Práticas de RH à distância para ajudar o colaborador

O setor de Recursos Humanos tem o papel de cuidar das pessoas. Mas será que você conhece as melhores práticas de RH que ajudam a cuidar dos colaboradores e do seu negócio de maneira remota? 

Calma! Neste artigo, nós iremos contar quais são essas melhores habilidades que todo profissional dessa área precisa aprender em tempos de trabalho à distância.

Continue a leitura e confira!

O que são práticas de RH?

As práticas de RH são ações que o profissional desse setor pode realizar para fazer a:

  • gestão de pessoas;
  • estruturar a empresa;
  • solidificar o negócio;
  • entre outros desafios.

Normalmente, essas práticas são realizadas no dia a dia dentro da empresa, mas com as adaptações de muitas empresas em regime home office, algumas ações tiveram que ser renovadas ou criadas. 

Pensando nesse formato de trabalho, novidade para muitas empresas, reunimos algumas práticas de RH que poderão ser implantadas de forma remota.

Quais as práticas de RH à distância que devem ser utilizadas nas empresas?

Como estar próximo do colaborador sem estar unidos fisicamente? O que o RH pode fazer para levar a empresa até o lar do funcionário? 

Bom, essas e outras perguntas podem ser respondidas por meio das boas práticas de RH. São elas:

Gestão humanizada

Empatia é fundamental! Afinal, todos os profissionais que estão trabalhando em casa estão “no mesmo barco”. 

Então, se colocar no lugar do outro, ouvir o que o colega tem para falar, perguntar se ele precisa de ajuda, entre outras ações humanizadas que podem (e devem) ser feitas pelo RH. 

Mulher trabalhando e mexendo em seu notebook com seu filho na sua frente, simbolizando o trabalho home office e as práticas de RH necessárias.

Gestão financeira

Normalmente, as empresas ajudam os funcionários no final do ano com antecipação de salário, décimo terceiro, pagamento do banco de horas, entre outras práticas financeiras tradicionais. 

Mas o RH pode ir além e oferecer programas de bem-estar financeiro para os colaboradores, com a finalidade de ajudá-los na organização das finanças e gastos diários para ter resultados no ano todo. 

Gestão de recursos

Provavelmente, muitas empresas tiveram que comprar novas ferramentas de trabalho para colocar à disposição dos profissionais que passaram a trabalhar em casa. 

Notebook sobre uma mesa com itens de escritório, simbolizando as práticas de RH.

Sendo assim, a gestão dos recursos para a compra de ferramentas precisa ser adequada para cada necessidade do colaborador.

Portanto, verifique quais os materiais que os funcionários precisam para trabalhar de maneira confortável e produtiva, como cadeiras adequadas, ferramentas tecnológicas, entre outros recursos. 

Gestão de benefícios

Sem dúvida, ao trabalhar de casa, a realidade do dia a dia dos colaboradores é diferente: não utiliza mais meios de transporte, não almoça em restaurantes perto do trabalho, entre outras mudanças do comportamento social. 

Portanto, aproveite e reveja sua política de benefícios e deixe-os mais eficientes e flexíveis para fazer sentido com a nova jornada de trabalho dos funcionários.

A Catho, empresa de classificados de empregos, realizou uma pesquisa para identificar quais eram os maiores atrativos em uma proposta de trabalho e identificou que 40% dos entrevistados consideraram relevante um pacote de benefícios mais atrativo na descrição das vagas.

Portanto, hora de renovar os benefícios corporativos e deixá-los mais atraentes! Já pensou em oferecer uma plataforma de descontos exclusivos para os seus colaboradores economizarem, como o benefício da Allya? Não tem mais atraente que isso, hein! 😉

Enfim, esperamos que nossas dicas de boas práticas de RH à distância te ajudem a deixar a empresa mais humanizada, engajada, produtiva e feliz, mesmo com cada funcionário em suas casas! 

Agora é hora de colocar as práticas de RH em ação! Bora lá e conte com a Allya sempre que precisar! 💖

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *