Conheça as green skills e desenvolva as habilidades dos colaboradores!

Nos últimos anos, houve um notável crescimento nas oportunidades de emprego que demandam as tão faladas green skills, em português, habilidades verdes. Caso você ainda não esteja por dentro do assunto, é hora de se atualizar. 

Conforme o relatório Global Green Skills 2022, do LinkedIn, a presença de profissionais com habilidades voltadas para a sustentabilidade aumentou em impressionantes 38,5% entre 2015 e 2022, e a previsão é que essa tendência continue em crescimento. Com isso em vista, nós da Allya contaremos tudo sobre elas, a seguir!

O que são as green skills?

As green skills são consideradas capacidades, conhecimentos ou aptidões que indivíduos buscam desenvolver para contribuir para a construção de uma sociedade sustentável.

Essas habilidades estão ligadas ao crescimento do ESG (Environmental, Social and Governance), que se refere à capacidade das empresas de gerar valor econômico por meio de práticas conscientes e responsáveis de gestão sustentável.  

As principais habilidades verdes

As green skills são cada vez mais valorizadas pelas empresas em diversas áreas de atuação e setores econômicos. Saiba quais são as competências mais procuradas pelas instituições:

1. Sustentabilidade ou Desenvolvimento Sustentável

Essa green skill envolve a capacidade de avaliar e implementar práticas sustentáveis em diferentes setores. Nela, a compreensão dos impactos ambientais, sociais e econômicos das atividades humanas, bem como a habilidade de desenvolver estratégias para mitigá-los, são elementos essenciais.

2. Orientação de Segurança Ocupacional e Saúde 

Essa habilidade é importante em várias áreas, abrangendo a aplicação de medidas de segurança ocupacional e de saúde para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro.

👉 8 dicas para as empresas combaterem a dengue no trabalho!

3. Energia Renovável

O conhecimento em tecnologias de energia renovável, como solar e eólica, é cada vez mais valorizado. Isso inclui competências técnicas para instalação, manutenção e reparo de equipamentos, além de habilidades de gestão para acompanhar projetos de energia renovável.

conta de energia

4. Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EHS)

Da mesma forma, essa green skill engloba o entendimento das normas e regulamentações ambientais e de segurança no local de trabalho, bem como a capacidade de criar e implementar políticas bem-sucedidas nessa área.

5. Reciclagem

Essa habilidade diz respeito à gestão e redução do impacto ambiental dos resíduos gerados pelas organizações. Inclui conhecimentos sobre diferentes tipos e técnicas de gestão, bem como a capacidade de implementar soluções sustentáveis para reduzir, reciclar e reutilizar detritos.

🪴 Junho verde: 8 ideias para o RH tornar a empresa mais sustentável

Como o RH pode ajudar o colaborador a desenvolver as habilidades verdes?

É importante que o RH ajude os funcionários a desenvolverem as green skills para contribuir com o meio ambiente e tornar a empresa mais relevante no cenário corporativo atual. Veja como: 

  • avaliar e implementar práticas sustentáveis na empresa, compreendendo os impactos ambientais, sociais e econômicos das atividades;
  • conhecer as tecnologias de energia renovável, como solar ou eólica, para explorar oportunidades de redução do impacto ambiental e custos energéticos;
  • compreender as normas e regulamentações ambientais e de segurança, garantindo que as operações estejam em conformidade e promovendo um ambiente de trabalho saudável e seguro;
  • promover práticas éticas e responsáveis, considerando os impactos sociais e ambientais das atividades e desenvolvendo estratégias para minimizá-los;
  • gerir e reduzir o impacto ambiental dos resíduos gerados pelas operações, implementando soluções sustentáveis de redução, reciclagem e reutilização;
  • oferecer benefícios relacionados aos recursos de energias não renováveis, como a plataforma de bem-estar financeiro da Allya que disponibiliza desconto na conta de energia.  

Agora você sabe o que são e como desenvolver as green skills dos colaboradores para favorecer o meio ambiente. Assine a nossa newsletter para receber mais dicas sobre Recursos Humanos, bem-estar financeiro e benefícios corporativos!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *