Começo do ano e o RH já está preocupado em como incentivar o equilíbrio e bem-estar no trabalho, não é mesmo? Afinal, os profissionais são peças valiosas para o crescimento da empresa. Então, para começar o ano com pé direito, vamos contar como criar um programa de bem-estar nas empresas. Confira a seguir!
O que é um programa de bem-estar?
Vamos começar explicando o que é um programa de saúde e bem-estar, e quais opções o RH pode escolher para os seus colaboradores.
Um programa de bem-estar corporativo nada mais é do que iniciativas e ações que colaboram efetivamente nos 3 pilares do bem-estar dos funcionários: mental, físico e financeiro.
Cada vez mais, as empresas estão se preocupando em promover os 3 pilares do bem-estar aos profissionais. Ainda bem, né? Afinal, ter colaboradores com a saúde mental em dia, bem-dispostos fisicamente e sem preocupações financeiras é o sonho da maioria das empresas.
Sabemos que a motivação e produtividade no trabalho estão relacionadas com o bem-estar mental, físico e financeiro. Portanto, as empresas precisam se mexer para promover esses pilares, então saiba como, abaixo!
Como criar um programa de bem-estar nas empresas?
Vamos ensinar um passo a passo para todos os RHs criarem um programa de bem-estar aos funcionários. Confira!
Passo 1: mobilização
O primeiro passo é a mobilização por parte do RH, ou seja, incentivar a mudança em toda empresa através de comunicados, questionários, pesquisas e outras formas de reunir informações sobre o bem-estar das pessoas.
Passo 2: diagnóstico
Ao levantar o máximo de informações sobre como anda o bem-estar dos colaboradores, você precisará fazer um diagnóstico para identificar o que precisa ser feito para melhorar a saúde mental, física e financeira dos profissionais.
Passo 3: definição dos responsáveis
Os setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas são os responsáveis pela iniciativa, mas nada impede de incluir outros setores nessa missão de promover o bem-estar, como o time de Marketing para divulgar as ações de bem-estar dentro da empresa.
Passo 4: priorização
Para dar início à execução das iniciativas de bem-estar, a nossa dica é a criação de um programa que cuide dos 3 pilares. Busque priorizar as principais necessidades reveladas pelos seus funcionários (passo 2).
Passo 5: planejamento
Empresas pequenas, médias e grandes podem oferecer um programa de bem-estar que cuide da mente, corpo e dinheiro dos colaboradores, mas é preciso ter um planejamento estratégico e financeiro de acordo com o perfil de cada empresa.
Passo 6: execução
Agora é hora de colocar a mão na massa e realizar as ações para promover o bem-estar aos profissionais. Podemos dar alguns exemplos de iniciativas que podem ser realizadas nessa etapa do programa, como:
- Oferta de ajuda psicológica com profissionais;
- Incentivo de atividades físicas no ambiente de trabalho, em casa ou na academia;
- Nova política de benefícios que ajudem (de fato) o salário do colaborador render mais, por exemplo, a plataforma de desconto da Allya que dá descontos em gastos diários em farmácias, cursos, restaurantes, lojas, entre outros.
Passo 7: avaliação
Não basta realizar as ações do programa de bem-estar e não medir os resultados. Avalie as iniciativas em curto, médio e longo prazo para comprovar a eficiência das ações no dia a dia.
Passo 8: melhorias
É importante ter em mente que esse programa de bem-estar implementado na sua empresa precisará de melhorias no futuro próximo ou distante, a depender dos resultados das avaliações.
Esse é o passo a passo para criar um programa de bem-estar nas empresas em 2021. Vamos colocar em prática juntos?