Programa de benefícios: a sua empresa precisa conhecer!

Um belo programa de benefícios em uma empresa pode fazer brilhar os olhos dos profissionais. Afinal, os benefícios corporativos são um grande atrativo nas vagas e um mega estímulo para gerar motivação, engajamento e satisfação nos colaboradores da empresa. Pensando nisso, nós da Allya vamos explicar como criar essa ferramenta poderosa, abaixo!

O que é um programa de benefícios?

Um programa de benefícios nada mais é do que um “pacotão de vantagens” para oferecer aos funcionários de uma empresa.

Esse programa pode conter diversos tipos de benefícios capazes de agradar a todos os gostos dos profissionais — do mais cult, que gosta de descontos em cursos, ao mais atlético, que gosta de ir todos os dias à academia. Tem que ser para todo mundo!

Então, nada de criar um programa de benefícios preso no antigo modelo VT + VR, os profissionais de hoje em dia querem outras oportunidades de benefícios!

Como estruturar um programa de benefícios?

Como somos fofos e amamos ajudar o RH das empresas, nós ensinaremos você, como estruturar um programa de benefícios muito bacaninha.

Então, agora não tem mais como ficar decepcionado como antes, quando os colaboradores falavam que estavam insatisfeitos com os benefícios oferecidos. Bora lá!

Pesquisa rápida

“A voz do povo, é a voz de Deus”! Não tem como saber quais benefícios deixarão os colaboradores mais motivados se você não perguntar o que eles gostariam de receber

Faça pesquisas para saber o que eles acham dos benefícios oferecidos e o que eles querem de novidade para você ir atrás disso!

Após saber as opiniões e sugestões, você poderá traçar os perfis dos colaboradores, quais são os gastos diários, as necessidades cotidianas para começar a montar o seu programa de benefícios.

Montagem da carteira de benefícios

Agora, o próximo passo é começar a montar a carteira de benefícios que agradará “gregos e troianos” dentro da empresa.

Afinal, como já dissemos, as diferenças de comportamento variam de um colaborador para outro, então precisa ser uma carteira bem diversificada.

Pense “fora da caixa” e procure os benefícios mais inovadores que existem no mercado, como plataforma de descontos em diversas categorias: terapia online, acesso às academias, entre outros. 

Avisa o pessoal!

Na correria do dia a dia, pode ser que o e-mail avisando as funcionalidades do novo benefício acabe passando despercebido. 

Então o jeito é comunicar de todas as maneiras possíveis:

  • e-mail;
  • redes sociais;
  • cartazes;
  • folhetos;
  • e muito mais.

Sabe um jeito infalível de comunicar essa mudança? Uma boa reunião sobre os benefícios oferecidos, para passar as funcionalidades e regras de uso para os profissionais com clareza.

Atualização e reestruturação 

Sabemos que ao contratar um benefício corporativo, a empresa terá um tempo de contrato que a impede de realizar muitas mudanças referente a ele durante o ano, por exemplo.

Além disso, em curto prazo não é provável que as necessidades e preferências dos colaboradores mudem rapidamente.

Porém, o RH precisa estar sempre atento às atualizações e reestruturações da carteira de benefícios para trazer novidades e continuar atendendo todas as necessidades.

Faça um diagnóstico

Hora de saber se o seu programa de benefícios fez sucesso com a galera da empresa. Então faça novamente a pesquisa de satisfação para saber as opiniões e sugestões dos funcionários.

Além disso, verifique as métricas de uso dos benefícios para aumentar a taxa de engajamento do colaborador com a empresa.

Se estiver no caminho certo e o retorno for positivo, então procure cuidar desse programa para ter certeza que os benefícios corporativos serão utilizados pelos profissionais.

Mas se sentir que não obteve o resultado esperado com o seu novo programa, então comece novamente a estruturação dos benefícios para atingir o objetivo desejado. Não desanime!

Quais as vantagens de um programa de benefícios atrativo para os colaboradores?

Para motivar você a criar esse programa de benefícios mais atraente na sua empresa, nós vamos contar algumas vantagens de realizar essa estratégia.

Motivação sobe, insatisfação desce!

Quem não gosta de se sentir valorizado? Ainda mais se for pela empresa que trabalhamos diariamente. Os benefícios são ótimos para motivar os trabalhadores pois se sentem mais valorizados!

Ótimo clima organizacional

Nada de “climão” na empresa! Os benefícios corretos deixam os funcionários mais felizes e eles tem a mágica de deixar o clima organizacional mais tranquilo.

Melhoria do bem-estar 

Existem benefícios que são capazes de promover o bem-estar dos colaboradores para terem uma saúde mental, física e financeira mais leve e positiva.

O que a empresa ganha com benefícios corporativos?

Ao criar um programa de benefícios corporativos mais atraente, as empresas também saem ganhando. Olha só! 

Atrai e retém talentos

Uma pesquisa feita pela Mercer Marsh mostrou que as empresas que realizam a gestão de benefícios podem atrair e reter os melhores profissionais do mercado.

Aumento da produtividade

Os benefícios atraentes geram motivação nos funcionários e, consequentemente, eles se tornam mais produtivos. Qual empresa não quer mais produtividade, não é mesmo?

Diminui o turnover

Se os colaboradores estão contentes com a carteira de benefícios, então eles não olharão se a grama do vizinho é mais verde e vão continuar na sua empresa. Xô, turnover!

Gostou de saber como criar um programa de benefícios mais atraente? Então vai gostar de outros conteúdos sobre esse tema no nosso blog e redes sociais!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *