Gestão humanizada: o que é e como o RH pode aplicar no seu setor?

Atualmente, as empresas estão concentrando os seus investimentos visando produzir mais e ter mais resultados para o negócio. Até aí, tudo bem. Mas como conseguir esses dois objetivos e ainda realizar uma gestão humanizada no setor de Recursos Humanos? Nós da Allya explicaremos tudo sobre esse assunto, a seguir! 

O que é gestão humanizada?

A gestão humanizada é uma forma de administrar equipes focando no bem-estar dos colaboradores. Isso significa que, apesar de usar recursos tecnológicos e avançados para aumentar a produtividade e trazer resultados para o negócio, a gestão precisa atender os desejos, dificuldades e expectativas dos trabalhadores.

Desse modo, a empresa alcança as metas desejadas e ainda desenvolve um ambiente mais agradável e saudável, sem perder o foco no capital humano (pessoas).

Além disso, esse tipo de gestão cria um elo de confiança melhorando as relações entre líderes e liderados, igualando os propósitos entre empresa, profissionais e seus líderes.

Gestão humanizada no RH

A única área das empresas que possui o principal foco no bem-estar dos colaboradores é o setor de Recursos Humanos. Afinal, os profissionais desse departamento utilizam um conjunto de técnicas e ações para impactar os trabalhadores.

Sendo assim, a gestão humanizada nessa área ajuda a atender a individualidade das pessoas colaboradoras, construindo espaços ainda mais diversos e inclusivos.

Portanto, os profissionais de RH precisam criar ações e colocá-las em prática para aumentar a satisfação, motivação e engajamento entre os funcionários, tornando o ambiente mais prazeroso e harmônico.

Como o RH pode realizar uma gestão humanizada?

De fato, a gestão humanizada melhora o desempenho da empresa e a satisfação dos funcionários. Por isso, mostraremos como o RH pode fazer esse tipo de gestão, visando o crescimento do negócio e o bem-estar dos profissionais. Confira!

1. Adote novos modelos de trabalho

Visando a qualidade de vida dos empregados, o RH pode adotar novos modelos de trabalho, como home office, sistema híbrido, Anywhere Work, nômade digital, entre outros.

Para isso, será necessário organizar melhor os processos, estratégias, estruturas e tecnologias, conforme as necessidades dos colaboradores.

2. Estimule a flexibilidade 

Procure incentivar a flexibilidade das jornadas diárias dos profissionais para que todos consigam produzir e trabalhar da maneira e no momento que acharem melhor. 

Algumas empresas ainda podem criar algumas normas para haver equilíbrio na hora de escolher o horário de trabalho, como estipular 2 horários diferentes para realizar a jornada de trabalho.

3. Crie processos de seleção mais humanizados

Os processos seletivos precisam ser mais humanizados e inclusivos durante essa gestão. Portanto, o RH precisa criar um plano estratégico para construir boas relações com os candidatos e futuros colaboradores.

Além disso, é sempre importante alinhar as expectativas do funcionário com a instituição e utilizar uma linguagem adequada e empática para gerar uma relação de maior confiabilidade. 

4. Foque na saúde mental dos colaboradores

A saúde mental no ambiente corporativo precisa ser cuidada por profissionais que realizam uma gestão humanizada, na prática.

Por isso, é hora de colocar em ação alguma estratégia para cuidar do bem-estar mental dos seus funcionários, como oferecer terapia online, falar sobre saúde mental na empresa, entre outras ações efetivas.

5. Invista em políticas de incentivo e em pacotes de benefícios

Sem dúvida, a política de incentivos e os benefícios corporativos fazem parte da gestão humanizada dos profissionais de Recursos Humanos.

Portanto, é preciso identificar as realidades e necessidades de cada colaborador, visando escolher um benefício que atenda todas essas demandas.

Um benefício corporativo que atende todas as necessidades dos funcionários é a plataforma de bem-estar financeiro da Allya. Por lá, o trabalhador pode usar descontos para economizar em todos os tipos de compras, como alimentação, saúde, educação, entretenimento e muito mais. 

6. Promova diversidade e inclusão

Um dos processos da gestão humanizada é promover a diversidade e inclusão dentro da instituição. Por isso, é muito importante que o RH crie políticas de discriminação e diversidade e compartilhe com todos da empresa.

Outra forma de contribuir por um local de trabalho inclusivo é a criação de um programa de diversidade e inclusão para levar conhecimento sobre esses temas e garantir o respeito com todos os membros da organização.

7. Treine os líderes e gestores 

O RH que pratica uma gestão humanizada na empresa precisa treinar os líderes e gestores a fazerem o mesmo, se quiserem melhorar a relação das organizações com seus colaboradores.

Afinal, muito mais do que dar ordens e cobrar resultados, na gestão humanizada, o líder ou gestor tem o papel de melhorar a jornada do colaborador e desenvolvê-lo conforme as suas habilidades. 

Quais os principais benefícios de uma gestão humanizada?

De fato, ​​existem vários benefícios de uma gestão humanizada, e nós podemos provar! Abaixo, confira as principais vantagens desse tipo de gestão, a seguir:

Aumento da produtividade

Ao realizar uma gestão humanizada e ao colocar em prática ações de integração entre os profissionais, o RH consegue melhorar o convívio entre os gestores, líderes e  funcionários.

Dessa forma, as equipes mais integradas aumentam a produtividade individual e coletiva, visando o alcance de metas e objetivos da empresa. 

Retenção de talentos

Atualmente, os colaboradores buscam bem-estar e qualidade de vida como quesitos básicos para entrar e permanecer em um emprego.

Por isso, instituições que investem em uma gestão humanizada conseguem uma mão de obra cada vez mais feliz e engajada, retendo os seus talentos e atraindo mais profissionais do mercado.

Melhora o clima organizacional

Ao atender as realidades e necessidades do trabalhador, a gestão humanizada consegue tornar o clima organizacional mais confortável, leve e agradável para todos os integrantes da empresa.

Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma busca incessante de todo profissional do século 21. Por isso, o RH que deseja realizar uma gestão humanizada precisa criar uma política corporativa que respeite a jornada de horas, volume de trabalho, satisfação, qualidade de vida e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Comece já a gestão humanizada no seu RH e melhore o bem-estar dos seus colaboradores. Conte com a Allya nessa mudança! Assine também a nossa newsletter!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *