Neste artigo, trouxemos mais um case de sucesso: Allya e Atlas Copco. Essa história começou no final de 2019, e desde então melhora a gestão de parcerias da empresa, principalmente em relação ao Grêmio Recreativo da instituição. Saiba tudo sobre esse case, logo abaixo!
Atlas Copco
A Atlas Copco iniciou sua jornada na inovação em 1873 e está presente no Brasil desde 1955.
Fundada em Estocolmo, na Suécia, quase depois de 150 anos, a empresa continua sendo um referencial da indústria, se tornando líder mundial em compressores, ferramentas, equipamentos para construção, entre outras áreas de produtos.
No Brasil, a empresa mostra seu DNA competitivo e aberto à inovação tecnológica, com sedes em Barueri e outros locais pelo Brasil.
Esse traço tecnológico, que sempre acompanhou a empresa, se estende também dentro da instituição, se abrindo para novidades como a oferta de um benefício de bem-estar financeiro, a Allya. Saiba mais a seguir!
Atlas Copco e Allya
A Allya é uma plataforma de bem-estar financeiro que ajuda os colaboradores a economizarem através de uma plataforma de descontos.
Com essa mudança de hábitos financeiros, os funcionários aprendem a lidar melhor com as finanças, economizar e atingir seus objetivos pessoais.
Giovanna Caliope, Analista de Comunicação Corporativa da Atlas Copco, contou que a Allya apareceu para a Atlas Copco como um benefício para o grêmio corporativo da empresa.
Ela é responsável pela gestão de inserção de novos usuários (colaboradores) na plataforma da Allya, assim como realiza também a retirada de funcionários da plataforma.
Além disso, Giovanna também organiza as divulgações do benefício da Allya para os colaboradores. As oportunidades de economia com os descontos são apresentadas no aplicativo de comunicação interna, por e-mail e TVs corporativas.
Quando os profissionais de RH da Atlas Copco realizaram uma pesquisa de mercado para encontrar benefícios corporativos, uma gerente de RH da empresa indicou a Allya para o grêmio corporativo, que precisava de novos parceiros.
Como surgiu a necessidade do benefício da Allya?
A Vania Vilela, membro da Diretoria do Graco, contou como surgiu a necessidade de ter um benefício corporativo como o da Allya na empresa.
“Estávamos em um momento com o nosso grêmio corporativo onde precisávamos ter mais parcerias, porque possuíamos parcerias muito limitadas naquela época”, diz.
Antes de ter a Allya, uma das principais dificuldades apontadas por Giovanna e Vania era a localização das parcerias anteriores, que dificultava o uso dos colaboradores pelos descontos.
Além disso, faltava tempo e pessoas que poderiam buscar mais parcerias para os funcionários economizarem.
Allya: a solução que a Atlas Copco precisava!
Quando surgiu a Allya, foi retirada a necessidade de buscar parceiros de maneira manual e exaustiva.
A Analista de Comunicação Corporativa da Atlas Copco explicou que a ideia era ter a Allya não só pela localização dos descontos próximos da sede (Barueri), mas também em outras localizações, para atingir colaboradores das outras filiais do Grupo Atlas Copco em outros locais.
“A importância que vimos através da Allya para podermos oferecer esse leque de parceiros e de, consequentemente, aumentar essa vitrine do grêmio corporativo na empresa”, acrescentou.
Com a oferta desse benefício, foi possível atender a todos do Grêmio, já que os descontos estão espalhados em todos os estados, além dos descontos online.
Os primeiros desafios
Giovanna lembra que a implementação da Allya na Atlas Copco começou um pouco antes da pandemia, no final de 2019.
“Durante a pandemia, foi muito importante para nós, porque o grêmio corporativo ficou com menos ações, que antes necessitavam ser presenciais”, observa.
Então, no período de isolamento, Giovanna ressalta que o principal benefício para o grêmio corporativo foi a Allya, por trazer descontos e fazer sorteios para engajar os colaboradores.
Implantação da Allya
No início, não foi tão simples a divulgação da Allya na empresa, já que era difícil convencer as pessoas que era uma ótima plataforma e que atenderia a todos na empresa.
“Tivemos que fazer esse convencimento e repetir várias vezes para os colaboradores sobre os benefícios. Fizemos um trabalho de conscientização para fazer os colaboradores criarem o hábito de usar os descontos e economizar, mostrando para eles como funciona a plataforma que pode ser usada pelo site ou aplicativo”, diz Giovanna.
No entanto, o suporte da Allya e os materiais disponibilizados na plataforma ajudaram as profissionais nesse trabalho de divulgação e compartilhamento de informação.
Retornos positivos
Com a Allya, a Atlas Copco conseguiu atingir mais funcionários em lugares diferentes, já que a empresa possui filiais em diferentes estados e os colaboradores moram em lugares diferentes, como Manaus, Macaé, Belo Horizonte, Curitiba e outras cidades.
Além disso, puderam oferecer o uso de descontos online, facilitando que todos os trabalhadores economizassem de qualquer lugar que estivessem.
Após oferecer a Allya, a Diretoria do Grêmio também não precisou mais resolver problemas com os parceiros de descontos para os funcionários, como precisar checar se os cupons ainda estavam ativos ou algo relacionado.
Vania Vilela, comenta que, no final de 2019, o grêmio corporativo tinha cerca de 570 colaboradores.
“Logo depois, entramos no momento de pandemia, um período em que as pessoas estavam com medo, se iriam continuar empregados. Mas mesmo assim, a Atlas Copco não teve uma queda drástica, pelo contrário, o número subiu para mais de 724 sócios no grêmio corporativo nos últimos anos”, informa.
Vania acredita que a Allya foi fundamental para o grêmio corporativo conseguir aumentar o número de sócios: “mesmo não sendo o único fator, contribuiu para esse aumento, sem dúvidas”, diz.
Veja os resultados alcançados nos últimos 12 meses*:
- Adesão dos colaboradores na plataforma acima de 73,30%;
- R$ 81 mil de economia potencial gerada aos usuários;
- Média de 900 interações diárias na plataforma.
*Atualizado em Março 2023
E se não tivessem a Allya?
Para a Giovanna, se a Atlas Copco não tivesse a Allya na empresa, seria necessário fazer todos os processos de parcerias de maneira manual, além de não trazer inovação e modernidade para a empresa.
“Por a Allya ser um aplicativo, uma tecnologia, essas características trazem mais modernidade para o Graco (Grêmio Corporativo) da Atlas Copco”, comenta.
Além disso, os descontos em ingressos de cinema da Allya facilitam a vida dos profissionais que tinham que fazer parcerias manuais com os cinemas dos shoppings próximos da sede, o que demandava mais trabalho e tempo.
Depois da implementação da Allya, os colaboradores puderam acessar a plataforma online e clicar nesse desconto para irem ao cinema economizando.
Os sorteios realizados pela Allya também são um ótimo atrativo para os colaboradores se engajarem na plataforma.
“Também sempre tivemos uma boa relação com o Customer Success da Allya, Paulo Araújo, principalmente quando precisamos negociar”, ressalta Vania.
Por fim, Giovanna conta que o atendimento da Alya também sempre foi ótimo: “oferecem ideias para engajar mais as pessoas, indicam quais os descontos que estão mais em alta, trazem novidades de descontos e outras ações”.
A parceria do Grêmio Recreativo Atlas Copco com a Allya é um sucesso desde o início! Sua empresa também pode ter esses retornos positivos! Indique a Allya para o seu RH! Assine a nossa newsletter também!