O RH pode ajudar o colaborador a alcançar seus objetivos financeiros?

Neste artigo, nós da Allya, mostraremos como o setor de RH pode ajudar os seus funcionários a atingirem seus objetivos financeiros, já que muitos profissionais não sabem como lidar com as finanças pessoais, como definirem metas e como agir para alcançá-las. Saiba mais a seguir!

O que são objetivos financeiros?

Não é novidade para ninguém que a situação financeira dos brasileiros não está fácil nos últimos anos. Mas isso não quer dizer que os trabalhadores não podem ter objetivos financeiros.

Esses objetivos definem qual a finalidade que devemos dar para o dinheiro se quisermos realizar nossos sonhos. Para isso, é preciso planejamento, dedicação, paciência, mudança de hábitos e cumprimento de metas para atingir um objetivo maior. 

Objetivos de curto, médio e longo prazo

Para deixar mais claro, nós queremos dar alguns exemplos de objetivos financeiros que variam conforme o prazo estabelecido. Confira! 

  • Objetivos de curto prazo: quitar dívidas, viajar nas férias, trocar eletrodomésticos e móveis, comprar um celular novo, fazer um curso, renovar o guarda-roupa, decorar a casa, entre outros. 
  • Objetivos de médio prazo: trocar de carro, reformar ou mudar de casa, fazer uma viagem mais longa (um ano sabático, por exemplo), iniciar uma graduação, fazer um curso no exterior, abrir uma empresa, fazer um intercâmbio, entre outros.
  • Objetivos de longo prazo: comprar um imóvel, alcançar a independência financeira, se aposentar, mudar de país, pagar a faculdade dos filhos, e muito mais.

Como o colaborador pode definir seus objetivos financeiros?

Há diversas maneiras de alcançar os objetivos financeiros como funcionário. Afinal, quando o trabalhador recebe salário e benefícios corporativos, ele precisa organizar suas finanças para poder viver tranquilamente.

Mas para alcançar um objetivo financeiro, é preciso ir além de organizar a sua própria vida financeira, já que alguns objetivos não são fáceis de atingir . Além disso, acumular uma quantia significativa pode levar um certo tempo.

No entanto, o funcionário pode economizar um pouco todo mês, durante alguns anos, sem precisar fazer grandes sacrifícios financeiros. Veja como: 

1. Faça um planejamento financeiro

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo para traçar os objetivos financeiros é conhecer a situação financeira atual. Assim, o colaborador tem uma ideia geral sobre como as suas finanças estarão no futuro.

Para auxiliar nessa tarefa, existem ferramentas, softwares e aplicativos que ajudam a organizar as finanças e a montar um planejamento financeiro mensal. 

2. Estabeleça metas financeiras claras

A melhor maneira de alcançar os objetivos financeiros é estabelecer algumas metas claras para si mesmo. 

O ideal é adequar essas metas de acordo com a renda atual. Se o seu objetivo financeiro for a longo prazo, como se aposentar aos 65 anos, então é preciso determinar quanto dinheiro é necessário economizar a cada ano. 

3. Aproveite os benefícios da empresa

Os funcionários devem aproveitar ao máximo os benefícios corporativos se quiserem juntar dinheiro para realizarem suas metas financeiras.

Por isso, o RH precisa montar um pacote completo de benefícios para ajudar os profissionais a economizar para o seu futuro, como o benefício da Allya, que oferece milhares de descontos para pagar menos na conta de energia, na alimentação, nos estudos, na hora de cuidar da beleza, entre outros gastos.

4. Não tenha medo de pedir um aumento

Se o colaborador estiver com salário e benefícios em dia, então já contam com ferramentas para  alcançar seus objetivos financeiros! 

No entanto, se ele sentir que não é valorizado pelo seu esforço e dedicação, então é preciso estar disposto a pedir um aumento

Porém, pedir um aumento não é a única maneira de melhorar sua situação financeira. O trabalhador pode conversar com o RH e informar que está insatisfeito no trabalho em relação ao salário e incentivos. 

Como o RH pode ajudar? 

Muitos funcionários não sabem como alcançar seus objetivos financeiros porque não tiveram acesso à educação financeira no passado. 

Assim,, o setor de Recursos Humanos pode ajudar os colaboradores a: conquistarem uma consciência financeira, iniciarem um planejamento e utilizarem os benefícios para atingir suas metas pessoais. Saiba como, a seguir. 

1. Oferecer consultoria financeira

Como muitos dos profissionais chegam à vida adulta com pouco conhecimento sobre finanças pessoais, o número de inadimplência aumenta nessa fase. 

Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 46% dos brasileiros com idade entre 25 e 29 anos estão inadimplentes.

Sendo assim, oferecer acesso a um consultor financeiro pode ajudar todos os trabalhadores, inclusive os mais jovens, a alcançarem suas metas de longo prazo e se manterem no caminho certo. 

2. Montar um programa de Educação Financeira

Garanta que todos os seus colaboradores tenham acesso ao programa de Educação Financeira, desde os estagiários até os donos da empresa.

Para isso, monte um calendário anual com diversas ações de planejamento financeiro pessoal. Procure criar um ambiente de aprendizagem contínua para todos os membros da equipe.

É importante que os colaboradores aprendam novas habilidades e conhecimentos sobre finanças para conseguirem atingir seus objetivos financeiros, além de se tornarem mais confiantes e impactarem positivamente na produtividade e cultura da empresa.

3. Dê bom exemplo financeiro

É importante garantir que as próprias finanças da empresa estejam em ordem para causar bom exemplo e incentivar os trabalhadores a fazerem o mesmo.

Ao mostrar que a empresa está bem financeiramente, os funcionários não irão se preocupar com situações inesperadas como demissões por corte de gastos. 

Além disso, invista na formação de líderes porque os colaboradores os observam diariamente. Quando um líder mostrar o quanto é importante estabelecer objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo, os funcionários também estarão mais propensos a fazer isso.

Vantagens em ajudar os colaboradores 

Como dissemos neste texto, o RH pode ajudar os colaboradores a alcançarem seus objetivos desenvolvendo habilidades financeiras básicas, como acesso à educação financeira, incentivo ao planejamento financeiro, oferta de salário justo e entrega de benefícios financeiros.

Como resultado, podemos dizer que os profissionais trabalharão com mais eficiência quando estiverem mais conscientes do próprio futuro financeiro e da situação atual da empresa.

Além disso, os trabalhadores entenderão o papel que a empresa desempenhou para alcançarem o bem-estar financeiro. Por isso, eles estarão mais satisfeitos, motivados e engajados nas tarefas diárias . 

Agora que você descobriu como ajudar os seus colaboradores a atingirem os objetivos financeiros, assine a nossa newsletter e aprenda mais estratégias para os profissionais de RH!

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *