Por que a orientação financeira é importante para os colaboradores?

Três em cada 10 famílias brasileiras estão endividadas no Brasil, segundo um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Brasil. Com isso o número de brasileiros preocupados com sua situação financeira cresceu, e falar sobre orientação financeira nas empresas se tornou essencial por parte das equipes de RH.

Isso porque, é bastante comum que o rendimento e a produtividade do colaborador caia quando o mesmo está preocupado financeiramente. Inclusive, o nível de estresse financeiro dos brasileiros também está em alta, aponta levantamento do Instituto FSB Pesquisa

Portanto, neste artigo, nós da Allya falamos mais sobre a importância de abordar a orientação financeira nas empresas. Além disso, destacamos os principais benefícios que as corporações podem colher através dela, bem como elas podem trabalhar o tema por programas de educação financeira. Veja abaixo!

A importância da orientação financeira nas empresas

Se você é gestor de RH, com certeza, já deve ter percebido que quando um funcionário está passando por preocupações extras, as chances do seu rendimento cair são grandes, não é mesmo?

O bem-estar financeiro com certeza é um dos fatores que mais pesa nesse caso. Afinal, 1 a cada 3 funcionários perde horas de trabalho para resolver seus problemas financeiros, segundo a pesquisa “Employee Financial Wellness Survey”

Esses impactos negativos na vida do colaborador podem acontecer porque a educação financeira ainda é um tema bastante delicado, e nem sempre as pessoas gostam de falar sobre dinheiro

Entretanto, a educação financeira pode ser o ponto-chave para reduzir os índices de afastamentos e absenteísmo nas organizações. Aliás, pode ser um fator determinante para trazer equilíbrio, ganho de desempenho e principalmente produtividade por parte do colaborador. 

Sem dúvidas, ganhar conhecimento sobre o tema na própria organização pode trazer mais equilíbrio para a vida financeira dos funcionários. Assim como torná-los mais motivados para desempenhar as tarefas do dia a dia. 

A boa notícia é que cada vez mais as empresas estão se conscientizando disso! Alguns departamentos de RH já estão investindo em programas que auxiliam o colaborador a lidar com seu próprio dinheiro. Bem como colhendo bons resultados a partir da prática por notar colaboradores mais felizes e produtivos. 

Benefícios de trabalhar a orientação financeira nas empresas

A orientação financeira pode trazer benefícios às corporações devido à melhora do bem-estar geral do colaborador. Por isso, selecionamos alguns benefícios que a prática pode trazer. Dentre os principais, estão:

  • a orientação financeira promove melhores hábitos em relação ao dinheiro;
  • traz bem-estar mental, físico e financeiro ao colaborador;
  • permite que o colaborador escolha melhores práticas financeiras no dia a dia;
  • diminui os números de afastamentos para resolução deste tipo de problema;
  • o colaborador se torna mais produtivo e motivado para desempenhar suas funções;
  • melhora a gestão de tempo e de dinheiro por parte do colaborador.  

Como as empresas podem ajudar? 

As empresas podem ajudar na orientação financeira dos trabalhadores. Embora a missão de promover educação financeira para conscientização dos funcionários seja algo novo, as organizações estão notando benefícios quando desenvolvem programas específicos sobre o tema na própria empresa.  

A falta de conhecimento em relação ao uso do dinheiro, por exemplo, é o principal ponto a ser trabalhado. Isso porque é a falta dele que faz com que as pessoas gastem mais do que podem, ou então escolham métodos de pagamento pouco eficazes e transformem a dívida, em algo ainda muito maior.  

Um programa de educação financeira para os funcionários, portanto, é sempre bem-vindo. Esse programa pode conter palestras educativas, webinars, treinamentos, sessões de coach, por exemplo, além de uma estruturação que realmente seja eficaz e faça diferença na estratégia de manter o colaborador motivado.

Vale destacar que é necessário entender que o problema da educação financeira no Brasil não é culpa do trabalhador, mas, sim, um reflexo de um problema social do nosso país. Neste caso, diversas questões podem ser trabalhadas pela equipe de RH, como: 

  • fazer uma pesquisa de satisfação financeira;
  • realização de palestras sobre finanças pessoais, aposentadoria, planos de previdência privada e outros temas financeiros;
  • desenvolvimento de cursos de investimentos para colaboradores;
  • campanhas voltadas para a conscientização, mudanças de hábitos e costumes em relação ao dinheiro;
  • oferecimento de benefícios como a Allya, capaz de incentivar a economia em todos os gastos e estimular a busca pelo bem-estar financeiro dos funcionários e seus familiares. 

Vale destacar que toda boa educação financeira deve ser trabalhada como uma responsabilidade social da organização. Além disso, é muito importante que a empresa tenha uma boa saúde financeira para servir de exemplo.

Outro ponto importante é que um bom programa de educação financeira é aquele estruturado conforme as necessidades da empresa e dos seus colaboradores. Além disso, é preciso considerar fatores como o tempo, método de ensino, material de apoio e também a disponibilidade dos colaboradores como ponto principal para surtir efeito. 

Portanto, se o RH da sua empresa deseja desenvolver o tema com os trabalhadores, vale a pena ficar atento a questões como estas acima antes de iniciar o projeto.

Efeitos positivos do programa de orientação financeira

A orientação financeira tem um impacto positivo sobre a vida do colaborador, bem como sua relação com o trabalho. 

As questões financeiras podem interferir negativamente na qualidade de vida do funcionário e também trazer prejuízos para a empresa em que trabalha, como a falta de rendimento ocasionada pelas preocupações vividas pela situação econômica.

A falta de educação financeira é uma questão cultural do país e pouco trabalhada  pelas organizações. Dessa forma, pensar em maneiras de contornar a situação e trazer mais orientação financeira aos trabalhadores pode ser a chave que esteja faltando para motivá-los e torná-los mais produtivos!

Tudo isso, no entanto, pode ser colocado em prática a partir de um programa de educação financeira bem estruturado pela equipe de RH, bem como a adesão de benefícios corporativos financeiros que estimulam o colaborador a manter sua saúde financeira em dia. 

Gostou de saber mais sobre a importância da orientação financeira para os funcionários da sua empresa? Indique a Allya para o RH da sua instituição! Receba outros conteúdos como esse assinando a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *