Duas novidades no mundo corporativo merecem o nosso destaque: upskilling e reskilling. Você sabe o que essas palavras significam? Nós da Allya contaremos tudo sobre esses termos, que serão usados cada vez mais dentro das empresas. Confira a seguir!
Upskilling e reskilling: o que são?
O relatório Future of Jobs, do WEF (World Economic Forum), publicado no final de 2020, revelou uma realidade desafiadora sobre as trocas de empregos, surgimento de novas habilidades e novos meios para reter talentos.
Essas mudanças surgiram devido aos impactos causados pela pandemia da Covid-19, desde então, os termos upskilling e reskilling começaram a ser apontados como o futuro do mercado de trabalho.
Mas o que essas palavras significam? A tradução desses termos ingleses, upskilling é requalificação e reskilling é qualificação, em português.
- Requalificação: ensinar novas habilidades aos funcionários atuais para ocuparem novos cargos dentro da mesma organização.
- Qualificação: ensinar habilidades mais específicas e avançadas aos colaboradores, ou seja, incentivar o avanço em suas carreiras para a empresa fechar as oportunidades em aberto.
Principais mudanças no mercado de trabalho
Para entender os motivos do upskilling e reskilling estarem em alta, precisamos destacar as principais mudanças causadas no mundo corporativo, hoje em dia e em breve. Veja abaixo:
- Treinamento de novas habilidades: principalmente das soft skills (habilidades comportamentais), como trabalho em equipe, dinamismo, paciência e assertividade.
- Treinamento contínuo: estratégia para aprimorar um funcionário dentro da empresa ao invés de recrutar um novo profissional.
- A criação de empregos irá diminuir: o cenário do mercado do trabalho no futuro poderá mudar drasticamente, já que muitas funções serão realizadas por máquinas.
- Funcionários precisam de requalificação: o desaparecimento de alguns cargos indicam que os profissionais afetados precisam buscar uma requalificação para poderem seguir nas áreas de maior procura.
Qual o papel do RH?
A requalificação e a qualificação são essenciais para qualquer instituição após as transformações que aconteceram no mundo nos últimos tempos, além das novidades que estão por vir.
O mercado de trabalho está em constante evolução, o que levou diversas instituições a realizarem mudanças muito rápidas e dinâmicas, mostrando que os métodos tradicionais de gestão de pessoas não funcionam como antigamente.
O que o RH pode fazer para ajudar? Confira algumas dicas:
- Mapear as habilidades dos seus funcionários para entender se estão relacionadas com os objetivos da organização;
- Ao perceber que os profissionais não possuem as habilidades capazes de atingirem os resultados da empresa, é necessário criar treinamentos para desenvolvê-los;
- Capacitar os colaboradores para assumirem novas responsabilidades, cargos, funções e lideranças;
- Criar um programa de treinamentos, workshops, novas formações acadêmicas e acompanhamento do colaborador para encaminhá-los às novas oportunidades internas em aberto.
Para ajudar o seu colaborador a desenvolver novas habilidades e adquirir mais conhecimento, o RH pode contar com a Allya, uma plataforma de bem-estar financeiro que ensina o funcionário a economizar em todas suas compras.
Aliás, com essa plataforma, é possível economizar com os gastos em educação, como cursos de idiomas, cursos técnicos, cursos acadêmicos, entre outros.
Agora que você sabe o que é upskilling e reskilling, então aproveite para indicar a Allya na sua empresa e estimular à volta aos estudos para a requalificação e qualificação dos seus colaboradores! Assine a nossa newsletter também!