Há alguns anos, as empresas não pensavam em ações para promover o planejamento financeiro dos colaboradores. Mas, após a pandemia da COVID-19, uma pesquisa da Serasa e Opinion Box revelou que a renda de 34% da população brasileira entrevistada diminuiu. Além disso, o número de pessoas que recorreram a empréstimos para quitar dívidas foi de 37%, enquanto 32% fizeram acordos para negociá-las.
Por isso, hoje em dia, instruir os colaboradores como organizar as finanças é primordial para garantir maior estabilidade, foco e produtividade. Saiba mais sobre esse assunto!
O que é planejamento financeiro?
O planejamento financeiro é uma tarefa que exige organização e disciplina para realizar objetivos e sonhos em curto, médio e longo prazo.
Todo mundo precisa ter um bom planejamento das finanças se desejar sentir o bem-estar financeiro, principalmente os colaboradores.
Esse planejamento permite arcar com as próprias despesas, sentir-se financeiramente seguro em relação ao futuro e, ainda, poder fazer escolhas que permitam aproveitar a vida como desejar.
Bom, agora você sabe o que é planejamento e bem-estar financeiro, mas você sabia que esses conceitos precisam ser aplicados dentro da sua empresa? Isso mesmo! Continue a leitura.
O que é planejamento financeiro para os funcionários?
O planejamento financeiro para colaboradores é uma estratégia que ajuda-os a gerenciar melhor suas finanças pessoais. Ele envolve ações como:
- organização de orçamento;
- controle de gastos;
- estabelecimento de metas financeiras;
- criação de uma reserva de emergência;
- planejamento para o futuro, como aposentadoria ou conquistas pessoais.
Empresas podem apoiar seus funcionários nesse aspecto oferecendo programas de educação financeira, workshops, ferramentas de controle financeiro ou até benefícios como consultorias especializadas.
Isso contribui para o bem-estar dos colaboradores, bem como melhora o desempenho, o engajamento e a retenção no ambiente de trabalho.
Afinal, é preciso considerar que estamos diante de um cenário que, conforme aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 76,7% das famílias brasileiras estiveram endividadas em 2024.
Ainda, o estudo “The Employer’s Guide to Financial Wellbeing”, realizado no Reino Unido com mais de 10 mil trabalhadores entre 2020 e 2021, revelou que funcionários com dívidas ou preocupações financeiras tendem a produzir, em média, 15% menos que seus colegas.
Essas dificuldades podem resultar em falta de foco no trabalho, queda na produtividade, aumento do risco de acidentes de trabalho e maior probabilidade de pedidos de demissão.
Portanto, essa é a chance das empresas mostrarem que os funcionários podem contar com elas para se livrarem do endividamento e planejarem melhor suas finanças.
Como incentivar o planejamento financeiro dos funcionários?
Chegamos na melhor parte: ações de bem-estar financeiro para promover dentro da sua empresa.
Até porque, incentivar o planejamento financeiro dos funcionários requer iniciativas que promovam educação, suporte e motivação para que eles cuidem melhor das próprias finanças.
Desse modo, algumas estratégias eficazes incluem:
1. Programas de planejamento financeiro
Já pensou em criar um programa de planejamento financeiro para incentivar o bem-estar dos seus colaboradores? Essa iniciativa é sensacional!
Portanto, monte um calendário anual com palestras, debates, fóruns e grupos de discussão para conversarem com os profissionais e tirarem todas as dúvidas sobre finanças pessoais.
2. Estudo sobre o comportamento financeiro
Você sabe quais são os principais gastos dos seus colaboradores? Será que eles têm dívidas e precisam de ajuda?
Se você não soube responder essas perguntas, então corra para fazer uma pesquisa (pode ser anônima) para identificar o comportamento financeiro dos seus funcionários.
3. Divulgue materiais sobre educação financeira
Use as redes sociais, e-mail, painéis e outros meios de divulgação da empresa para promover conteúdos sobre educação financeira e, até mesmo, guias de como fazer planejamento financeiro eficiente.
De fato, essas dicas simples sobre economia podem auxiliar nas tomadas de decisões referentes ao dinheiro que ganham.
4. Forneça benefícios eficientes e que ajudem a economizar
Sem dúvida, os benefícios corporativos sempre foram vistos pelos funcionários como meios de economia nas despesas do dia a dia.
Então nada mais justo do que oferecer benefícios que façam o profissional economizar em seus gastos, como a plataforma da Allya que oferece descontos exclusivos em mais de 30 mil parceiros por todo Brasil.
