Seja onde for, a comparação é algo natural entre os seres humanos. Por isso, o método que tratamos neste conteúdo ganhou um nome específico no mundo corporativo: Benchmarking.
Você sabe o que essa metodologia representa? Sabia que ela pode ajudar até o RH? Isso mesmo! Entenda mais neste artigo que nós da Allya preparamos para você. Continue a leitura!
O que é Benchmarking?
A palavra Benchmarking, traduzida para o português, quer dizer “ponto de referência”. Ela é usada para se referir ao processo de pesquisas que compara diversos aspectos das empresas.
Essa comparação pode ser utilizada para analisar os produtos, processos e serviços que os concorrentes estão oferecendo aos consumidores.
Apesar de muitas pessoas se enganarem e acreditarem que esse método é usado para “copiar” as estratégias de outra organização, na verdade, não é bem assim.
O Benchmarking é uma estratégia para analisar, interpretar, avaliar e mensurar as informações coletadas, a fim de descobrir como elas podem beneficiar a empresa.
Sendo assim, esses dados coletados servirão de “benchmark”, ou seja, “referência” para ser usada em iniciativas que melhorem a posição da instituição no mercado.
Benchmarking pode ajudar o RH?
Sem dúvidas, o Benchmarking pode ajudar o RH da sua empresa. Afinal, essa área também possui seus desafios e precisa buscar as melhores oportunidades do mercado para superá-los. Saiba como usar essa estratégia com as dicas abaixo.
Para comparar os benefícios das empresas
É possível fazer Benchmarking para descobrir os benefícios corporativos que as empresas concorrentes oferecem. Para isso, faça buscas em sites de avaliação.
Esses sites compartilham a opinião dos colaboradores a respeito do pacote de benefícios e outros pontos sobre a empresa em que trabalham ou trabalhavam.
Também é possível descobrir quais são os benefícios oferecidos nas páginas de “Trabalhe Conosco”, redes sociais (LinkedIn, por exemplo) e entre outros.
Para comparar as estratégias de atração de talentos
O Benchmarking no RH pode também ajudar a analisar as práticas de atração de talentos utilizadas na empresa.
Procure analisar quais são essas estratégias realizadas pelas empresas do mesmo setor, em sites de vagas, por exemplo.
Essa é uma forma de comparar e ter insights para oferecer mais atrativos aos profissionais, como uma proposta salarial melhor e pacote de benefícios mais democráticos.
Para comparar as estratégias de retenção de profissionais
Quando o RH começa a perceber um aumento de pedidos de demissão dos colaboradores, é hora de fazer uma autoanálise na empresa e entender os motivos do aumento de turnover.
Use a estratégia de Benchmarking para saber o que a concorrência está oferecendo aos colaboradores, para reter talentos na sua empresa e evitar que esses profissionais vão embora da instituição.
Pratique ações que podem aumentar o engajamento e a retenção, como contratar os funcionários corretos para as vagas, fazer uma incrível integração de novos contratados, cuidar do clima organizacional e do bem-estar dos empregados no dia a dia.
Como usar as informações a favor do RH?
Use as informações coletadas pelo método Benchmarking de maneira que favoreçam o RH da sua empresa. Lembre-se que as comparações são para trazer ideias, referências e insights para o seu departamento.
Se após aplicar essa metodologia, verificar que sua empresa precisa melhorar o pacote de benefícios corporativos, então busque pelas melhores empresas de benefícios corporativos.
Uma dica para deixar seu plano de benefícios mais atraente é a oferta de benefícios flexíveis, como a plataforma da Allya que oferece descontos em diversos gastos dos colaboradores.
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