Sabemos que a autoestima é uma característica indispensável para o bem-estar e o sucesso pessoal. No entanto, poucas pessoas sabem como essa valorização também é necessária para a vida profissional. Por isso, nós da Allya contaremos como melhorar a autoestima dos funcionários. Confira abaixo!
O que é autoestima?
O significado da palavra autoestima é um apreço ou valorização que uma pessoa distribui a si própria, se permitindo ter mais confiança nos próprios atos e pensamentos.
Sem dúvidas, ter autoestima é ótimo para o nosso bem-estar, saúde e realização pessoal e profissional. Aliás, a falta dela pode ser prejudicial. Continue a leitura a seguir!
Afinal, se sentir bem com a sua saúde física e saúde mental nos torna mais resistentes aos problemas ao entorno, podendo nos recuperar mais rápido quando tem algum obstáculo físico ou emocional.
Autoestima dos funcionários
Quando uma pessoa possui a autoestima elevada, elas se tornam mais motivadas e, consequentemente, produzem mais e melhor na vida pessoal e profissional.
Sendo assim, as empresas precisam valorizar a autoestima dos seus colaboradores para que todos se sintam bem com o próprio corpo e com a mente.
Inclusive, o contrário, ter profissionais com baixa autoestima pode trazer problemas, como:
- dificuldades ao tomar decisões;
- pessimismo em relação com o futuro;
- tédio e procrastinação das atividades (Síndrome de Boreout);
- medo de se desafiar e de começar algo novo;
- irritabilidade e incapacidade de se relacionar bem com os colegas.
Como melhorar a autoestima dos trabalhadores?
Para evitar a baixa autoestima dos funcionários, abaixo, algumas dicas para valorizar os colaboradores:
1. Oferecer benefícios que aumentem o bem-estar
Uma das formas de melhorar a autoestima dos colaboradores é oferecer benefícios que valorizem o bem-estar físico, mental, financeiro e social dos trabalhadores.
Por exemplo, o benefício de bem-estar financeiro da Allya oferece milhares de descontos que podem elevar a autoestima física e mental:
- academias;
- salões de beleza;
- spas;
- terapia online;
- entre outros.
2. Reconhecer o trabalho dos profissionais
Dar feedbacks construtivos e reconhecer o trabalho dos profissionais ajuda a reforçar a confiança dos colaboradores em suas habilidades e contribuições. Sendo assim, faça esse exercício de feedback sempre que possível!
3. Reforçar as habilidades e ensinar novas skills
Procure reforçar as habilidades dos seus profissionais para que todos se sintam motivados a realizar o que eles fazem de melhor. Além disso, ensine habilidades novas e ofereça oportunidades de aprendizado para todos se sentirem mais capazes e confiantes.
4. Incentivar a tomada de decisões
Os trabalhos mais flexíveis pedem que as decisões sejam tomadas por todos os colaboradores. Sendo assim, ofereça oportunidades para que os funcionários assumam responsabilidades e tomem decisões.
5. Cuide do clima e cultura corporativa
Procure melhorar os indicadores da empresa como o clima e a cultura organizacional. Assim, o setor de Recursos Humanos consegue manter uma atmosfera de trabalho positiva e respeitosa, valorizando e aumentando a autoestima dos profissionais.
6. Dê suporte e orientação
Oferecer suporte e orientação quando os colaboradores enfrentarem desafios ou obstáculos é obrigação dos gestores das equipes. Afinal, isso pode ajudar a aumentar a confiança e a autoestima dos funcionários e ajudar a sentirem mais capazes de superar os obstáculos.
Agora que você sabe a importância de valorizar a autoestima dos profissionais, conte com a Allya para cuidar do bem-estar mental, físico, financeiro e social dos colaboradores! Assine também a nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse no seu e-mail!