Como sair do endividamento e melhorar suas finanças?

Como se livrar do endividamento e conquistar a tão sonhada segurança financeira? Sem dúvidas, o primeiro passo é sanar as dívidas para começar a investir seu dinheiro. Mas como conseguir essa realização financeira? Nós da Allya vamos dar as melhores dicas para quem está nessa missão!

Como sair do endividamento?

Cerca de 66,5% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgadas em janeiro de 2021.

Portanto, muitos brasileiros precisam de ajuda para se livrarem das dívidas, inclusive os funcionários de muitas empresas.

Sendo assim, é dever das instituições passarem dicas e oferecerem incentivos para melhorar o bem-estar financeiro dos profissionais, como o programa de Educação Financeira e benefícios financeiros, por exemplo.

Dicas para se livrar das dívidas (de uma vez por todas)

Veja as dicas indicadas pela Allya para quem deseja sair do endividamento e pretende, futuramente, iniciar no mundo dos investimentos.

1. Entenda o valor das dívidas

Se as suas dívidas viraram uma bola de neve, então o primeiro passo é descobrir qual o tamanho da dívida para começar a organizar a casa.

2. Aprenda sobre educação financeira

Um programa de Educação Financeira oferece conhecimento sobre finanças pessoais e pode ajudar quem está tentando se livrar do endividamento. 

As empresas podem oferecer esse programa para ajudar o funcionário a conquistar o bem-estar financeiro e começar a investir.

3. Organize as despesas pessoais

Passe a organizar melhor suas despesas pessoais para descobrir como pagar seus gastos fixos mensais e suas dívidas com o dinheiro que sobrar.

4. Renegocie suas dívidas

Comece a pagar as dívidas que têm os maiores juros. Portanto, faça negociações com as empresas onde adquiriu dívidas ou com instituições específicas para essa finalidade, como Serasa e SPC.

5. Faça um planejamento financeiro

Monte um planejamento estratégico para quitar todas as dívidas, pagar as despesas mensais e começar a guardar dinheiro.

6. Economize nos gastos

Corte os gastos desnecessários e compre tudo o que puder com descontos. O aplicativo da Allya é o mais indicado para isso, já que oferece descontos em diversas categorias básicas, como compras em mercados, farmácias, conta de luz e muito mais.

7. Crie metas

Agora é preciso criar metas financeiras, como começar a investir o seu dinheiro. Assim, você terá um foco para se manter firme e alcançar seu objetivo.

8. Crie uma reserva de emergência

Quem quer sair do endividamento e não quer mais que essa situação se repita, o ideal é criar uma reserva de emergência.

Esse valor poupado é destinado para emergências e situações inesperadas. É indicado que essa reserva tenha um valor para se manter entre 6 a 12 meses.

O investimento a longo prazo é uma ótima forma de criar uma boa reserva de emergência para ter mais segurança financeira no futuro. 

9. Crie o hábito de investir parte dos seus ganhos

Entenda o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo) e faça os investimentos indicados para ele.

Procure criar o hábito de investir parte do seu salário, sem comprometer a parte indicada para o pagamento das despesas básicas e reserva de emergência. 

Gostou das dicas? A empresa pode ajudar o colaborador que pretende sair do endividamento e começar a investir! Ajude nessa missão!

Posts Recentes
Categorias
Amanda Miquelino
Amanda Miquelino
Jornalista, apaixonada pelo SEO e pelo Marketing Digital. Estou desvendando o mundo do RH para encontrar os melhores benefícios corporativos que promovam o bem-estar aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *