Com tantas demandas e responsabilidades que precisam ser tomadas pelos profissionais de RH no dia a dia, o que pode ser feito para não sobrecarregar esse departamento tão importante na empresa?
Nós da Allya vamos contar quais ações e ferramentas podem facilitar a rotina de trabalho desse setor e evitar o Burnout. Confira!
Sobrecarga de trabalho dos profissionais de RH
A sobrecarga de trabalho dos profissionais de RH pode ser ocasionada por diversos fatores, como alto volume de trabalho, prazos curtos para a sua execução, falta de ferramentas tecnológicas, entre outros.
As consequências dessa sobrecarga de trabalho são prejudiciais à saúde do colaborador:
- dores físicas (nas costas e na cabeça);
- impaciência;
- desmotivação;
- distúrbios de sono;
- dificuldade em se concentrar ;
- improdutividade.
Consequentemente, essa exaustão por excesso de trabalho traz diversos malefícios para a empresa, como Clima Organizacional ruim, péssimos relacionamentos interpessoais, entregas com resultados insuficientes, entre outros.
Portanto, podemos concordar que a sobrecarga de trabalho dos profissionais de RH não faz bem nem para o colaborador, nem para a empresa.
Como descobrir se o setor de RH está sobrecarregado?
Os profissionais de RH precisam estar atentos aos sinais que demonstram o excesso de trabalho prejudicial à saúde dos funcionários e nos resultados da empresa. Saiba como identificá-los:
Exagero na comunicação
O excesso de comunicação, como reuniões repetitivas e longas, pode não trazer soluções rápidas para os problemas e baixar a produtividade da equipe.
Agenda desorganizada
Se o departamento de RH não apresentar uma agenda com fluxo de trabalho estratégico, a equipe pode não entender a ordem de prioridades e se sentir sobrecarregada com a desordem das tarefas.
Falta de ferramentas tecnológicas
A área de Recursos Humanos ainda parece viver na pré-história, com diversas planilhas, papelada, cadernos, entre outros recursos que não são automáticos e online.
O que fazer para evitar a sobrecarga de trabalho do RH?
Veja o que pode ser feito para evitar a sobrecarga de trabalho da área de Recursos Humanos da sua empresa.
1. Melhorar a comunicação interna
Monte um calendário semanal e mensal com as reuniões mais importantes e que realmente precisam ser feitas, sem muitas delongas.
Além disso, priorize as pautas de reuniões que são consideradas importantes para toda a equipe!
2. Organize a agenda
O RH é uma área estratégica e precisa de organização diária. Portanto, estruture a agenda com as demandas a serem realizadas, prazos justos e realistas, além da indicação correta do responsável por cada tarefa.
3. Utilize plataformas tecnológicas
Adeus, trabalho manual! O setor de Recursos Humanos precisa ser modernizado com as ferramentas tecnológicas criadas para facilitar o dia a dia dos profissionais de RH.
Para acabar com a busca manual de parcerias de descontos, por exemplo, essa área pode contar com a plataforma da Allya que oferece milhares de descontos aos colaboradores, sem a necessidade de o RH ir atrás e criar diversas planilhas.
4. Respeite o limite de cada profissional
Converse com os funcionários do seu setor para entender como estão as demandas de trabalho para descobrir se alguns estão sobrecarregados.
Dessa forma, o líder do departamento consegue melhorar a distribuição de demandas para não deixar ninguém com excesso de trabalho.
Os profissionais de RH da sua equipe reclamam de sobrecarga de trabalho e de realizarem funções cansativas? Então use a plataforma de parcerias da Allya para evitar a exaustão e o cansaço do seu time!