A digitalização do RH é tendência em 2022

O ano é 2022 e o departamento de Recursos Humanos da sua empresa ainda é burocrático e operacional? Então está na hora de apostar na maior tendência para esse setor neste ano: a digitalização do RH. Nós da Allya vamos te ajudar na busca dessa atualização. Confira abaixo! 

O que é digitalização do RH?

A digitalização do RH já é comum em muitas empresas, mas ainda existem aquelas que resistem às mudanças ou não conhecem bem o processo.

Basicamente, digitalizar a área de RH consiste em migrar as tarefas dos profissionais para o ambiente online.

Porém, essa digitalização vai muito além, trazendo coleta e interpretação de dados, estratégias, ações e outras formas de ajudar a melhorar as decisões em todos os processos do setor.

Por que o RH digital é tendência?

Já se tornou clichê dizer, mas sabemos que o futuro é digital. Por isso, todos os departamentos das empresas precisam se atualizar às mudanças. 

Portanto,esqueçam os processos demorados, cheios de papéis e planilhas. Com a digitalização do RH, você ganha mais tempo e minimiza os erros humanos.  

Uma das maiores tendências para o RH digital é a utilização do People Analytics, por exemplo. Ele é um indicador de desempenho que oferece acesso às informações dos colaboradores para avaliar e compreender o quão motivados, produtivos e eficientes eles estão.s.

Além disso, parcerias de descontos para os funcionários economizarem não devem ser mais manuais! Saiba mais sobre isso a seguir! 

Como deixar seu RH digital?

Agora você deve estar se perguntando: como realizar a digitalização do RH e não ficar de fora das tendências para esse setor? 

Além da adesão ao People Analytics já citado, veja como fazer uma verdadeira transformação na área de Recursos Humanos, abaixo:

1. Acabe com as tarefas operacionais

Reduza o tempo gasto dos profissionais de RH com tarefas operacionais, como a busca manual por descontos para os colaboradores.

Afinal, existem plataformas digitais, como a da Allya, que oferecem milhares de descontos em diversos estabelecimentos online e físicos.

Dessa forma, seus funcionários podem acessar os benefícios pelo aplicativo ou computador, de qualquer lugar que estiverem,. 

2. Controle de ponto digital

Com a adesão ao trabalho híbrido ou home office, muitas empresas podem perder informações sobre o controle de ponto dos trabalhadores.

Para acabar com a maneira antiga de controlar a jornada de trabalho dos funcionários, as empresas podem usar um sistema digital de gestão de pontos em poucos cliques.

3. Match de candidatos

Já existem softwares que indicam quais os candidatos mais compatíveis para determinadas vagas, chamados de match de candidatos

Esse sistema realiza processos seletivos automatizados, selecionando os melhores perfis e poupando o tempo de todos os envolvidos. 

4. Gamificação do RH

A gamificação no RH é uma nova ferramenta digital que oferece jogos e dinâmicas para aumentar o engajamento, motivação e produtividade dos colaboradores.

Esses recursos tecnológicos podem ajudar a digitalizar os treinamentos, integração de novos funcionários, processos de desenvolvimento interno, seleção de candidatos, entre outras ações do RH. 

Agora já sabe como realizar a digitalização do RH e acompanhar as maiores tendências para o setor. Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de mais novidades da área!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *