Apesar de ter muitos conteúdos sobre o que é gestão de Recursos Humanos, os tempos mudaram e o tema merece ser revisitado.
Afinal, o mundo corporativo se transforma a todo momento e, por isso, nós da Allya queremos manter vocês atualizados. Então continue a leitura e confira o que preparamos, logo abaixo!
O que é gestão de Recursos Humanos?
Com certeza, você estudou sobre o que é gestão de Recursos Humanos em algum momento da sua carreira, mas calma! Só queremos relembrar um pouquinho! 🙈
A gestão de RH, ou mais conhecida como gestão de pessoas, é um conjunto de habilidades, métodos e ações que buscam desenvolver e potencializar os profissionais dentro da empresa.
Além disso, esse método gerencia melhor o comportamento humano e cria incentivos para aproveitar os diferentes talentos da empresa.
Um resumão: a gestão de RH cria um conjunto de estratégias capaz de desenvolver os profissionais e mantê-los motivados e satisfeitos.
Quais são os objetivos da gestão de Recursos Humanos?
O principal objetivo da gestão de RH é promover o bem-estar do funcionário e criar um ambiente corporativo saudável.
Para isso, as empresas podem contar com uma metodologia de gestão de pessoas através de 5 pilares. São eles:
1. Primeiro pilar: motivação
O primeiro ponto da gestão é a motivação, afinal, é ela quem vai levar os funcionários a darem o melhor de si para a empresa.
Para gerar motivação, o RH pode criar diversos estímulos:
- financeiro;
- plano de carreira;
- home office;
- bônus;
- benefícios corporativos;
- entre outros meios.
2. Segundo pilar: comunicação
Após a motivação, vem a comunicação! Sem ela, os colaboradores e a empresa não conseguem gerar resultados.
Por isso, é importante que o RH abra o diálogo, seja claro ao passar informações e ofereça feedbacks para os profissionais trilharem o caminho certo.
3. Terceiro pilar: trabalho em equipe
Vamos timeeee! Sem dúvida, saber trabalhar em equipe é fundamental para ter sucesso na gestão de pessoas dentro da empresa. 💪
O espírito colaborativo e o senso de que todos têm um objetivo em comum precisam ser estimulados pelo RH, que pode criar ações que desenvolvam afinidade entre as equipes, como happy hours, festa de final de ano e outros tipos de confraternização.
4. Quarto pilar: conhecimento e competência
Conhecimento nunca é pouco, né? Uma forma de desenvolver os profissionais da empresa é por meio da oferta de conhecimento.
Dessa forma, o colaborador ganha competências e as desenvolve melhor. Uma boa maneira de incentivar os estudos é pela oferta de benefícios corporativos.
O benefício da Allya oferece descontos em diversos cursos de idiomas, graduação, pós-graduação, entre outros. Fica a dica! 😉
5. Quinto pilar: treinamento e desenvolvimento
Para ganhar precisa treinar, não é mesmo? Então é hora de identificar o que impede o crescimento dos funcionários e iniciar o treinamento para alcançarem os seus potenciais.
Abra a mente! Esse treinamento, para desenvolver mais os profissionais, pode ser desde um software até um workshop, por exemplo.
Qual é a importância da gestão de Recursos Humanos?
Bom, se depois de passar sobre esses pilares da gestão de RH você ainda tem dúvidas sobre essas práticas, então nosso trabalho de te convencer ainda não terminou!
Além disso, importante ressaltar que a falta de gestão de pessoas nas empresas pode ocasionar desmotivação, insatisfação e, consequentemente, perda da produtividade e alto nível de turnover.
Era o tempo que um simples bônus financeiro motivava as pessoas, hoje em dia, o bem-estar dos funcionários é o principal fator para ter sucesso na gestão de pessoas.
Então já sabe, né? Invista em um RH mais humanizado para promover o bem-estar, criar um ótimo clima organizacional e, consequentemente, trazer resultados para a empresa.
Esperamos que você tenha gostado de relembrar um pouquinho sobre o que é gestão de Recursos Humanos e como aprimorar essas estratégias nos tempos atuais!