No último evento promovido pela Allya, uma das palestras abordou a importância do bem-estar emocional dos colaboradores.
Camila Zoner, Sr. Account Manager da Zenklub, empresa de benefício de saúde mental, foi a palestrante que relacionou esse tema tão fundamental com a Cultura Organizacional e as gerações de colaboradores. Saiba mais a seguir!
O bem-estar emocional e a Cultura Organizacional
Camila Zoner iniciou a palestra ressaltando que é impossível que as empresas olhem para a Cultura Organizacional sem olharem para o bem-estar emocional dos funcionários.
A palestrante lembrou que a OMS (Organização Mundial da Saúde) já vinha alertando que a saúde emocional seria um tema indispensável em 2020. Porém, a pandemia adiantou essa questão e trouxe ainda mais foco nesse assunto, principalmente dentro das empresas.
A Sr. Account Manager da Zenklub reforçou o que é Cultura Organizacional, tema do evento: “Quando nos referimos a um conjunto de valores, crenças, políticas internas, políticas externas em uma empresa e sobre o colaborador”.
As diferentes gerações na empresa
Zoner também lembrou que as empresas são feitas por pessoas, portanto, o mercado de trabalho é um organismo muito vivo, que vem mudando muito conforme os últimos anos: “O mercado de trabalho há alguns anos era completamente diferente do mercado de trabalho atual”.
Por isso, Camila informa que é muito importante que as empresas entendam as diferenças entre cada uma das gerações e o público que estão falando.
Ela citou o livro “Capitalismo Consciente” para falar que cada vez mais as empresas estão repensando o seu papel como instituição dentro da sociedade: “Não é mais apenas sobre o lucro, mas como as empresas podem lucrar ajudando a sociedade e apoiando o desenvolvimento dos colaboradores. Além de zelar pelo bem-estar de todos e como podemos construir uma relação de confiança nesse sistema para que todos saiam ganhando”, indica.
A Cultura Organizacional é o elemento-chave para conseguir ter esse tipo de transformação e para ser um agente de mudança na empresa, segundo Camila.
Como cuidar da saúde emocional dos colaboradores?
Para finalizar, Zoner comentou a experiência na ZenKlub, que atende grandes empresas, e como está sendo interessante acompanhar a mudança em relação à saúde emocional em empresa.
“Cada uma tem seu momento, existem empresas que estão um pouco mais tímidas ainda e tentando entender, mas já vemos empresas que estão se dedicando cada vez mais com a saúde mental do colaborador”, conta Camila.
A principal dica para as empresas que estão começando a cuidar do bem-estar emocional dos funcionários é: “o trabalho não é fácil, é árduo e requer dedicação diária e por um longo período, tanto por parte do RH, como por parte das lideranças”, avisa Zoner.
Durante a palestra, Camila contou que a Zenklub teve um aumento de chamados das empresas pedindo ajuda sobre o que elas podem fazer em relação à saúde emocional do colaborador.
Além disso, surgiram algumas solicitações do RH, principalmente com relação à visão que todos da empresa tem sobre esse setor: em resolver todos os problemas da companhia.
Mas Camila alerta: “Esse processo demora um tempo e requer uma certa maturidade e o RH é um grande protagonista, que precisa comprar essa ideia. Mas não adianta apenas o líder falar alguma coisa, o líder precisa também dar o exemplo e fazer na prática”, finaliza.
Assista ao vídeo completo do evento:
O que a sua empresa está fazendo em relação ao bem-estar emocional dos funcionários? Pense a respeito sobre esse tema e procure empresas como a Zenklub e a Allya que oferecem benefícios de bem-estar aos seus colaboradores!