Se missão dada é missão cumprida, então as empresas precisam se preparar para cumprirem o desafio que vamos propor para ano que vem: promover a educação financeira aos funcionários.
Afinal, começo do ano é a época que nos organizamos para passarmos os meses sem apertos financeiros. Por isso, vamos ensinar como promover o bem-estar financeiro na sua empresa. Confira!
O que é educação financeira?
A educação financeira é um estudo que ajuda a organizar e a melhorar a relação dos indivíduos com o dinheiro.
Esse conhecimento precisa ser adquirido em algum momento da vida para poder orientar o ser humano a administrar os gastos e sobrar dinheiro no final do mês.
Ao aprender a lidar com o dinheiro, o indivíduo consegue melhorar o seu bem-estar financeiro, que nada mais é do que a prática de pagar os boletos, aproveitar a vida como quiser e, ainda, conseguir poupar para o futuro. O sonho de todo brasileiro, né? 😇
Mas infelizmente, 61 milhões de brasileiros começaram o ano de 2020 endividados, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
E as previsões seguintes não são boas, afinal, muitas pessoas perderam seus empregos, tiveram gastos inesperados, entre outros problemas que foram acarretados pela pandemia do Covid-19.
Por isso, as empresas precisam oferecer educação financeira aos seus funcionários para que o ano que vem seja melhor que o anterior!
Por que oferecer educação financeira aos colaboradores?
Você já percebeu que existe uma quantidade enorme de pessoas endividadas no Brasil e que pode aumentar no próximo ano, mas o que isso tem a ver com a sua empresa?
Bom, podemos citar alguns dados de um estudo realizado pela Creditas e o Ibope Inteligência que mostrou como os funcionários reagem quando estão com dívidas:
- 39% sofrem com problema de sono;
- 27% possuem a autoestima baixa;
- 10% acham que não terão sucesso profissional.
- 32% passam a realizar trabalho extra.
- 26% se sentem mais desmotivados no trabalho.
- 10% não conseguem ter concentração e fazem entregas de má qualidade para a empresa.
- 37% procuram um novo emprego para conseguir se livrar das dívidas.
Deu para perceber como os impactos do endividamento dos funcionários são prejudiciais à saúde financeira da empresa, né? 😞
Pois é, esses são alguns dos problemas que o endividamento causado pela falta do conhecimento financeiro pode causar nos colaboradores e, consequentemente, nas organizações empresariais.
O que as empresas podem fazer pela educação financeira?
Chegamos na melhor parte! Existem, sim, soluções que a empresa pode buscar para ajudar os trabalhadores a lidarem melhor com o dinheiro.
Dessa forma, se o profissional ganha consciência financeira, ele consegue o tão sonhado bem-estar e não gera impactos negativos no dia a dia de trabalho. Confira o que pode ser feito, a seguir!
Pesquisa de educação financeira
Já parou para pensar como está a vida financeira dos seus colaboradores? Se ainda não, então é melhor começar logo!
Aplique uma pesquisa financeira nos seus funcionários para descobrir qual a relação que eles possuem com o dinheiro. Assim podemos seguir para o próximo passo!
Incentive a consciência financeira
Utilize seus canais de comunicação com os colaboradores para ajudá-los a se planejarem melhor financeiramente.
Dê dicas, informações úteis, sugestões, entre outros tipos de conteúdos sobre educação financeira que ajudam a economizar.
Ofereça benefícios financeiros
Revise seu pacote de benefícios corporativos e traga novas soluções mais flexíveis e que estimulem a economia diária.
Nossa sugestão é a plataforma da Allya que possui descontos em 30 mil parceiros das categorias de saúde, educação, alimentação, entretenimento, esportes e muito mais.
Crie um programa de educação financeira
Um programa de educação financeira consiste em montar um plano de estudo com especialistas do setor financeiro.
Faça palestras, workshops e treinamentos com quem entende do assunto e pode passar conhecimento para os funcionários.
Revise seu plano de educação financeira
Estude a melhor forma e o momento ideal para revisar as políticas do seu plano de educação financeira para manter os profissionais sempre atualizados.
Verifique se é melhor revisar no trimestre, semestre ou anualmente. Dessa forma, sua empresa estuda novos formatos e traz sempre novidades para manter os trabalhadores engajados e motivados no programa.
Se você curtiu esse artigo sobre educação financeira para funcionários, então vai gostar de outros conteúdos que estão aqui no nosso blog. Boa leitura!