Inbound Recruiting: o que é e como usar na empresa?

Se você é do RH e ainda não sabe o que é Inbound Recruiting, então precisa ler esse conteúdo até o final. Isso porque essa é uma forma de contratação que faz com que os talentos cheguem até a sua empresa.

Entenda melhor como funciona essa estratégia e saiba como realizar nos processos de recrutamento e seleção da sua instituição. Confira abaixo! 

O que é Inbound Recruiting?

A tradução do termo Inbound Recruiting significa “recrutamento de entrada”, ou seja, a atração de candidatos. 

O nome desse conceito se remete a uma estratégia do Marketing Digital, onde consiste em atrair novos consumidores para a empresa, de forma totalmente orgânica. 

Na prática, os profissionais buscam um emprego através de canais de divulgação, como sites, redes sociais, e-mails e telefone, das empresas que se identificam.

Além da identificação com a instituição, esses talentos se engajam com a marca empregadora e acreditam na Cultura Organizacional da empresa.

O que o Marketing e o RH possuem em comum?

Embora sejam áreas diferentes, o Marketing e o RH sempre foram aliados dentro de muitas empresas. 

Afinal, esses dois setores lidam com o fator mais importante de qualquer companhia: as pessoas (internas ou externas).

Mesmo que os departamentos sigam estratégias diferentes, tanto o RH quanto o Marketing possui um objetivo específico em comum de engajar pessoas.

Por um lado, os profissionais de Recursos Humanos desejam engajar o público interno, aumentando a motivação, produtividade e bem-estar dos colaboradores.

Por outro, a equipe de Marketing visa cativar o público externo, melhorando a imagem da instituição, construindo parceiros, alcançando os clientes e se tornando uma referência no mercado.

Mas, de todo modo, mesmo que atuem em estratégias diferentes, o Marketing e o RH podem caminhar juntos ao sucesso. 

Sem dúvidas, o Inbound Recruiting pode unir ainda mais esses departamentos em benefício da empresa. 

Qual a importância dessa estratégia?

Podemos perceber o quão importante é o Inbound Recruiting ao observarmos os cuidados que devemos tomar para cuidar da imagem que a empresa está transmitindo. 

Além disso, a forma como a instituição se comunica com o mercado é muito importante para o recrutamento de novos colaboradores.

Todo mundo quer trabalhar em uma empresa com uma cultura incrível para se sentir orgulhoso em fazer parte de um coletivo engajado. 

Sendo assim, as empresas precisam entender a importância do Inbound Recruiting e investir em ações para atrair pessoas interessadas em ocupar uma vaga no time.

Já que os profissionais chegarão até à instituição cientes das vantagens e benefícios em fazer parte do quadro de funcionários da sua empresa. 

Como fazer o Inbound Recruiting?

Agora vamos colocar a mão na massa! Existem algumas etapas que devem ser seguidas para fazer o Inbound recruiting na sua organização. Saiba quais são, abaixo:

1. Atração de talentos

Chamar a atenção dos profissionais do mercado é o primeiro passo para colocar essa estratégia em prática. 

Portanto, você precisa falar sobre a sua empresa em conteúdos que possam ser compartilhados, como e-books e infográficos.

Procure desenvolver esses materiais com assuntos relevantes para os candidatos se encantarem pela instituição.

É preciso saber despertar o desejo pela marca empregadora para chamar a atenção do público alvo. 

Procure humanizar a marca através desses conteúdos para desenvolver uma imagem forte, capaz de se destacar no mercado. 

2. Conversão dos interessados

Logo após chamar a atenção de profissionais do mercado que se interessam pelo perfil da sua empresa, agora é hora de convertê-los em possíveis candidatos.

Nessa etapa, é preciso deixar claro o que a sua empresa tem a oferecer para os colaboradores. 

O ideal é criar um sentimento de identificação para manter o profissional engajado com a sua marca. 

Uma ótima forma de mostrar o que a sua instituição tem a oferecer é a apresentação dos benefícios que sua empresa oferece. 

Se a sua organização ainda não possui benefícios que pensam no bem-estar dos funcionários, então é preciso correr atrás disso. 

Nossa indicação é o benefício corporativo da Allya que oferece um aplicativo ao colaborador, com acesso a milhares de descontos em todos os tipos de compras.

3. Engajamento dos profissionais

Seja qual for a estratégia de recrutamento e seleção, até mesmo com o Inbound Recruiting é preciso manter os profissionais engajados em todas as etapas.

Nesse momento, os “leads”, ou seja, os “profissionais” precisam se inscrever em uma oportunidade de trabalho disponível na sua empresa.

Por isso, crie anúncios de vagas atraentes que encaminham para um formulário para descobrir quem são os interessados. 

Mesmo que não haja vagas abertas, sua empresa pode deixar uma inscrição aberta para ter seu próprio banco de talentos. 

Neste formulário, busque saber o máximo de informações sobre a experiência dos candidatos. 

  1. Acompanhamento dos colaboradores

Importante saber que o candidato à vaga pode ser escolhido ou não pelo recrutamento e seleção da empresa.

Porém, as chances de ser um processo seletivo positivo são altas, já que o candidato se interessa pela empresa. 

Além disso, o RH precisa aplicar novas estratégias na hora de contratar profissionais, principalmente se o turnover estiver alto. 

Uma pesquisa realizada pela Robert Half e divulgada no site da Catho, mostrou que o Brasil lidera o ranking mundial de rotatividade de funcionários.

Portanto, é preciso aprimorar os processos seletivos, aplicar novas metodologias e diferentes ações para que os candidatos tenham boas experiências nas seleções, além de realizar ótimas contratações e diminuir o turnover.

Vantagens do Inbound Recruiting

Podemos mostrar para vocês os diversos benefícios de aplicar as estratégias do Inbound Recruiting na sua empresa. Confira abaixo:

  • Processo seletivo mais engajado.
  • Experiência do processo de seleção mais alinhado entre empresa e candidato.
  • Proporciona uma experiência positiva durante o processo.
  • Participantes mais satisfeitos.
  • Processos seletivos mais rápidos.
  • Ações de Inbound Recruiting conseguem atrair talentos que se encaixam na vaga.
  • Diminuição do turnover.
  • Conteúdo customizado sobre a empresa conseguem engajar com cada candidato.

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Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

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