Todos os anos, no dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher no Brasil e em diversos países. Essa data tão importante incentiva os debates, suas lutas e o bem-estar da mulher que, infelizmente, ainda estão em desigualdade em relação aos homens em muitas situações.
Por isso, nós falaremos sobre a importância do bem-estar da mulher no trabalho. Confira a seguir!
O que é o bem-estar da mulher?
O bem-estar da mulher está relacionado aos fatores que promovem a qualidade de vida em todos os campos pessoais e profissionais. Além disso, esse estado está relacionado com todos os tipos de bem-estar: físico, mental, financeiro e social.
No entanto, fatores externos, principalmente no trabalho, podem abaixar o nível de bem-estar da mulher. Saiba mais abaixo!
Bem-estar da mulher no trabalho
Manas, embora os tempos atuais estejam melhores que antigamente, infelizmente, ainda existem muitas desigualdades e preconceitos em relação à mulher no ambiente de trabalho.
Porém, existem iniciativas que devem ser tomadas dentro das empresas para acabar com esses problemas que impactam o bem-estar da mulher.
Afinal, muitas trabalhadoras têm dupla jornada, ou seja, além do trabalho remunerado, ainda apresentam obrigações domésticas em casa e com a família. Segundo o IBGE, as mulheres dedicam 10,4 horas por semana a mais que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas. Assustador, né? 😱
Sendo assim, é comum que muitas mulheres se sintam exaustas, sobrecarregadas, com alto nível de estresse e aumento da irritação.
Sem dúvida, a sobrecarga de trabalho extra e as desigualdades no trabalho impactam a saúde e o bem-estar feminino.
A mulher no mercado de trabalho
Sabemos que existem muitas mulheres qualificadas impactando o mercado de trabalho e se tornando referência em suas áreas. 👏
Mas, ainda não estamos no melhor cenário, já que um estudo do Conselho Nacional de Previdência (CNP) mostrou que as mulheres recebem 30% a menos que os homens no mercado de trabalho formal.
Portanto, medidas devem ser tomadas para mudar esse cenário.
O que as empresas podem fazer pelo bem-estar da mulher?
Todo esse cenário desigual recai na saúde e na qualidade de vida de milhões de trabalhadoras que lutam diariamente no mercado de trabalho.
Sendo assim, existe uma dívida a ser paga e as empresas podem tomar algumas medidas para melhorar o bem-estar das mulheres. Veja o que pode ser feito:
Promova o bem-estar físico
Ofereça benefícios que disponibilizam descontos em diversas academias pelo Brasil para as funcionárias encontrarem o local mais próximo e cuidarem da saúde física.
Estimule o bem-estar mental
Disponibilize programas de saúde mental que ofereçam terapia online ou presencial para as colaboradoras lidarem com seus sentimentos.
Ofereça bem-estar financeiro
Os problemas relacionados ao dinheiro podem atrapalhar a concentração e a produtividade, então disponibilize um benefício de plataforma de descontos para as mulheres utilizarem nos gastos diários e economizarem seus salários.
Incentive o bem-estar social
O bem-estar social está relacionado à interação e engajamento entre as pessoas. Portanto, nesse contexto, incentive a harmonia, interação e colaboração entre as mulheres e com todos no ambiente corporativo.
Como vimos, as empresas podem ajudar a melhorar o bem-estar da mulher! E você sabe que pode contar com a ajuda da Allya, né? Então, solicite uma demonstração agora mesmo e faça com que as mulheres se sintam valorizadas em seu trabalho. #GirlPower 💖👊🌹