Como o RH pode ajudar os jovens profissionais no início de carreira a organizar a vida financeira? Nós, da Allya, buscamos as melhores dicas para quem está começando a trabalhar e vive essa fase marcada por diversas dificuldades financeiras.
Portanto, veja logo abaixo como ajudar esses recém-chegados no mercado a lidarem com as finanças!
Desafios da organização financeira no início de carreira
Todo profissional experiente possui lembranças do início de sua carreira, afinal, é um momento cheio de incertezas, possibilidades e dificuldades financeiras. Nessa época, se os RHs das empresas ajudassem seus colaboradores a terem uma relação melhor com dinheiro, com certeza vários experientes evitariam muitos problemas financeiros.
Por isso, quem está no início de carreira precisa aprender a organizar a vida financeira, e o setor de Recursos Humanos pode ser um ótimo aliado nessa jornada.
Isso porque sabemos que a educação financeira não é um tema debatido nas escolas, universidades ou em casa. Então, o primeiro contato com as finanças pessoais é no início da carreira, ao conseguir o primeiro emprego.
Esse contato inicial com dinheiro sem o conhecimento adequado sobre finanças pode ser perigoso para o bem-estar financeiro dos novos profissionais, acarretando empréstimos, no uso deliberado de cartões de crédito e o temível endividamento.
Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), devido à falta de Educação Financeira e acesso facilitado ao crédito, 12 milhões de brasileiros entre 18 e 29 anos estão inadimplentes. A vida financeira dos colaboradores é um problema das empresas?
É preciso saber que os problemas financeiros dos seus funcionários afetam, sim, o ambiente corporativo da sua empresa. Afinal, é impossível separar por completo a vida pessoal e profissional.
Podemos citar os problemas que possivelmente irão surgir na sua empresa se possuírem profissionais com problemas financeiros. Veja quais são:
- o estresse financeiro impacta no desempenho e na produtividade dos trabalhadores;
- os funcionários utilizam o tempo de expediente para resolverem as pendências financeiras, como atender ligações de cobrança, pagar contas, fazer negociações online, entre outras situações na empresa;
- o colaborador começa a buscar um novo emprego por acreditar que um salário maior e mais benefícios corporativos podem ajudá-lo financeiramente;
- o estresse financeiro pode deixar o profissional impaciente e causar mais problemas de relacionamento com a equipe;
- problemas com dinheiro prejudicam o bem-estar mental, físico, financeiro e social;
- o trabalhador pode desenvolver insônia, dores de cabeça, nervosismo e, em casos graves, depressão;
- o funcionário pode faltar no trabalho para tentar resolver suas pendências financeiras.
Como organizar a vida financeira no início da carreira?
Como apoiar os colaboradores recém-chegados no mercado de trabalho que já enfrentam situações financeiras tão delicadas? Nós temos algumas dicas que podem ser úteis na organização das finanças. Confira a seguir!
1. Aplique uma pesquisa de bem-estar financeiro
Muitos jovens profissionais não sabem que estão com problemas financeiros por não ter conhecimento sobre o assunto ou por não saber administrar muito bem seu dinheiro.
Por isso, aplique uma pesquisa de bem-estar financeiro em todos os funcionários para eles descobrirem como está a atual situação financeira.
Ao descobrirem o resultado, os trabalhadores terão noção de como andam suas finanças e poderão agir para melhorar esse cenário financeiro, principalmente quem está vivendo o início de carreira e precisará recalcular seus gastos.
2. Incentive o uso de organizadores de orçamento
É muito importante saber organizar as entradas e saídas de dinheiro no mês, mas nem sempre os funcionários sabem como realizar essa tarefa.
Então incentive o uso de recursos que ajudam no controle das finanças e a reduzir gastos, como uma planilha de orçamento mensal.
A Allya, empresa que oferece um benefício de descontos para colaboradores, disponibilizou gratuitamente uma planilha para organizar a vida financeira. Baixe-a e encaminhe para os seus funcionários!
3. Ajude os profissionais a criarem metas
As metas financeiras são ótimos índices de apoio para quem precisa organizar a vida financeira, principalmente no início de carreira.
Essas metas podem ser aplicadas para realização de sonhos, como a quitação das mensalidades da universidade, compra do primeiro carro, realizar um intercâmbio, sair do endividamento, entre outros.
Ajude os trabalhadores na criação de metas para poderem planejar e contribuir mensalmente até a realização desses objetivos financeiros.
4. Monte um programa de Educação Financeira
O RH pode montar um programa de Educação Financeira para ajudar os funcionários a organizarem suas vidas financeiras.
É possível montar um calendário anual para esse programa com atividades relacionadas à organização das finanças a cada mês.
Os jovens profissionais que vivem o início de carreira podem participar de ações exclusivas para esse público, como palestras com youtubers que falam sobre educação financeira na internet.
5. Ajude o colaborador a economizar
Assim como é bom ensinar a economizar dinheiro na teoria, a prática também precisa ser considerada pelos RHs.
Portanto, ofereça benefícios corporativos que ajudam o funcionário a economizar no dia a dia com a mudança em pequenos hábitos.
A plataforma de descontos da Allya é uma ótima opção porque gera economia em todos os tipos de gastos: farmácias, terapia online, cursos, academias, e-commerces, mercados, restaurantes, pet shops e muito mais.
6. Estimule o trabalhador a renegociar as dívidas
Como existem muitos jovens brasileiros que estão inadimplentes, então estimule esses novos profissionais a se livrarem dessas dívidas.
Procure saber quando acontecem os feirões para negociar dívidas ou limpar o nome e informe as datas para os colaboradores. Compartilhe também como usar o Saque Aniversário FGTS para pagar dívidas.
Você pode usar os canais de comunicação para avisar a todos da empresa que esses eventos são boas oportunidades para sair do endividamento e viver bem financeiramente.
7. Oriente seus colaboradores a investir na carreira
O início de carreira é o melhor momento para investir na vida profissional, já que as oportunidades de efetivação e promoção de cargos são maiores quando o funcionário melhora seu currículo e habilidades.
Portanto, oriente os novos profissionais do mercado a estudarem e se especializarem cada vez mais.
Assim, esses trabalhadores podem alcançar uma carreira promissora nos próximos anos e melhorar sua vida financeira.
RH, esperamos que você ajude os profissionais a lidarem com as finanças no início de carreira! Quer continuar lendo mais dicas sobre bem-estar financeiro nas empresas? Então assine a nossa newsletter!