Não está fácil pagar a conta de energia nos últimos tempos. Afinal, em julho deste ano, houve a mudança no sistema de bandeira tarifária para o patamar 2, ou seja, a cada 100 kWh consumidos aumentou R$9,49 na fatura de energia dos brasileiros. Além disso, as contas ainda devem aumentar quase 7% a partir de setembro deste ano, por conta da crise hídrica.
Por isso, vamos contar como ajudar os seus colaboradores a economizarem na hora de pagar a conta elétrica. Confira abaixo!
A conta de energia dos colaboradores
Com certeza, a maioria dos seus funcionários pagam a conta de energia em casa, já que são maiores de idade e podem morar sozinhos, com a família ou amigos.
Por isso, é muito importante fazer a conscientização na empresa sobre economia de energia domiciliar para o bem-estar financeiro de todos.
São muitos os benefícios da divulgação sobre economia de energia elétrica. Além do alívio ao pagar a conta de luz mais barata, você ainda contribui para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Como ajudar os funcionários a pagar conta elétrica mais barata?
É possível ajudar os profissionais na hora de economizar na conta de energia e nós podemos mostrar como isso é possível, a seguir:
1. Oferecendo benefícios de descontos
Existem benefícios corporativos que dão descontos e ajudam a promover o bem-estar financeiro com economia em diversos gastos, inclusive na conta de energia elétrica.
Um desses benefícios é a plataforma de descontos da Allya, que ajuda os colaboradores a reduzirem o custo da conta de energia.
São mais de dez parcerias no segmento de energia, como Metha, Flora, Eletris, Órigo Energia e Holos, que podem proporcionar aos usuários descontos de 10% a 20%.
Esses parceiros oferecem descontos na contratação de planos de assinatura mensais de energia solar e no abatimento no valor da fatura de energia.
2. Fazendo campanhas de conscientização
É muito importante conscientizar os funcionários sobre o uso racional da energia elétrica, em casa e no trabalho.
Portanto, crie mensagens de incentivo à economia de energia e envie aos trabalhadores pelos meios de comunicação da empresa.
O processo de aprendizado pode levar um tempo, já que os hábitos rotineiros são difíceis de esquecer.
Porém, seja persistente e conscientize os profissionais no dia a dia com dicas simples, como apagar as luzes ao sair do ambiente, desligar os equipamentos após usá-los, entre outros.
3. Incentive o uso da luz natural
Se o dia estiver ensolarado e claro, então o ideal é usar ao máximo a luz natural, na empresa ou em home office.
Fale sobre a importância de valorizar a luz natural, basta deixar as cortinas abertas para deixar os raios solares entrarem.
Outra dica que amplia esse benefício solar é manter as paredes pintadas com cores claras, já que maximizam a sensação de luminosidade vinda de fora.
4. Crie metas de redução
Para deixar a conscientização mais animada e engajada, que tal criar metas de redução de consumo de energia e um ranking com os mais bem classificados?
Mensalmente, peça para os colaboradores informarem se conseguiram reduzir o consumo de energia conforme a meta definida, por exemplo, uma redução de 10%.
Assim, todo mundo vai querer participar e mostrar que também está interessado em diminuir a conta de energia. Comece com metas baixas e tente ir aumentando ao longo do ano!
Viu como é possível economizar na conta de energia? Conscientize os seus colaboradores no dia a dia! Lembre-se de assinar nossa newsletter para saber mais dicas!