Acessibilidade digital: como o RH pode oferecer aos profissionais?

O departamento de RH da sua empresa se preocupa com a acessibilidade digital para os candidatos às vagas e os colaboradores? Se ainda não, mostraremos a importância de oferecer acessibilidade para atrair novos talentos, aumentar a inclusão e valorizar os profissionais. Confira abaixo!

O que é acessibilidade digital?

Antes de falarmos sobre acessibilidade digital, nós precisamos mostrar um dado que reforça ainda mais a importância desse termo.

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2019, havia no Brasil, naquele ano, 17,3 milhões de pessoas com deficiência em pelo menos uma de suas funções. 

Por isso, quando falamos sobre acessibilidade digital, estamos nos referindo à equidade de todas as pessoas no universo online. 

Essa equidade se trata da oferta de condições e direitos que atendam a todas as necessidades de cada indivíduo em um mesmo processo, promovendo uma participação justa e igualitária.

Por que acessibilidade digital é importante para o RH?

O papel da acessibilidade digital é incluir todos os indivíduos no ambiente online, principalmente no meio corporativo. 

Por isso, podemos mostrar como a acessibilidade é importante para o setor de Recursos Humanos

  • ajudar todos os indivíduos na busca por um emprego; 
  • proporcionar melhores experiências online aos colaboradores;
  • atrair os melhores candidatos para as vagas de emprego, de forma cada vez mais igualitária;
  • reter talentos;
  • ganhar a admiração dos clientes que prezam pela diversidade e a inclusão;
  • promover uma reputação positiva no mercado.

Como o RH pode oferecer acessibilidade digital?

Se a sua empresa está disposta a oferecer acessibilidade digital a todos os colaboradores, inclusive pessoas com deficiência, então saiba por onde começar. Veja a seguir!

1. Use recursos de acessibilidade para as candidaturas

Os responsáveis pela criação das vagas, triagem de currículos, realização de entrevistas e contratação de profissionais precisam tornar os processos acessíveis a todos. 

O primeiro passo é melhorar a acessibilidade durante a candidatura da vaga para que todas as pessoas consigam se cadastrar com facilidade. 

Busque os recursos essenciais para pessoas com deficiência poderem enviar seus currículos e poderem participar do processo seletivo.  

2. Busque soluções digitais e capacite os gestores

Segundo uma pesquisa realizada pela Vagas.com, em parceria com a consultoria Talento Incluir, 48,9% dos profissionais apontaram a falta de acessibilidade como um problema, enquanto 30,1% dos entrevistados indicaram a falta de gestores capacitados para lidar com pessoas com deficiência. 

Portanto, para que todos os profissionais possam participar dos processos seletivos, busque soluções digitais para preenchimento de testes, por exemplo.

Durante as entrevistas e dinâmicas, ofereça os recursos necessários para os colaboradores com deficiência poderem participar com isonomia, disponibilizando a presença de um tradutor e intérprete de libras. 

3. Use recursos de acessibilidade nos portais de comunicação 

Você sabia que menos de 1% dos sites e portais possuem recursos de acessibilidade? Essa informação foi captada de um estudo realizado pelo BigData Corp e o Movimento Web para Todos.

Além de ir contra a legislação brasileira, que obriga a acessibilidade nos sites das empresas, esses portais impedem a entrada de milhares de pessoas com deficiência.

Procure deixar o site e os portais de comunicação com serviços de acessibilidade a todos os profissionais.

4. Invista em um software de ponto eletrônico

Como é o controle de ponto da sua empresa? Ele oferece acesso de maneira igualitária aos colaboradores? 

Nossa dica é utilizar um software de ponto eletrônico, que armazena os dados por nuvem, oferece garantia de segurança e entrega alta acessibilidade aos funcionários. 

Gostou das nossas dicas para oferecer acessibilidade digital para os profissionais? Assine a nossa newsletter e leia mais conteúdos como esse!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *