Mais qualidade de vida, autonomia e poder de escolha: essa é a vida da maioria dos nômades digitais que escolhem esse estilo de vida profissional. Pensando nisso, nós da Allya vamos falar tudo sobre esse modelo de trabalho que está em alta nas empresas e como o RH pode oferecer benefícios para esses perfis de colaboradores. Confira a seguir!
O que são nômades digitais?
Segundo o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen, é estimado que, até 2035, existam cerca de 1 bilhão de nômades digitais no mundo.
Quem são esses profissionais? Como trabalham? Como vivem? A princípio, a palavra “nômades” era utilizada para falar de povos antigos que não tinham uma moradia fixa e viviam indo de um lugar para o outro.
Já a expressão nômade digital emprestou esse termo para descrever profissionais que trabalham remotamente, ou seja, não precisam de um endereço fixo para exercerem suas atividades no trabalho.
Geralmente, esses trabalhadores digitais viajam constantemente, seja por algumas semanas, meses ou até anos.
Por isso, a diferença de um nômade digital de quem trabalha online em casa é que esse profissional viaja frequentemente e está em constante movimento.
Quem pode trabalhar como nômade digital?
Inicialmente, qualquer profissão que possibilite o trabalho remoto e online pode permitir que o empregado se torne um nômade digital.
No entanto, existem algumas profissões que permitem que o trabalhador se torne um nômade digital com mais facilidade, por ter um número maior de demandas. Confira alguns exemplos abaixo!
- freelancers;
- quem possui um e-commerce;
- produtor de conteúdo;
- editor de vídeos;
- fotógrafo;
- gestor de mídias sociais;
- tradutor;
- designer ou ilustrador;
- desenvolvedor;
- assistente pessoal;
- professor online;
- investidor.
O aumento de nômades profissionais nas empresas
Sem dúvidas, a pandemia de Covid-19 impulsionou ainda mais o trabalho dos nômades digitais.
Afinal, todo profissional que precisava apenas de um notebook com acesso à internet deixou o escritório, ou até mesmo a sua casa, para buscar novas experiências em outros locais.
Alguns dados de um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em 2020, revelam que cerca de 70% dos entrevistados disseram não ter apego a um imóvel fixo.
No fim de 2021, os pesquisadores do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostraram o perfil das pessoas que trabalham em esquema de home office no Brasil. Veja:
- 7,3 milhöes de trabalhadores em modelo remoto;
- 76% têm nível superior completo;
- 65,3% se declaram brancos;
- 57,8% são mulheres;
- 31,9% estão na faixa de 30 a 39 anos;
- 61,1% trabalham no setor privado.
Como oferecer benefícios para os nômades digitais?
Em um futuro próximo, o mercado em algumas carreiras vai se tornar global. Sendo assim, o RH precisa desburocratizar e oferecer benefícios flexíveis para seus colaboradores, independentemente do modelo de trabalho.
Por isso, a Allya é uma ótima dica de benefício corporativo para nômades digitais e profissionais com outros formatos de trabalho (home office, híbrido e presencial). Isso porque esse benefício oferece liberdade e personalização de acordo com a necessidade de cada trabalhador.
São milhares de descontos em todo o Brasil. Sendo assim, os colaboradores nômades podem verificar se existem locais que oferecem compras com economia próxima deles através do sistema de localização na plataforma.
Além disso, também é possível comprar em milhares de sites e e-commerces, possibilitando a compra de produtos e serviços de qualquer lugar.
Gostou dessa ideia de ter um nômade digital na sua empresa? Então indique a Allya para o seu RH. Quer ler mais conteúdos como esse? Assine a nossa newsletter e leia outros artigos!