Dar o match perfeito entre candidato e empresa está se tornando cada vez mais desafiador. Afinal, encontrar um profissional que vai vestir a camisa da empresa (literalmente) e bater no peito com orgulho de pertencer àquela organização é o sonho de muitos RHs que querem diminuir a rotatividade na empresa. Por isso, vamos contar algumas ações que ajudam a diminuir turnover de colaboradores. Confira!
O que é e como diminuir turnover?
Antes de saber as nossas dicas que vão te ajudar a diminuir turnover, nós vamos explicar brevemente o que é essa palavra inglesa que já virou normal no vocabulário dos profissionais das empresas.
A palavra “turnover” pode ser traduzida para o português como o ato de virar, renovação, virada, troca, mudança, reversão…
Porém, no setor de Recursos Humanos, esse termo é utilizado para se referir a demissão e admissão de colaboradores em um determinado tempo dentro da organização.
Sendo assim, se o índice de turnover está alto é porque a empresa precisou cobrir as demissões com novas contratações.
Se o índice estiver baixo, então a empresa não realizou e não teve muitos pedidos de demissões.
Mas, afinal, como diminuir turnover?
Chegamos ao ponto que mais te interessa neste texto! Como diminuir a rotatividade dentro da sua empresa?
O setor de RH pode contribuir (e muito) para esse índice diminuir, então nós vamos contar algumas ações e estratégias para começar a colocar em prática já!
Ações para diminuir turnover dos funcionários
1. Reveja seu processo de recrutamento
O primeiro contato com o candidato é muito importante, já que ali você, o RH, irá sentir se o profissional tem o perfil ideal para a vaga.
Procure fazer testes, dinâmicas, entre outros meios de avaliação para dar o match com o candidato perfeito para a vaga e com a cultura da empresa. Consequentemente, você irá acertar na contratação por um longo período.
2. Estimule o interesse
Geralmente, o onboarding e as primeiras semanas são novidade para o profissional na empresa, mas isso pode acabar perdendo o encanto e gerando desinteresse, se não for estimulado.
O RH pode criar ações e estratégias para integrar realmente os colegas de trabalho com momentos de socialização, desconcentração e sem imposição, seja no ambiente físico ou remoto.
3. Crie um plano de carreira
Muitos profissionais entram na empresa e não encontram um plano de carreira claro e objetivo. Isso gera desmotivação e, possivelmente, um pedido de demissão para uma nova oportunidade.
Então o tempo e dinheiro gastos com esse novo colaborador que ficou frustrado após entrar na empresa irá gerar prejuízos e causar o temível turnover.
4. Ofereça benefícios eficientes
A rotina dos colaboradores mudou, principalmente nos últimos meses com trabalho home office e outras mudanças no mundo corporativo.
Portanto, escolha benefícios eficientes e flexíveis que geram economia no dia a dia dos trabalhadores, como benefício de desconto da Allya que possui mais de 30 mil parceiros.
5. Invista em treinamentos
Para evitar que o colaborador não gere o retorno esperado e se sinta insatisfeito, o ideal é fazer um treinamento para passar todos os conhecimentos necessários para integrar e valorizar o funcionário.
Se o profissional for bem treinado e progredir em todas as etapas, então dificilmente ele sairá da empresa em um curto período de tempo. Por outro lado, a empresa não precisa gastar com outra contratação que irá demandar outro treinamento, mais tempo e perda de produtividade.
6. Melhore o clima organizacional
Geralmente, o clima no ambiente de trabalho é uma das principais causas de pedidos de demissão.
Sendo assim, o RH precisa investir em melhorias, canais de comunicação, cultura de feedbacks, entre outras ações que eliminam o climão na empresa.
E aí? Gostou das nossas dicas para diminuir turnover de colaboradores? Já sabe que pode contar com a Allya para deixar os benefícios mais eficientes e flexíveis, né?