Sabia que ações de educação financeira implementadas na empresa podem motivar os colaboradores e aumentar a produtividade no trabalho? Isso mesmo! Por isso, nós da Allya vamos contar como realizar práticas que auxiliam os colaboradores a administrarem melhor suas finanças. Saiba mais a seguir!
Afinal, quando o funcionário está com a vida financeira em dia, a concentração e a qualidade das entregas de trabalho tendem a aumentar.
O que são ações de educação financeira?
Apesar das ações de educação financeira serem ainda pouco desenvolvidas nas empresas, o bem-estar financeiro dos colaboradores já vem sendo abordado como uma das principais tendências para o RH .
Por isso, já existem diversas ações que podem ser realizadas pelas empresas com o propósito de melhorar a vida financeira dos seus funcionários e ter retornos positivos para a companhia.
Sendo assim, as instituições que não realizarem ações voltadas sobre a educação financeira para o trabalhador podem sofrer com quedas de produtividade, maior rotatividade de profissionais, Clima Organizacional ruim, entre outros problemas.
Como implementar ações de educação financeira?
Mas como inserir práticas voltadas à educação financeira dos colaboradores dentro da empresa? Nós vamos te ajudar com este passo a passo, logo abaixo:
- Faça da educação financeira dos funcionários uma prioridade
Coloque a educação financeira na lista de prioridades do RH. Como dissemos, poucas empresas se preocupam com a relação dos trabalhadores com o dinheiro, então é preciso fazer diferente a partir de agora!
É preciso pensar diferente e começar a levar a sério esse assunto que pode se tornar um grande problema na empresa, se você não der a devida atenção que merece.
- Avalie o perfil financeiro dos profissionais
Mudada a mentalidade da equipe de RH e de todos da empresa a respeito da importância desse assunto, agora é hora de identificar o perfil financeiro dos seus colaboradores.
Faça uma pesquisa de bem-estar financeiro para descobrir se a empresa possui funcionários endividados, mais equilibrados, que apenas conseguem pagar as contas ou que estão realizando pequenos investimentos.
- Inicie o planejamento das ações
Neste passo, é preciso iniciar o planejamento das ações sobre educação financeira conforme os diferentes perfis que surgiram na pesquisa de bem-estar financeiro.
Reúna a equipe de Recursos Humanos para identificar quais as possíveis práticas podem ser realizadas, como a criação de um Programa de Educação Financeira, Pacote de Benefícios Financeiros, entre outras ações.
- Comece a colocar em prática
Passado o planejamento, esse é o momento de começar a colocar em prática o que precisa ser feito para educar financeiramente os profissionais.
Organize workshops, cursos, palestras e consultorias sobre finanças pessoais durante o Programa de Educação Financeira.
Ofereça benefícios corporativos que ajudam o trabalhador a lidar com os gastos do dia a dia, como a plataforma de descontos da Allya que disponibiliza diversas parcerias em diferentes segmentos para o colaborador economizar.
- Analise o sucesso das ações realizadas
Meça o sucesso da implementação das ações de educação financeira na sua empresa para identificar o que deu certo e o que pode ser aprimorado.
Após um período de 6 meses, faça novamente a pesquisa de bem-estar financeiro para descobrir se os perfis dos funcionários mudaram.
Além disso, aplique uma pesquisa de satisfação sobre benefícios financeiros que foram disponibilizados para descobrir se os profissionais conseguiram economizar e lidar melhor com o dinheiro.
Agora você já sabe como implementar ações de educação financeira na sua empresa! Coloque nossas dicas em prática para ajudar os profissionais a alcançarem o bem-estar financeiro!