Fit cultural: o que é, benefícios e como o RH pode promover na empresa

É extremamente importante para o setor de Recursos Humanos saber se os colaboradores têm fit cultural com a empresa. Quando os profissionais combinam com os valores da organização, eles trabalham mais motivados, felizes e eficientes.

Se você quer saber o que é o fit cultural, seus benefícios e como implementar na sua empresa, então, nós da Allya explicaremos tudo, logo abaixo!

O que é fit cultural na empresa?

O fit cultural é a harmonia entre os valores e comportamentos do colaborador com a cultura da empresa. É quando os princípios de alguém se conectam com a organização. 

Essa compatibilidade vai além das habilidades técnicas; é sobre como o profissional se encaixa e contribui para o ambiente e a equipe.

A cultura de uma empresa é como um conjunto de regras que definem como as coisas são feitas e pensadas por lá. Quando alguém se encaixa nessa cultura, ajuda a manter um ambiente de trabalho mais unido e produtivo.

No entanto, não é necessário que todos sejam iguais. O fit cultural pode ser usado para encontrar pessoas que, mesmo pensando diferente, compartilham dos mesmos valores. Dessa forma, a empresa mantém a diversidade e continua aberta a novas ideias e inovações.

Benefícios do fit cultural entre empresa e colaboradores

Avaliar se os funcionários têm fit cultural com a empresa gera muitos benefícios para ambos os lados. São eles:

  • Contratações precisas: avaliar o fit cultural aumenta a chance de contratar alguém perfeitamente alinhado com a vaga de emprego, contribuindo para um time coeso e um ambiente de trabalho positivo.
  • Desempenho e produtividade: quando os colaboradores se identificam com os valores da empresa, eles se sentem motivados, impulsionando a produtividade e a entrega de resultados.
  • Retenção de talentos: trabalhadores que se identificam com a cultura da empresa tendem a permanecer por mais tempo no emprego, reduzindo a rotatividade e os custos com recrutamento.
  • Comprometimento: profissionais alinhados com os valores da empresa geralmente estão mais comprometidos e dedicados ao trabalho.
  • União da equipe: um time alinhado com os valores da empresa trabalha em direção aos mesmos objetivos, facilitando a resolução de diferenças e contribuindo para um ambiente mais unido.

👉 Existe um tempo mínimo para ficar em um emprego novo? Saiba aqui!

Mesa com itens de escritório simbolizando o que é gestão de Recursos Humanos.

Como o RH pode colocar em prática na empresa?

Como o RH pode definir o fit cultural da empresa e colocar em prática nos processos diários? Saiba como, a seguir:

1. Definir os valores da empresa

Tenha valores organizacionais bem definidos e comunique-os aos funcionários atuais e aos candidatos em potencial.

2. Integrar os valores no recrutamento

Inclua discussões sobre os valores da empresa no processo de recrutamento e seleção, por meio de entrevistas, materiais para candidatos e orientações.

3. Alinhar os valores com os benefícios corporativos

Ajuste os benefícios oferecidos pela empresa para atrair e reter colaboradores alinhados aos valores da organização. Por exemplo, uma empresa que valoriza a saúde financeira de seus colaboradores pode oferecer o benefício corporativo da Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que incentiva os trabalhadores a economizarem em todas as compras.

4. Usar perguntas comportamentais na entrevista 

Faça perguntas que levem os candidatos a compartilhar experiências passadas, oferecendo insights sobre seus valores e comportamentos.

5. Avaliar o fit cultural durante as entrevistas

Elabore perguntas específicas para avaliar a adequação do candidato em relação ao fit cultural, explorando preferências de ambiente de trabalho, estilos de comunicação e abordagem colaborativa

Agora que você já sabe o que é fit cultural, conte com a Allya para promover valores relacionados ao bem-estar na empresa! Se inscreva na nossa newsletter para ler outros conteúdos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *