Aprenda o conceito de bem-estar no trabalho e saiba como aplicá-lo!

Provavelmente, você já conheceu alguém que sofreu estresse no trabalho e precisou ficar um período afastado para relaxar e se recuperar dos problemas relacionados a empresa. Talvez até você possa ter chegado nessa situação. Isso acontece porque o conceito de bem-estar no trabalho não é aplicado por meio de ações que poderiam evitar essas situações. Entenda melhor, a seguir!

O que é o conceito de bem-estar no trabalho?

Em primeiro lugar, as empresas precisam entender o conceito de bem-estar no trabalho para poderem colocar as ações em prática no dia a dia. 

Esse conceito nada mais é do que a preocupação das empresas com o bem-estar mental, físico e financeiro dos seus colaboradores.

Por meio desses 3 pilares de bem-estar, as empresas precisam promover ações e práticas para que seus funcionários exerçam suas atividades de forma saudável, estimulante e segura.

Além de pensar na saúde mental, física e financeira dos profissionais, as empresas passaram a enxergar que a valorização do bem-estar é uma prática que colabora também para o crescimento da própria organização

Um estudo da empresa norte-americana MetLife sobre o bem-estar dos profissionais mostrou que investir nesse conceito nas empresas pode aumentar:

  • 12% o engajamento;
  • 9% a produtividade;
  • 10% a lealdade dos funcionários.

A seguir, entenda os principais pilares do bem-estar no trabalho para poder aplicar nos colaboradores da sua organização.

O que é bem-estar mental?

O bem-estar mental é o estado de estar bem consigo mesmo, ou seja, saber lidar e administrar as situações e emoções da vida, principalmente enquanto exerce as atividades no trabalho.

O que é o bem-estar físico?

O bem-estar físico é adquirido por meio de atividades e exercícios físicos combinados com hábitos e alimentação saudáveis. Desse modo, cuidar da saúde física promove mais disposição no dia a dia, inclusive no ambiente de trabalho.

O que é bem-estar financeiro?

O bem-estar financeiro é a capacidade de lidar positivamente com as finanças sem entrar no vermelho, ou seja, poder pagar as contas em dia, aproveitar a vida, realizar sonhos e poder cuidar do futuro financeiro com segurança.

Profissionais que alcançam o bem-estar financeiro conseguem ter mais foco, são mais produtivos e entregam melhores resultados no dia a dia.

Como promover o bem-estar no trabalho?

É provável que os funcionários da sua empresa estejam com dificuldades em uma ou mais áreas do bem-estar, mas é possível mudar esse cenário por meio de ações eficientes. Saiba quais são elas:

1. Ajuda psicológica

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já responsabilizou as empresas por cuidarem da saúde mental dos profissionais no trabalho.

Portanto, o setor de RH pode pensar em meios de ajuda psicológica para os funcionários, como terapia presencial ou online, aplicativos e conteúdos que auxiliem o bem-estar mental.

2. Incentivo a atividade física

O cansaço físico pode ser combatido por incentivos de atividades físicas com aulas de ginástica em determinado horário no ambiente de trabalho ou em benefícios corporativos que oferecem descontos em academias para treinos.

3. Promover autonomia financeira

O estresse financeiro é o principal gerador da baixa produtividade, falta de engajamento e aumento do turnover. Portanto, procure promover o bem-estar financeiro oferecendo conteúdos, aulas, palestras, orientações e benefícios que ajudem o colaborador a economizar.

E agora? O que o RH pode fazer para ajudar nesse conceito de bem-estar no trabalho?

Bom, você já entendeu os problemas que impedem o bem-estar no trabalho e sabe como promovê-lo, então agora é hora de agir!

Portanto, o papel do RH na mudança desse cenário é muito importante. Ajudar os funcionários a cuidarem da saúde mental, física e financeira faz bem para os profissionais e também para as empresas.

Agora é com você RH! Já sabe o conceito de bem-estar no trabalho e como aplicá-lo, então bora colocá-lo em prática!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *