Banco de talentos: o que é, como criar e quais os benefícios para o RH?

Toda empresa precisa criar um processo de seleção quando surge uma oportunidade de trabalho, mas poucas instituições criam seu próprio banco de talentos. Por isso, nós da Allya falaremos como esse recurso pode ajudar os profissionais de Recursos Humanos,  Gestão de Pessoas e Recrutamento & Seleção. 

Quer saber o que é, como criar e quais os benefícios de um banco de talentos para o RH? Então leia logo abaixo!

O que é banco de talentos?

Banco de talentos é um banco de dados onde as empresas armazenam informações sobre candidatos qualificados para oportunidades de emprego futuras. Dessa maneira, é uma estratégia utilizada pelo RH para identificar e atrair profissionais talentosos que se encaixam nas necessidades da organização.

O banco de talentos permite que as empresas acessem rapidamente um pool de candidatos pré-selecionados, agilizando o processo de recrutamento e reduzindo custos. É uma forma eficiente de construir relacionamentos de longo prazo com profissionais talentosos, mesmo que não haja vagas imediatas, visando a contratação estratégica no futuro.

Um banco de talentos é uma expressão que deve fazer parte do glossário de todo RH. Afinal, ele é um recurso que ajuda os integrantes desse setor a não perderem tempo recebendo e analisando diversos currículos desnecessariamente.

Esse banco reúne dados de diversos profissionais, até mesmo os atuais colaboradores da empresa, em um só lugar.

Assim, quando chega o momento de encontrar um candidato ideal para ocupar uma vaga ou realizar um projeto, é só conferir nesse banco de talento disponível, poupando tempo de quem está recrutando e aumentando as chances de encontrar o perfil perfeito.

Como criar um banco de talentos? 

A criação de um banco de profissionais traz melhorias na gestão de tempo e produtividade da área de RH. Se você ainda não possui esse recurso na sua empresa, então saiba como criar um banco de talentos, abaixo:

1. Escolha um software de gestão de currículos 

O uso da tecnologia é fundamental para montar um banco de talentos que vai manter todas as informações dos candidatos registradas em um único sistema. Dessa forma, ficará mais fácil encontrar os perfis de profissionais quando você precisar.

2. Faça divulgações das vagas 

Para manter seu banco de talentos sempre atualizado, faça boas divulgações das suas oportunidades em aberto. Crie anúncios de vagas atraentes, com o máximo de informações sobre o cargo, benefícios corporativos oferecidos e muito mais. 

3. Mantenha os dados atualizados

É muito importante manter os dados atualizados dos candidatos do seu banco de talentos. Portanto, verifique se existem currículos muito antigos que podem ser descartados.

4. Atualize seu banco com as leis de dados

Verifique a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para armazenar as informações pessoais e profissionais dos candidatos no seu banco de talentos, a fim de garantir que as informações estarão seguras e de acordo com a legislação brasileira. 

Quais são os benefícios de um banco de talentos para o RH?

Criar e manter um banco de talento traz diversos benefícios para o processo de recrutamento e seleção do RH. Confira as principais vantagens:

  • aperfeiçoa os processos seletivos da empresa;
  • otimiza o tempo e a produtividade na triagem, entrevistas, dinâmicas e seleção;
  • reduz custos (não há a necessidade de iniciar um recrutamento do zero);
  • cria uma estratégia de recrutamento de longo prazo;
  • consegue contratações assertivas e alinhadas com o perfil desejado;
  • facilita a promoção de funcionários dentro da empresa;
  • economiza gastos futuros com a alta taxa de turnover, ou seja, quando os processos seletivos não são assertivos.

Coloque nossas dicas sobre banco de talentos em prática! E indique a Allya na sua empresa, uma plataforma de descontos que também ajuda o RH a ganhar mais tempo e produtividade! Assine a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *