CONARH 2022: saiba tudo o que rolou no evento!

O CONARH 2022 foi realizado em abril, de forma presencial, no espaço São Paulo Expo. Como tínhamos integrantes da Allya no evento, decidimos contar tudo que rolou para vocês, neste post. Confira logo abaixo!

CONARH: o que é?

Se você é da área de Recursos Humanos, então já deve conhecer  esse evento. Mas caso ainda não tenha ouvido falar, não se preocupe! Antes de contar todas as novidades e tendências apresentadas no CONARH 2022, vamos te contextualizar sobre o assunto. 

O CONARH (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas) é um evento organizado pela ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos). Ele é o maior congresso de RH do país, reunindo grandes nomes do setor para abordar assuntos relevantes e atuais. 

CONARH 2022: o que rolou?

Reunimos os melhores debates e insights que rolaram no CONARH 2022 para compartilhar com vocês. Confira!  

1º dia de evento

No primeiro dia do CONARH 2022, houve palestras sobre a gestão de profissionais, incluindo da terceira idade. Foi levantado que até 2030, é possível ter mais pessoas idosas (mais de 60 anos) do que jovens (menores de 15) no mundo.

Além disso, a saúde mental foi pauta das palestras que consideraram a Síndrome de Burnout como uma das principais causas de afastamento do trabalho. Esse é um ótimo questionamento sobre o papel das empresas em prevenir e tratar os problemas relacionados à saúde mental dos colaboradores.

Outra pauta importante abordada no primeiro dia de evento foi a potencialização da experiência do colaborador — preboarding, onboarding e offboarding

Não podemos deixar de citar o ESG, “Environmental, Social and Governance”, em inglês, ou “Ambiental, Social e Governança”, em português. Ele foi  apontado como um grande diferencial na atração e retenção de talentos nas empresas.

2º dia de evento

No segundo dia do evento, foi mostrado como as grandes mudanças, como a inteligência artificial, estão ampliando horizontes na capacitação e gestão de pessoas.

A diversidade também foi pauta principal de um painel na CONARH, mostrando que as empresas até promovem palestras sobre o tema, mas nada muda. Então, é preciso incluir o assunto na estratégia organizacional.

O escritor Jamais Cascio, criador do termo BANI (Brittle — frágil, Anxious — ansioso, Nonlinear — não linear e Incomprehensible — incompreensível), explicou que um líder no mundo BANI precisa se preparar para o inesperado, reconhecer a humanidade compartilhada, imaginar possibilidades e prestar atenção nos detalhes.

3º dia de evento

O último dia do CONARH 2022 foi marcado pela palestra que definiu um ‘RH Ágil’ com as seguintes características

  • engajamento;
  • adaptabilidade;
  • autonomia;
  • motivação; 
  • confiança; 
  • diversidade.

A comunicação com transparência também foi tema no 3º dia de evento, reforçando que comunicar com transparência gera produtividade

Outro tema que se destacou no último dia do evento foi o poder do RH na transformação digital nas empresas. Foi possível perceber que quanto mais tecnológica é a base da gestão, a atuação da área de Gestão de Pessoas é mais focada, de fato, em pessoas. 

O que os integrantes da Allya viram no CONARH 2022?

Claro que nós da Allya não perderíamos   esse mega evento de RH, então enviamos os nossos colaboradores Marco Ferelli, Fundador e Diretor de Vendas, e a Maria Fernanda Magalhães Meireles, Head de Pessoas e Cultura.

Marco pontuou que o evento mudou muito em relação aos anos anteriores: “os maiores estandes eram sobre Beneflex, colocando os benefícios flexíveis como uma tendência atual”, comentou.

A Head de Pessoas e Cultura da Allya, Mafê, contou que assistiu algumas palestras que falavam sobre como humanizar mais as empresas: “foi bem interessante! Também ouvi  sobre diversidade e liderança serem mais capacitadas e inspiradoras”. 

A Mafê nos contou uma frase que a marcou muito e serve de dica para profissionais de RHs, líderes e gestores: “Feedback bom é igual pão de padaria, precisa ser quentinho!”

O que achou do CONARH 2022? Para ficar por dentro de mais novidades do mundo do RH, assine a nossa newsletter. Aproveite e indique a Allya para a sua empresa!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *