Como fidelizar colaboradores na sua empresa? Aprenda aqui!

O mercado de trabalho está em constante atualização todos os dias. Com a chegada da nova geração de profissionais e a força do home office, o setor de RH precisa encontrar formas de fidelizar os colaboradores e mantê-los motivados na empresa. 

Pensando nisso, nós da Allya iremos contar o que pode ser feito para manter por mais tempo os funcionários na instituição. Saiba abaixo! 

O que é fidelização de colaboradores? 

Apesar de muitas empresas acreditarem que a fidelização de colaboradores é o aumento de salário, existem diversas ações que vão muito mais além da oferta de dinheiro. 

A fidelização de profissionais é uma estratégia que precisa ser feita com atenção pelo departamento de Recursos Humanos, se a empresa quiser diminuir a rotatividade de trabalhadores. 

Portanto, essa estratégia visa aumentar a valorização e o reconhecimento por parte dos colaboradores através de práticas, como o objetivo de permanecer dentro da organização por um longo período. 

Por que é importante fidelizar os profissionais?

Existem diversos motivos que mostram que a fidelização e a valorização de funcionários são essenciais dentro da empresa. 

Descubra a importância de reforçar os pontos positivos da instituição para evitar pedidos de demissões. Veja:

  • Diminuição de custos com contratação e demissão

Todo profissional de RH sabe dos custos que uma contratação ou demissão gera para a organização.

Ao contratar um funcionário, a empresa gasta tempo e dinheiro com a chegada do novo colaborador na empresa. 

O mesmo acontece com a demissão, já que existem as despesas trabalhistas e os futuros gastos com uma nova contratação

Portanto, é extremamente importante ter consciência que a fidelização de colaboradores pode evitar esses custos. 

  •  Melhora da imagem da empresa

Ao se preocupar com a valorização dos funcionários e realizar ações que intensificam o desejo de permanecer na empresa, o colaborador enxerga a instituição com outro olhar.

A imagem da empresa passará a ser observada pelos colaboradores que se sentirão satisfeitos e poderão mostrar essa satisfação no dia a dia através da produtividade. 

Além disso, as chances são grandes desses trabalhadores divulgarem a empresa em suas redes sociais e compartilharem suas experiências positivas na instituição com outros profissionais do mercado, intensificando a imagem da empresa. 

  • Redução da rotatividade de funcionários

Todo RH teme a alta rotatividade de colaboradores dentro da instituição, já que custa gastos e perda de tempo para a empresa. 

É importante ter um tempo mínimo em cada cargo para evitar problemas internos, principalmente na entrega de demandas no dia a dia de trabalho. 

Portanto, ao valorizar o profissional, as chances de reduzir a rotatividade de trabalhadores são maiores. 

Por isso, crie ações de valorização e satisfação para diminuir os pedidos de demissões na sua organização.

  • Aumento da produtividade

A fidelização de funcionários interfere diretamente na produção e nas entregas do dia a dia. 

Valorizar o trabalho do profissional faz toda diferença na sua percepção criada sobre a empresa.

Sendo assim, se o colaborador possuir uma boa experiência na instituição, se sentir valorizado e ganhar o devido reconhecimento, a sua produtividade consequentemente aumenta. 

Sem dúvidas, o trabalhador reconhecido se sente mais estimulado em realizar o seu trabalho e entregar ótimos resultados para a empresa. 

  • Investimento em capacitação com retorno para o negócio

Uma das formas de fidelizar o funcionário é o investimento em capacitação profissional. 

Esse benefício entregará retornos positivos para o currículo e formação do colaborador, além de contribuir para o crescimento da empresa.

  • Mais facilidade para atrair talentos

A fidelização de profissionais facilita a atração de novos talentos para a organização. 

Ao reconhecer o trabalhador, a instituição se torna mais divulgada e reconhecida no mercado de trabalho, despertando o interesse em profissionais de alto nível.

Dessa forma, quando as vagas forem abertas será mais fácil atrair candidatos corretos para determinados cargos. 

Como fidelizar colaboradores na sua empresa?

Agora que você sabe o que é fidelização de funcionários e a importância de realizar esse tipo de ação dentro da instituição, então veja como fidelizar os profissionais com ações simples, abaixo!

1. Oferta de benefícios eficientes

O oferecimento de benefícios eficientes que fazem a diferença no cotidiano é uma forma de valorização e fidelização dos colaboradores.

Podemos destacar a oferta de benefícios financeiros que ajudam o profissional a economizar o salário e a conquistar o bem-estar financeiro

A Allya oferece esse tipo de benefício com milhares de descontos em todos os tipos de compras realizadas pelos funcionários. 

2. Cuide do Clima e da Cultura Organizacional

O departamento de Recursos Humanos possui a missão de cuidar do Clima Organizacional e da Cultura Organizacional para os trabalhadores se sentirem bem enquanto realizam suas funções.

Portanto, faça pesquisas de satisfação para entender como estão esses indicadores de RH. 

Após analisar os resultados, crie ações que melhorem esses índices para influenciar na permanência dos profissionais na empresa. 

3. Invista em comunicação interna

Os ruídos na comunicação interna podem trazer problemas na rotina dos funcionários da sua instituição.

Por isso, invista em recursos que melhorem a comunicação entre os líderes e membros da equipe para evitar falhas na comunicação.

Você pode investir em meios que possuam maior abrangência interna, como e-mails, reuniões, treinamentos, entre outros.

4. Capacitação profissional

Como dissemos, a capacitação profissional é uma das maneiras mais eficazes de fidelizar e motivar a permanência dos trabalhadores. 

Ao incentivar a realização de cursos e estudos, a empresa consegue deixar os colaboradores mais satisfeitos e, ao mesmo tempo, exige a entrega de resultados mais eficientes no trabalho.

Esse tipo de investimento também pode ser oferecido com o benefício corporativo da Allya, que oferece diversos descontos em escolas de idiomas, universidades, entre outros tipos de instituições de ensino.

5. Forme um plano de carreira

Se você sente a necessidade de reformular os cargos e salários oferecidos aos seus funcionários, então crie um novo plano de carreira.

Essa prática favorece a fidelização do trabalhador que identifica quais são as chances de crescimento dentro da empresa.

Assim, os líderes conseguem evitar os pedidos de demissão por motivos de falta de crescimento. 

Percebeu como é mais simples do que você imaginava fidelizar os colaboradores na sua empresa? Conte com a ajuda da Allya! 💖

Posts Recentes

Categorias

Amanda Miquelino

Amanda Miquelino

Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

document.getElementsByName('comment')[0].placeholder='Seu comentário aqui...'; document.getElementsByName('author')[0].placeholder='Nome (obrigatório)';