O que é gestão por competência? Descubra aqui, RH!

Ei, você que trabalha na área de Recursos Humanos de uma empresa, sabe o que é gestão por competência? 

Se você já ouviu falar, mas não deu muita atenção, ou ainda não conhece, então está no lugar certo. 

Nós da Allya vamos explicar tudo sobre assunto que é fundamental para os profissionais desse setor e, também, para o bem dos funcionários. Confira!

O que é gestão por competência?

Vamos começar explicando o que é gestão por competência: um processo que identifica, gerencia e desenvolve as habilidades de um colaborador.

Esse tipo de gestão busca alinhar as competências e habilidades do funcionário com os objetivos da empresa.

Normalmente, a gestão por competência é realizada pelos profissionais de Recursos Humanos, que identificam os pontos positivos e indicam o que precisa ser melhorado.

O objetivo dessa gestão é desenvolver ao máximo as competências individuais e coletivas, a fim de obter retornos assertivos para a empresa. 

Quais são os tipos de competências?

Para te ajudar a identificar as competências dos profissionais que trabalham na sua empresa, vamos citar algumas delas, abaixo:

  • Competências técnicas: conhecimentos gerais, cursos específicos, idiomas, formação acadêmica e conhecimento em programação ou linguagem de computadores.
  • Competências comportamentais: resiliência, criatividade, liderança, capacidade de negociação, saber trabalhar em equipe e ter empatia.

Como identificar as competências?

Como identificar as competências dos colaboradores? Bom, pode parecer algo difícil para alguns RHs, mas podemos dizer que é mais fácil do que você imagina. 

O primeiro passo é a realização de avaliações para enxergar as competências técnicas e comportamentais dos funcionários.

Portanto, procure aplicar questionários sobre competências, habilidades e atitudes dos profissionais para obter resultados importantes para o colaborador e para a empresa.

Por que a gestão por competência é importante?

Vamos mostrar que realizar a gestão por competência é muito importante para sua empresa. Veja:

  • Aumenta a produtividade

Ao identificar as melhores habilidades do funcionário e oferecer as atividades compatíveis com elas, a produtividade irá aumentar e a execução será realizada com qualidade. 

  •  Valoriza o capital humano

Ao estimular as competências do colaborador, a empresa mostra a valorização pelo capital humano e, consequentemente, os profissionais se sentem mais motivados e satisfeitos no trabalho

  • Melhora o ambiente corporativo

Quando os colaboradores se sentem valorizados e estimulados, o ambiente corporativo tende a ser mais leve, menos competitivo, mais colaborativo e saudável.

  • Metas alcançadas

Se os funcionários estão motivados e mais produtivos, então as chances de bater as metas e alcançar os objetivos do setor são altas. 

  • Diminui o turnover

Sabemos que existem vários motivos que fazem os profissionais continuarem em uma empresa, mais um deles é valorização e motivação (ações geradas pela gestão por competência), então é provável que esses colaboradores permanecerão na empresa. 

  • Desenvolvimento profissional

Ao estimular e incentivar os funcionários a desenvolverem suas competências, a procura pela capacitação profissional é influenciada e o interesse pelos estudos aumenta. 

Afinal, se somos bons em algo, então queremos sempre dar o nosso melhor, não é mesmo?

Como realizar a gestão por competência na sua empresa?

Agora vamos para a prática! Após entender o que é a gestão por competência, quais são, como identificá-las e seus benefícios, então é hora de executar!

Primeiro, faça um diagnóstico para descobrir o que está sendo feito pelo RH para gerir as competências dos colaboradores.

Após os resultados das análises das práticas do setor, organize as competências essenciais para cada cargo, as remunerações ideais, os tipos de recrutamentos por competências e as avaliações de desempenho que devem ser feitas regularmente.

Depois de saber o que é gestão por competência, você acha que precisa implementar esse tipo de gestão na sua empresa? Conte nos comentários!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *