engajar, ou de se engajar. Outra definição é o envolvimento ao serviço de uma ideia ou de uma causa, como engajamento com a causa animal.

No trabalho, essa palavra está relacionada com a criação de um laço que o profissional possui em relação com o seu trabalho e com a empresa.

Na verdade, esse vínculo não se refere ao contrato de trabalho estabelecido, mas, sim, ao entendimento do seu papel dentro do processo organizacional, valorizando seu trabalho e se dedicando na contribuição diária.

Características de um trabalhador engajado

Um colaborador engajado possui determinadas características que são muito valorizadas pelo mercado de trabalho. São elas:

  • postura mais cooperativa; 
  • demonstra empenho;
  • possui otimismo;
  • tem disposição;
  • vontade de aprender e se autodesenvolver. 

Consequentemente, esse profissional tende a ser mais produtivo e eficiente na realização das suas atividades diárias. 

Ao perceber que o funcionário está engajado com a instituição, as empresas tendem a buscar maneiras de fidelizá-lo, com a oferta de salário competitivo no mercado, benefícios flexíveis, flexibilidade no modelo de trabalho, entre outras.

Vantagens de ter colaboradores engajados na empresa

O sonho de toda empresa é ter aquele profissional engajado com a sua instituição, ou seja, aquele que realmente “veste a camisa”. Afinal, são diversas vantagens de ter integrantes com alto nível de engajamento nas equipes. Veja algumas delas abaixo:

Diminuição do índice de turnover

Trabalhadores engajados tendem a permanecer em uma empresa por anos, criando sua trajetória profissional e colaborando pelo crescimento do negócio.

Dessa forma, com a retenção de funcionários, o índice de turnover diminui consideravelmente. 

Melhora o clima organizacional

Geralmente, quando os times estão engajados e alinhados com a busca dos resultados da empresa, surgem poucos problemas relacionados à convivência. 

Além disso, o espírito colaborativo tende a ser maior nessas equipes. Assim, o ambiente corporativo se torna mais agradável e o clima organizacional melhora cada vez mais.

Aumento indireto da produtividade 

O engajamento faz com que os colaboradores deem o seu melhor para que as equipes tenham um ótimo desempenho

Dessa forma, os esforços para que os projetos tenham sucesso demonstram o aumento da produtividade desses trabalhadores engajados.

Benefícios de se tornar um funcionário engajado

Colaboradores engajados também possuem diversos benefícios para as suas carreiras profissionais. 

Veja algumas das vantagens de se tornar um funcionário engajado que podem render ótimos frutos ao longo da jornada profissional. A seguir:

Tem mais oportunidades de crescimento

Trabalhadores que demonstram o engajamento e comprometimento com o crescimento de uma empresa podem crescer no mercado de trabalho.

Sem dúvidas, novas oportunidades de crescimento dentro da organização podem aparecer, como a mudança para um cargo maior ou a ocupação de uma liderança.

Pode receber recompensas

Quando um profissional engajado mostra dedicação e comprometimento com o crescimento do local onde trabalha, as chances de receber recompensas aumentam.

Afinal, é muito importante reconhecer e valorizar o trabalho de quem se dedica aos resultados, portanto, merece recompensas pelo bom trabalho.

Recebe investimentos em capacitação 

Uma das vantagens de ser um funcionário engajado é receber investimentos em capacitação profissional.

Empresas que desejam aumentar o nível de engajamento dos seus empregados podem oferecer benefícios corporativos que possuem parceiros de educação, a fim de estudar economizando. 

A Allya pode ser aliada nessa missão, já que oferece uma plataforma de descontos com parcerias com diversas escolas de idiomas, cursos profissionalizantes e universitários para os funcionários escolherem onde desejam estudar. 

Como engajar os trabalhadores com incentivos corporativos?

Existem diversas formas de oferecer incentivos corporativos para os colaboradores. Veja a seguir:

  1. Concessão de cartão de incentivo, um tipo de vale-presente, com a estipulação de um valor contemplado pela empresa;
  2. Programa de incentivo à capacitação profissional para trabalhar o desenvolvimento dos colaboradores e do negócio;
  3. Permitir a adoção do home office para dar mais liberdade ao profissional para conciliar sua vida pessoal e profissional;
  4. Realização de confraternizações dentro e fora da empresa para comemorar os resultados
  5. Participação nos lucros ao conseguirem atingir as metas estipuladas pelo negócio.

Para oferecer oportunidades de capacitação profissional, a Allya é a sua melhor parceira. Indique a Allya para oferecer mais esse tipo de incentivo corporativo na sua empresa! Aproveite e assine a nossa newsletter para ler outros conteúdos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *