A cada ano que se inicia, novas tendências são lançadas para o setor de Recursos Humanos. Além dessas novidades, mais alguns CEOs e Heads de RH também indicam os seus insights com base nos próximos desafios para 2023, um deles é o foco no bem-estar.
Por isso, neste artigo, nós da Allya contaremos todas as tendências apontadas por esses especialistas, mas, principalmente, o bem-estar do colaborador. Confira a seguir!
Principais tendências de RH para 2023
A primeira tendência apontada por CEOs e Heads de RH, especialistas na área, aponta o foco no bem-estar do funcionário em 2023.
Além da centralização no bem-estar, os profissionais indicaram outros pontos relevantes para o próximo ano, incluindo:
- redefinir o trabalho remoto e híbrido;
- humanizar líder e gestor;
- oferecer experiência ao colaborador;
- atrair talentos.
Conheça as principais tendências de RH para 2023! [Baixe e-book grátis]
Foco no bem-estar em 2023!
A principal tendência de RH para 2023, indicada pelos profissionais, é o foco no bem-estar geral do trabalhador.
Portanto, o bem-estar geral inclui o bem-estar mental, físico, financeiro, social e espiritual.
Dessa forma, para impactar todos os tipos de bem-estar é preciso incluir essa pauta nas reuniões de planejamento estratégico para encontrar as soluções mais inovadoras no mercado.
Inclusive, o time de Recursos Humanos pode ter problemas se não focar no bem-estar geral dos trabalhadores. Saiba mais a seguir!
Consequências negativas ao desprezar o bem-estar do colaborador
A busca constante do equilíbrio da vida pessoal e profissional é um desejo de todos os colaboradores e as empresas precisam entender e fazer parte dessa decisão.
Isso é ter o foco no bem-estar geral.
Cerca de 60 milhões de pessoas, ativas no mercado de trabalho, sofrem com alguma sequela de estresse e 32% delas têm sintomas da Síndrome de Burnout, segundo dados da International Stress Management Association (ISMA).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já fez o alerta e classificou a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, como um fenômeno ocupacional.
Portanto, as empresas precisam saber quais são as consequências negativas ao desprezar o bem-estar do colaborador. São elas:
- perda de interesse do profissional;
- queda na produtividade do colaborador;
- adoção de relações negativas no ambiente de trabalho;
- impactos no restante da equipe que tende a absorver os efeitos negativos;
- impactos financeiros na instituição.
Como focar no bem-estar geral do colaborador?
Existem algumas formas de ter foco no bem-estar geral dos funcionários. Citamos algumas delas, a seguir:
- falar sobre o bem-estar nas reuniões da organização;
- acompanhar e divulgar as campanhas de conscientização relacionadas com o bem-estar mental (Janeiro Branco e Setembro Amarelo), bem-estar físico (Outubro Rosa e Novembro Azul), entre outras campanhas;
- fazer pesquisas de satisfação com os trabalhadores;
- incentivar os profissionais a debaterem sobre qualidade de vida, estresse, depressão, síndrome de Burnout e outras doenças ocupacionais;
- oferecer um benefício que foque no bem-estar geral do colaborador, como a Allya.
A nossa plataforma de bem-estar financeiro possui, entre outras soluções, uma rede com mais de 30 mil parceiros para o colaborador economizar em diversos produtos e serviços, como terapia online (bem-estar mental), academia (bem-estar físico), passeios de lazer (bem-estar social) e muito mais.
Mantenha o foco no bem-estar geral do seu colaborador em 2023! Conte com a ajuda da Allya nessa jornada! Entre em contato conosco pelo formulário, logo abaixo! Assine também a nossa newsletter!