Já ouviu falar sobre os funcionários influenciadores? Essa nova tendência no mercado de trabalho, também chamada de Employee Advocacy, é uma estratégia que pode ser implementada nas empresas.
Por isso, nós da Allya contaremos tudo sobre essa novidade que reconhece positivamente a imagem da organização. Veja a seguir!
O que são funcionários influenciadores?
Os funcionários influenciadores são aqueles colaboradores ativos nas redes sociais, que usam destes canais para defender a marca empregadora, falar dos benefícios e das boas práticas da empresa.
Essa prática pode surgir espontaneamente por parte do profissional, que deseja reconhecer a empresa que garante um ótimo ambiente de trabalho.
No entanto, as empresas podem criar estratégias que gerem impulsionamento de sua imagem pelos trabalhadores, mostrando sua reputação para o público em geral
Dicas para conquistar colaboradores influencers
O estudo Edelman Trust Barometer, revelou que os conteúdos compartilhados pelos colaboradores podem receber até 8 vezes mais engajamento em relação aos canais oficiais da marca. A dúvida é: como conseguir essa participação ativa dos funcionários?
Abaixo, listamos as melhores dicas para o setor de Recursos Humanos criar um projeto de trabalhadores influenciadores para a empresa. Confira:
1. Faça um diagnóstico entre os colaboradores
Faça uma pesquisa de satisfação entre os funcionários para identificar quais são os potenciais influenciadores dentro da organização.
2. Monte um Programa de Embaixadores da marca
Uma das principais tendências para aderir é a criação de um Programa de Embaixadores da marca, selecionando os colaboradores para serem a “cara” da empresa. Assim, esses profissionais podem disseminar os valores da companhia durante o tempo que estiverem participando do projeto.
3. Busque formas de incentivar os profissionais
Existem diversas maneiras de engajar os trabalhadores, sem necessariamente fazer uma remuneração financeira, como benefícios diferenciados que impactam a vida dos profissionais e seus familiares.
A Allya, por exemplo, é um benefício corporativo que entrega uma plataforma de bem-estar financeiro com milhares de descontos para serem usados pelo colaborador e integrantes da sua família.
4. Reconheça os seus funcionários
É fundamental reconhecer os colaboradores por meio de feedbacks em reuniões e pelas ferramentas de reconhecimento, inclusive nas redes sociais corporativas.
5. Crie uma comunicação interna efetiva
Implemente uma comunicação interna efetiva, que entregue as novidades da empresa e os incentivos para os colaboradores. Isso ajuda a engajar o compartilhamento dessas notícias pelos funcionários nas redes sociais. Além disso, também é essencial saber como apresentar os benefícios corporativos!
Benefícios de ter colaboradores influencers
Os funcionários influenciadores entregam diversos benefícios para a empresa. Saiba quais são eles, a seguir:
- baixo orçamento;
- aumenta a exposição da marca;
- divulga a marca empregadora de forma positiva (employer branding);
- mais chances de atrair novos talentos;
- melhora do desempenho dos colaboradores por meio do senso de comunidade;
- melhora o clima corporativo;
- pode ajudar a empresa economizar com ações de marketing;
- pode ajudar a diminuir o índice de turnover;
A sua empresa ainda não possui funcionários influenciadores? Então conte com a Allya para oferecer um benefício eficiente aos colaboradores! Afinal, os incentivos podem te ajudar a conquistar digitais influencers na empresa. Assine a nossa newsletter!