5. Disponibilize uma planilha prática de organização financeira
Ofereça aos colaboradores uma planilha simples e personalizável, e permita que eles ajustem os dados conforme sua realidade financeira. Essa ferramenta pode ser o ponto de partida para que comecem a organizar suas finanças.
6. Apresente aplicativos que auxiliem na gestão financeira
Incentive o uso de ferramentas digitais acessíveis no dia a dia, como aplicativos de controle de despesas e planejamento financeiro. Afinal, eles tornam a organização do dinheiro mais prática e eficiente.
Quais os benefícios do planejamento financeiro para a empresa?
Investir no planejamento financeiro dos funcionários é uma ação de responsabilidade social, bem como uma estratégia que impacta positivamente o desempenho e os resultados da organização.
Afinal, o planejamento financeiro dos colaboradores garante uma série de benefícios diretos e indiretos para a empresa. Para exemplificar, listamos os principais abaixo:
- Aumento da produtividade: colaboradores com uma vida financeira equilibrada tendem a se concentrar melhor nas tarefas. Afinal, evitam distrações causadas por preocupações financeiras;
- Redução de absenteísmo e turnover: problemas financeiros podem levar a faltas, atrasos e até pedidos de demissão. Ao promover o bem-estar financeiro, a empresa contribui para reduzir essas ocorrências;
- Melhoria do clima organizacional: colaboradores menos estressados e mais satisfeitos com sua situação financeira tendem a trabalhar de forma mais colaborativa;
- Maior engajamento e lealdade: ao demonstrar preocupação com o bem-estar financeiro dos colaboradores, a empresa aumenta o senso de valorização, o que promove maior comprometimento e retenção de talentos;
- Redução de custos com acidentes de trabalho: funcionários sob pressão financeira podem estar mais propensos a cometer erros. Com um planejamento financeiro adequado, é possível diminuir esses riscos e os custos associados;
- Fortalecimento da imagem da empresa: empresas que se preocupam com o bem-estar dos colaboradores são mais atraentes para talentos do mercado e melhor vistas por parceiros e clientes.
Quais os riscos para as empresas que não oferecem planejamento financeiro aos funcionários?
Segundo a pesquisa da Creditas e o Ibope Inteligência, a falta do bem-estar financeiro gera um impacto negativo na motivação no trabalho e engajamento do colaborador. Isso pois 26% dos trabalhadores se sentem mais desmotivados e 10% confessam que a concentração mental nas atividades fica prejudicada.
Sim, os riscos das empresas que não incentivam o planejamento e o bem-estar financeiro são altos e podem gerar perdas de talentos, aumento do turnover, entre outros problemas que nenhuma empresa gostaria de ter.
Quais os benefícios do planejamento financeiro para os colaboradores?
O planejamento financeiro transforma a vida pessoal do colaborador e reflete positivamente em sua performance no trabalho. Por isso, entre os benefícios da ação para os funcionários estão:
Redução do estresse e da ansiedade
Organizar as finanças proporciona maior segurança e tranquilidade, bem como diminui as preocupações com dívidas e contas a pagar.
Maior controle sobre a vida financeira
Com planejamento, o colaborador entende melhor sua situação financeira, consegue controlar gastos e evitar endividamentos desnecessários.
Capacidade de alcançar metas e sonhos
Economizar e planejar possibilitam realizar objetivos como comprar um imóvel, fazer uma viagem ou investir em educação.
Construir uma reserva de emergência
Ter uma reserva financeira permite lidar com imprevistos, como despesas médicas ou consertos, sem comprometer o orçamento.
Melhora na qualidade de vida
Com as finanças organizadas, o colaborador tem mais liberdade para aproveitar momentos de lazer e investir em seu bem-estar.
Planejamento para o futuro
O colaborador se sente mais preparado para objetivos de longo prazo, como aposentadoria. Com o objetivo, é claro, de garantir segurança financeira em todas as fases da vida.
Aumento da autoestima e confiança
Saber gerenciar o dinheiro traz um senso de realização e autonomia, bem como fortalece a confiança do colaborador em suas decisões financeiras.
Incentive o planejamento financeiro dos seus colaboradores!
Invista em ações que incentivem o planejamento financeiro na sua empresa. Descubra como programas, ferramentas e benefícios podem melhorar a produtividade, reduzir custos e fortalecer a retenção de talentos.
Então, vamos colocar um planejamento financeiro para os seus colaboradores em prática? Já sabe que pode contar com a Allya para promover o bem-estar financeiro na sua empresa, né?