O termo “cringe” se tornou popular há alguns meses na internet e, desde então, está sendo usado para designar o que é ultrapassado ou que saiu de moda. Pensando nisso, nós da Allya fomos atrás das possíveis ações do RH que podem ser consideradas arcaicas ou cafonas (termo cringe hehe), segundo os profissionais recém-chegados no mercado de trabalho. Saiba mais!
Como surgiu o termo cringe?
Antes de tudo, vamos atualizar você sobre como surgiu o termo cringe, caso não tenha visto esse assunto na internet.
Tudo começou no Twitter, quando a blogueira Carol Tchulim perguntou aos jovens da geração Z (pessoas com até 24 anos) o que eles consideravam cringe.
As respostas foram variadas e inusitadas, como tomar café da manhã, pagar boletos, ser fã da saga Harry Potter, entre outras.
O termo “cringe” logo se tornou alvo de questionamentos sobre o seu significado. Na verdade, essa palavra inglesa pode ser traduzida como “vergonha alheia” ou “mico“.
O que pode ser cringe no RH?
Pesquisamos na internet o que pode ser considerado cringe nas ações do setor de Recursos Humanos, segundo os membros da nova geração. Confira os resultados:
1. Solicitar currículo impresso
Sério que ainda existe isso? Antigamente, era comum a área de seleção de recrutamento e seleção do RH solicitar o currículo impresso do candidato.
Hoje em dia, não é mais necessário levar o currículo porque ele pode ser enviado por e-mail ou pelo perfil do LinkedIn, que ajuda os recrutadores a checarem as informações com mais facilidade na internet.
2. Não permitir home office
Empresas que possuem atividades que poderiam ser realizadas em casa podem permitir a realização do home office.
Caso contrário, as companhias que ainda não aderiram ao trabalho remoto podem ser consideradas atrasadas pelos jovens da geração Z.
3. Não oferecer benefícios flexíveis
Os jovens profissionais são rápidos, inovadores e adoram as tecnologias. Se a sua empresa ainda não oferece benefícios flexíveis e inteligentes, então seu RH pode ser considerado cringe.
Esses novos colaboradores desejam liberdade na hora de usar seus benefícios e gostam quando eles estão ligados com a tecnologia.
Por isso, o aplicativo de descontos em diversos tipos de compras da Allya é uma ótima opção para essa geração, já que é democrático e agrada a todos.
4. Não ter diversidade na empresa
Os jovens acham cringe as empresas que não exploram a diversidade e não possuem um quadro diverso de funcionários.
Portanto, crie políticas de inclusão de gênero e raça nos processos seletivos para tornar um ambiente mais acolhedor e representativo.
5. Não cuidar do bem-estar dos colaboradores
Apesar de ter aumentado a discussão sobre bem-estar nas empresas, ainda está muito longe do esperado.
As instituições que não cuidarem do bem-estar mental, físico, financeiro e social dos seus funcionários, não serão escolhidas por essa nova geração.
6. Ter muitas etapas no processo seletivo
Por ser considerada uma geração imediatista e agitada, os jovens profissionais não curtem processos seletivos muito longos.
Procure criar as vagas com etapas mais curtas e objetivas para não perder esses novos trabalhadores.
E aí, quais dessas ações de RH, que são consideradas cringe pela geração Z, ainda são realizadas na sua empresa? Procure se adaptar às mudanças e torne sua empresa mais diversa, inovadora e inclusiva!