Saber como melhorar o bem-estar financeiro dos colaboradores é essencial, se os profissionais de RH não quiserem sofrer com turnover, faltas no trabalho, desmotivação e baixa produtividade dos colaboradores. Se você é desse setor, não conhece esse tema ainda e não sabe como melhorar esse bem-estar na sua empresa, então leia esse texto até o final!
Nunca é tarde para cuidar do bem-estar dos trabalhadores! Confira o texto a seguir:
Como melhorar o bem-estar dos funcionários?
Há alguns anos, muitos RHs perceberam a importância de aprender como melhorar o bem-estar físico dos colaboradores.
Consequentemente, a procura por benefícios corporativos e descontos de parcerias em academias aumentou consideravelmente.
Já a pandemia da Covid-19 influenciou outra preocupação nas empresas: o bem-estar mental e, como resultado, aumentou a oferta de benefícios para cuidar da saúde mental dos profissionais.
Ainda bem que esse departamento está atento às mudanças e procura cuidar do bem-estar físico e mental dos colaboradores. E o bem-estar financeiro? Já parou para pensar sobre ele?
O que é bem-estar financeiro?
O bem-estar financeiro é um estado que todos os brasileiros desejam conquistar: estar com as contas em dia, aproveitar a vida e ter uma grana guardada para o futuro.
Mas, infelizmente, o cenário no Brasil é diferente, já que o número de endividados no país chegou ao maior patamar nos últimos 11 anos.
No final do ano passado, o percentual de endividados no país fechou em 66,5%, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
As causas desse endividamento são muitas: falta de educação financeira nas escolas, facilidade de crédito no mercado e ausência de políticas de benefícios corporativos eficientes nas empresas.
Por que o RH precisa se preocupar com a saúde financeira da equipe?
Assim como a área de Recursos Humanos cuida do bem-estar físico e mental dos seus colaboradores, o bem-estar financeiro também precisa de cuidados.
Muitos trabalhadores na sua empresa podem sofrer com problemas financeiros e, por isso, faltam mais no trabalho, tem preocupações com dinheiro durante o expediente, atendem ligações de cobranças e se ausentam da empresa para resolver os problemas financeiros.
Consequentemente, essas situações causam a baixa produtividade, perda de concentração, maior facilidade de cometer erros, desmotivação, desinteresse em relação à empresa, entre outras complicações no dia a dia.
Afinal, como o RH pode melhorar o bem-estar financeiro?
Esse setor pode realizar diversas ações para melhorar o bem-estar financeiro dos seus colaboradores. Como:
1. Conheça os hábitos financeiros dos funcionários
Faça pesquisas de bem-estar financeiro para entender os hábitos com relação ao dinheiro dos trabalhadores.
2. Programa de bem-estar financeiro
Leve profissionais especialistas em saúde financeira à sua empresa para ajudar, orientar e educar financeiramente os trabalhadores.
3. Marque uma reunião com cada colaborador
O RH pode conversar com cada funcionário para tirar dúvidas sobre salário e benefícios corporativos, além de ouvir as sugestões e reclamações sobre esses assuntos.
4. Conscientize financeiramente as equipes
Crie eventos, bate-papo e workshops para trocarem opiniões e debaterem sobre educação financeira entre os colegas de trabalho. Outra opção para estimular o bem-estar financeiro é compartilhar informações úteis sobre dinheiro em chats, e-mails e newsletters corporativas, por exemplo.
5. Ofereça benefícios financeiros
Existem benefícios corporativos financeiros no mercado que ajudam a melhorar a relação com o dinheiro dos colaboradores, como a plataforma de descontos da Allya.
Esse benefício oferece mais de 30 mil descontos nas compras em farmácias, academias, cursos profissionalizantes, restaurantes, delivery, lojas físicas, e-commerces, entre outras.
Quer saber como melhorar o bem-estar financeiro dos seus funcionários com o benefício de desconto da Allya? Conheça a nossa plataforma!