A Allya é um benefício corporativo que ajuda os funcionários a economizar e melhora o dia a dia de quem trabalha no setor de Recursos Humanos. Por isso, como estamos sempre ajudando esse setor que amamos tanto, nós fizemos uma seleção de livros de RH que todo profissional dessa área deve ler. Saiba mais abaixo!
O que são livros de RH?
Os livros de RH são ótimas opções de leituras para os profissionais do setor de Recursos Humanos se manterem sempre atualizados e por dentro do seu campo de atuação.
Esses livros podem ajudar o atuante desse departamento dentro das empresas a se preparar para as mudanças, novas tecnologias, ser mais estratégico, melhorar a gestão de pessoas e muito mais.
Portanto, se você faz parte desse setor, então é aconselhável ler mais sobre o novo papel dos profissionais de Recursos Humanos nas organizações.
Sabemos que essa área está se tornando cada vez menos burocrática e cada vez mais estratégica. Então busque conhecimento!
Livros de RH que você precisa ler!
Todo profissional precisa buscar mais informações sobre sua área, mesmo se estiver atuando no mercado de trabalho.
Por isso, elegemos os melhores livros de RH para profissionais de Recursos Humanos, líderes, gestores ou aqueles que se interessam pelo assunto. Veja abaixo!
1. Equipes 100% Energizadas (Heike Bruch)
O livro “Equipes 100% Energizadas” é indicado para profissionais de RH que desejam maximizar a energia do maior ativo de uma empresa: os funcionários.
Todo líder sabe que a energia dos colaboradores pode impactar o andamento dos projetos e os resultados dos trabalhos realizados.
Por isso, esse livro de RH dá as dicas sobre entender, classificar e gerenciar a energia dos profissionais em prol do sucesso.
2. Gestão de Pessoas – Um novo papel de Recursos Humanos nas Organizações (Idalberto Chiavenato)
Esse livro de RH fala sobre o maior objetivo dos profissionais desse setor: lidar com as pessoas (colaboradores) nos dias atuais.
Todo integrante desse departamento sabe que atuar no mercado de trabalho, atualmente, é completamente diferente de alguns poucos anos atrás.
Por isso, indicamos essa leitura para você aprender uma nova maneira de administrar a empresa juntamente com os funcionários, a fim de ganhar vantagem competitiva e se sobressair no meio de tantas organizações.
3. Gestão de pessoas em empresas inovadoras (Jean Pierre Marras)
O livro “Gestão de pessoas em empresas inovadoras” desvenda os mitos que o setor de RH vivia até pouco tempo atrás.
Além de mitos que até hoje povoam o âmbito dos Recursos Humanos, esse livro também fala dos impactos da globalização na relação entre capital e trabalho.
Esse livro de RH é a leitura ideal para entender a real responsabilidade desse setor tão complexo.
4. Gestão Com Pessoas e Subjetividade (Sylvia Constant Vergara & Eduardo Davel)
O livro “Gestão Com Pessoas e Subjetividade” é o livro mais indicado para profissionais de RH que querem descobrir como renovar a atuação humana nas organizações contemporâneas.
Esse livro explica como as ações, reações, interações e relações interpessoais aperfeiçoam a participação profissional no ambiente de trabalho como gestores e pessoas.
Esta obra é uma coletânea de diversos autores de diferentes linhas de atuação em universidades no Brasil, Canadá, França e Inglaterra. Uma ótima leitura!
5. A Startup Enxuta (Eric Ries)
Sabemos que o símbolo do empreendedorismo do século 21 é o sucesso de muitas startups.
Além disso, sabemos que os profissionais de RH que trabalham em startups têm o desafio de acompanhar o andamento avançando e revolucionário desse tipo de negócio.
Por isso, esse livro explica a metodologia lean, que ajuda empresas a serem mais eficientes, gastar menos e aproveitar ao máximo o seu maior ativo, ou seja, sua equipe. Tudo que um profissional de RH quer!
6. A Disciplina para Atingir Resultados (Ram Charan & Larry Bossid)
Esse livro aborda como as realizações bem-sucedidas resultam da prática voltada para a execução de unir pessoas, estratégia e operações.
Os autores desse livro de RH explicam como um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo.
Essa é uma ótima leitura para RHs que realizam recrutamento e seleção, já que mostra como a escolha das pessoas certas nas devidas posições, trabalham juntas para criar e alcançar os objetivos.
7. Competência: a Chave para o Desempenho (Cecilia Whitaker Bergamini)
Os profissionais de RH sabem da importância de manterem um quadro de funcionários com colaboradores competentes, preparados e dispostos para irem cada vez mais longe.
Por isso, esse livro de RH fala sobre a importância do autoconhecimento dos profissionais para gostarem da sua área de atuação e se tornarem competentes naquilo que fazem.
Uma ótima leitura para entender como compor grupos de pessoas que procuram evoluir no sentido da busca do novo, ao mesmo tempo em que fazem fluir sua criatividade usando a expressão viva da sua individualidade é a via certa para a competência.
8. Inteligência emocional (Daniel Goleman)
Esse livro pode ser lido por profissionais de RH pois explica como a consciência das emoções é o fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo.
O autor conta casos cotidianos que mostram como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode acabar com carreiras promissoras.
No livro, estão descritas cinco habilidades da inteligência emocional e como elas determinam nosso sucesso nos relacionamentos e, principalmente, no trabalho. Uma visão arrebatadora do potencial humano!
9. Planejamento de Recursos Humanos (Maria Diva da Salete Lucena)
Esse livro desafia os integrantes do departamento de RH a tomarem atitudes, já que indica os caminhos que esse profissional pode trilhar por meio de ensinamentos e técnicas com eficácia comprovada.
A autora explica como as empresas precisam manter a flexibilidade e a necessidade de trocar as estruturas burocráticas por ações estratégicas.
10. Um Novo Jeito de Trabalhar (Laszlo Bock)
O que o Google tem de diferente das outras empresas? Por que os funcionários da gigante da internet são tão felizes?
Laszlo Bock, Vice-presidente de operações e equipes do Google, conta as estratégias e ações que melhoraram o desempenho e satisfação dos funcionários.
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