Março Lilás: a importância de falar sobre câncer do colo de útero na empresa

O câncer de colo de útero é um dos que mais mata mulheres no mundo. Por isso, neste artigo, falaremos sobre a campanha Março Lilás, criada para conscientizar as mulheres sobre a importância de se cuidar e fazer os exames preventivos.  

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), revelam que no Brasil essa doença é a terceira mais incidente. Cerca de 17 mil novos casos são esperados só em 2023, e por isso o terceiro mês do ano possui essa importante missão. 

Vale destacar que a conscientização só acontece com o compartilhamento de informações relevantes. Por isso, exigem estratégias de incentivo da própria sociedade e das instituições privadas, já que muitas mulheres passam mais tempo no trabalho do que em casa. 

Abaixo, nós da Allya explicamos melhor o que é a campanha Março Lilás, assim como a importância dela para o bem-estar feminino. Acompanhe!

O que é o Março Lilás?

Março Lilás é uma campanha feminina organizada no terceiro mês do ano, que visa conscientizar as mulheres sobre o câncer de colo de útero, uma doença grave e que afeta diretamente a saúde feminina. 

O mês de março foi escolhido por ser o mês voltado às mulheres, principalmente por conta do dia 8 do mês, o Dia Internacional da Mulher. 

Além disso, a campanha ganha a cor lilás em alusão ao movimento sufragista, uma movimentação social e política que surgiu na Inglaterra no final do século XIX e que buscava o direito ao voto para as mulheres. A cor rosa e branco foram os destaques das ações.

👉 Cuide do bem-estar da mulher no ambiente de trabalho

A importância de falar sobre o câncer de colo de útero

Assim como outras campanhas de saúde durante o ano, o Março Lilás representa a importância de falar sobre o câncer de colo de útero para as mulheres. 

Embora exista a campanha do Outubro Rosa, voltada ao combate do câncer de mama, a campanha do mês de março visa reforçar a importância do exame preventivo para a descoberta precoce da doença no útero.

Além disso, desenvolve ações para quem já passou ou passa por ela, já que a sua descoberta afeta as mulheres em diferentes sentidos. 

Nesse caso, podemos citar tanto o bem-estar mental, bem-estar físico e também o bem-estar financeiro, já que 48,7% das muitas mulheres hoje são chefes de família, segundo estudo publicado pelo Grupo Globo.

Portanto, muitas mulheres ao descobrirem a doença podem passar por insegurança financeira, já que elas provêm a renda familiar. Sendo assim, o apoio criado pela campanha é fundamental. 

👉 Saiba como organizar as despesas do início do ano!

Sintomas do câncer de colo de útero

Esse tipo de câncer é bastante silencioso e possui o HPV (Papiloma Vírus Humano) como a principal causa para o seu desenvolvimento. 

Dentre os principais sintomas estão: dores na região pélvica, sangramento após relação sexual, corrimentos com cor e cheiro diferentes e também alterações no ciclo menstrual. 

Embora não exista uma forma de evitar o desenvolvimento do câncer de colo de útero, alguns fatores de risco podem contribuir, sendo possivelmente evitáveis. Dentre eles estão: 

  • início precoce da atividade sexual;
  • relação sexual desprotegida;
  • más condições de higiene;
  • histórico familiar;
  • não realizar o exame Papanicolau, anualmente.

Por isso, essa campanha possui o foco em ajudar as mulheres a identificar os sintomas, assim como a busca pelo tratamento prévio para aumentar as chances de cura.

Campanha Março Lilás nas empresas

A participação das mulheres no mercado de trabalho já é uma realidade há muitos anos, principalmente na liderança feminina. Portanto, realizar campanhas de saúde feminina como o Março Lilás nas empresas é um ponto positivo para ajudar nessa conscientização. 

Vale lembrar que as empresas exercem um papel social importante, visto que muitas mulheres estão no mercado de trabalho exercendo as suas funções.

Dessa forma, quanto mais as organizações se tornarem engajadas no bem-estar feminino, mais elas contribuem para o tratamento e prevenção das doenças e, consequentemente, na redução dos afastamentos. 

Assim como as campanhas Janeiro Branco e Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, a Março Lilás precisa entrar no calendário da equipe de RH

Além disso, a equipe também pode promover eventos e ações internas para os colaboradores com foco nesta conscientização, como mostramos a seguir: 

  • brindes relacionados ao autocuidado;
  • usar a identidade visual da campanha na comunicação interna;
  • promover palestras e diálogos com profissionais da área na empresa;
  • usar de benefícios corporativos com assistência médica para incentivar check-ups anuais; 
  • dar suporte psicológico às colaboradoras que estão passando pela doença. 

💡Veja o calendário de programa de Educação Financeira

O que o RH pode fazer pelo bem-estar feminino?

Como o setor de RH pode ajudar efetivamente as mulheres da empresa? Nesse cenário, os integrantes dessa área podem buscar por benefícios corporativos que afetem o bem-estar mental, físico e financeiro das trabalhadoras. 

A Allya, por exemplo, é um ótimo benefício corporativo que pode ser um dos incentivos da campanha Março Lilás. 

Esse benefício corporativo disponibiliza uma plataforma de bem-estar financeiro que, entre outras soluções, oferece descontos em produtos e serviços para o bem-estar físico (academia, alimentação, farmácia, laboratórios), bem-estar mental (terapia online, spas e terapias holísticas), colaborando efetivamente para o bem-estar financeiro nessa fase. 

Afinal, esses tipos de bem-estar são impactados pela doença e precisam de ações efetivas que tragam mais qualidade de vida em geral. 

Além de conscientizar, educar e orientar as colaboradoras é também essencial dar suporte para caso elas passem pelo diagnóstico positivo da doença. 

A descoberta do câncer é algo impactante, assim como seu tratamento. Portanto, a empresa pode e deve atuar diretamente no processo de oferecer bem-estar às pessoas.

Reforce a importância dos hábitos mais saudáveis como os benefícios da plataforma. Ofereça mais segurança financeira para as mulheres poderem passar por esse processo de forma mais tranquila. 

Agora que você sabe o que é a campanha Março Lilás, assim como sua importância para as colaboradoras, conte com a ajuda da Allya para desenvolvê-la na empresa. Assine também a nossa newsletter para ler mais conteúdos como esse!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *